Rumo leva trecho de 1,5 mil quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, pagando R$ 2,7 bilhões de lance


A Rumo, do grupo Cosan, acaba de levar o leilão do trecho de 1,5 mil quilômetros da Ferrovia Norte-Sul. O lance foi de R$ 2,719 bilhões – ágio de 100,92%.

O trecho leiloado vai de Porto Nacional, no Tocantins, a Estrela d’Oeste, em São Paulo. A concessão tem prazo de 30 anos.

Na semana passada, o consórcio liderado pela Raízen – também do grupo Cosan de Rubens Ometto – arrematou quatro terminais portuários ofertados pelo governo: três deles na Paraíba e um em Vitória. Não houve concorrentes.

8 comentários:

  1. Sera que o governo do RS e deputados não vêem que o caminho do RS sair do buraco é privatizar tudo. Fazer isto logo antes que outros estados o façam e acabe diminuindo o fluxo de compras. Espera muito perde o trem de novo.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero voltar viajar de trens pelo Brasil, é pedir demais?

    ResponderExcluir
  3. Essa é aquela ferrovia que começou com o Sarney e não terminou até hoje?

    ResponderExcluir
  4. Aqui no estado essa Rumo para contratar cargas na maioria das vezes faltam vagões, cooperativas do Noroeste do estado com malha férrea queriam transportar soja para Rio Grande não havia vagões suficientes para carregar, e depois mudaram e desativaram os terminais que eram dentro das cooperativas.

    Virou um grande monopólio desativando e fazendo o que bem querem com a estrada. Esse modelo é prejudicial ao transporte. A tendência com essa Rumo é piorar, porque não tem locomotivas e vagões para atender a demanda.

    ResponderExcluir
  5. Aqui no estado essa Rumo para contratar cargas na maioria das vezes faltam vagões, cooperativas do Noroeste do estado com malha férrea queriam transportar soja para Rio Grande não havia vagões suficientes para carregar, e depois mudaram e desativaram os terminais que eram dentro das cooperativas.

    Virou um grande monopólio desativando e fazendo o que bem querem com a estrada. Esse modelo é prejudicial ao transporte. A tendência com essa Rumo é piorar, porque não tem locomotivas e vagões para atender a demanda.

    ResponderExcluir
  6. Tem coisas que mesmo doando o governo sai no lucro pois na mão dos políticos só dão prejuízo. Talvez este seja o caso desta ferrovia. Do ponto de vista financeiro um péssimo negocio pois arrecadou menos de três bilhões por uma ferrovia(metade dela) em que já investiu 17 bilhões de dinheiro publico. Ao menos é menos políticos colocando apadrinhados.

    ResponderExcluir
  7. Precisamos urgentemente abrir estradas de ferro no RS e acabar com o monopólio do transporte de cargas.

    ResponderExcluir
  8. "Anônimo disse...
    Tem coisas que mesmo doando o governo sai no lucro pois na mão dos políticos só dão prejuízo. Talvez este seja o caso desta ferrovia. Do ponto de vista financeiro um péssimo negocio pois arrecadou menos de três bilhões por uma ferrovia(metade dela) em que já investiu 17 bilhões de dinheiro publico. Ao menos é menos políticos colocando apadrinhados.

    28 de março de 2019 18:38"

    Justamente por isso que tem que privatizar! 17BI e não fizeram nada direito. Quanto desse valor REALMENTE foi pra obra? 30%? Acho que é até muito.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/