Construção de corvetas para a Marinha reativa indústria naval de Santa Catarina


Chorando menos do que os gaúchos e trabalhando mais, os estaleiros de Santa Catarina conseguem novas encomendas. A mais recente, desta semana, é o contrato para construção de corvetas para a Marinha. Isto vai reativar indústria naval em Santa Catarina.

Ao lado, o Estaleiro Oceana.

A newsletter da revista de negócios Amanhã, conta que embarcações com tecnologia alemã serão produzidas no Estaleiro Oceana, em Itajaí, pelo Consórcio Águas Azuis.

Leia mais:

O Consórcio Águas Azuis, formado pela Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech, subsidiária do Grupo Embraer, foi selecionado pela Marinha do Brasil para a construção de quatro navios de defesa no Programa CCT – Corvetas Classe Tamandaré como concorrente preferencial. Pela proposta selecionada pela Marinha, os navios serão entregues entre 2024 e 2028. As embarcações terão tecnologia da empresa alemã TKMS. 

O Estaleiro Oceana atuará como construtor contratado pelo consórcio, bem como receptor de transferência de tecnologia (ToT) relacionada ao projeto. Localizado em Itajaí (SC), o estaleiro faz parte do Grupo CBO, empresa com mais de 30 anos de experiência em construção naval e operação marítima offshore. 

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes.

26 comentários:

  1. Na chamada para este projeto não apareceu ninguém do RS,,,

    ResponderExcluir
  2. E nos aqui chorando no estado diferente!

    Ninguém percebeu a oportunidade de negocio?

    ResponderExcluir
  3. SC ha muito tempo deixou de ser aquele estado de economia modesta...

    pode não ter os maiores números, mas talvez tenha os melhores, levando-se em conta a proporcionalidade, que conjuga ordem com desenvolvimento...

    maior nem sempre significa ser o melhor...

    ResponderExcluir
  4. Quando tivermos um super Porto privado no Litoral Norte gaúcho, aí quem vai acabar chorando serão os catarinas, pois quase metade do que é exportado por lá são produtos oriundos do RS, eu acho que vão ter até de fechar alguns portos lá por falta de mercadorias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu "acha"??? Pois não tem condição de portos profundos no litoral norte, rapaz. A Argentina também não tem portos profundos ao norte de Baia Blanca. A briga dos Kirschner com o comunista uruguaio Mujica foi exatamente por isso. Toda exportação marítima Argentina é obrigada a transbordar no Porto de Montevidéu.

      Excluir
    2. Não tem como construir Porto no litoral norte gaúcho. Mar aberto. Teria que construir diques de contenção de marés e ressacas caros. Teria que dragar pra fazer o calado. Esqueça e chore gaúcho ufanista.

      Excluir
  5. Ao anônimo das 17:42... A inveja mata, além de estar muito mal informado ...

    ResponderExcluir
  6. isto na minha linda e bela Sta.Catarina, desevolvida também

    ResponderExcluir
  7. polibio, no de 1998 meus pais que são uruguaios enlouqueceram de entrar de sócios numa farmacia na regiao de Pelotas, minha mãe quis fazer algumas reformas no predio e o que mais os apavorou foi a incapacidade de conseguir uma equipe que conseguisse fazer uma reforma adequada, até a arquiteta contratada não sabia resolver o problema, por fim depois de tanto aborrecimento, inclusive constatando de pedreiros fazendos porcaria

    ResponderExcluir
  8. Santa Catarina nunca foi "governada" pelo PT... ICM muito menor. Seguranca mais eficiente. BMW também foi pra lá. Tenho dois filhos na iniciativa privada, foram pra lá. Aqui, especialmente na fronteira, não tem oportunidades para jovens, apenas insegurança e criminalidade

    ResponderExcluir
  9. É que os catarinenses NÃO tiveram as epidemias petistas que os "los gauchos" se orgulham ....

    ResponderExcluir
  10. Ótimo talvez agora parem de roubar o atum da costa gaúcha

    ResponderExcluir
  11. RS o Estado sindical e estatal. Depois reclamam.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns aos catarinenses! Enquanto isso, nós, do estado mais socialista do país, só nos resta o choro. Quem manda gostar tanto de esquerda? Ta aí o resultado. Quem manda gostar tanto de estatais? Depois ainda tem gente que estufa o peito pra querer se separar do Brasil. Pra que? Pra quebrar de vez e voltar com o pires na mão?

    Aos separatistas, separar o sul do país seria um péssimo negócio para os paranaenses e catarinenses, tendo em vista a bucha de canhão que está o nosso RS.

    ResponderExcluir
  13. Os PETRALHAS iluminados ACABARAM COM O RIO GRANDE DO SUL...

    ResponderExcluir
  14. PARABENS AO MEU ESTADO, SANTA CATARINA MINHA TERRINHA ABENÇOADA ,

    ResponderExcluir
  15. amigos mas é bem verdade o PT nunca se criou aqui no meu estado de S.Catarina

    ResponderExcluir
  16. Catarinas 70/100 do território colonizado por gaúcho, e expandindo, falta os vales dos alemães mas já tem gaúcho la tbm a meta é tomar todo o território.

    ResponderExcluir
  17. O porto de Rio Grande ainda tem muitas áreas disponíveis para novos e modernos terminais marítimos e também possui excelentes áreas para ocupação por empresas no seu retroporto e Distrito Industrial. É um porto natural, com águas profundas, sem qualquer necessidade de gastos astronômicos como os exigidos para um novo porto no litoral norte ou próximo ao Chuí.

    ResponderExcluir
  18. "Não tem como construir Porto no litoral norte gaúcho. Mar aberto. Teria que construir diques de contenção de marés e ressacas caros. Teria que dragar pra fazer o calado. Esqueça e chore gaúcho ufanista".


    Pois então assim será. Já tem projeto e tudo, local escolhido e só falta aprovação. É um porto que estará perto da MAIOR região metropolitana do Sul (grande POA) com suas conceituadas Universidades públicas e privadas e grandes centros de pesquisa/inovação; e perto também da Serra Gaúcha, região mais industrializada e turística da região Sul, com seus mega eventos e mega indústrias.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pista ampliada do aeroporto e o metrô subterrâneo de Porto Alegre estão aí para provar que você está certo. kkkkk É lorota de político. Projeto economicamente inviável, pode falar com qualquer um da ANTAQ.

      Excluir
  19. É que os catarinenses NÃO tiveram as epidemias petistas que os "los gauchos" se orgulham ...


    UM único gaúcho vale por 10 catarinenses. Ponha na balança as contribuições históricas dos gaúchos e depois de SC e aí vê quem pesou mais na história do Brasil. Quem mais inovou, quem mais criou e quem é mais importante na história do país. No mais, o mundo dá voltas, se o RS continuar melhorando e investir pesado na infraestrutura, o estado de SC voltará a ser apenas um risco no mapa do país.

    ResponderExcluir
  20. ATEÇÃO ATENÇAÕ Sr empresário gaúchos venha investir aqui no meu Paraná, encontrarão o melhor ambiente para negócios no Brasil não tem igual, faça como as maiores epresas

    ResponderExcluir
  21. Historicamente a industria naval brasileira não tem competitividade, pelo alto custo de produção e a caríssima mão de obra de baixa qualificação.

    josé oliveira cxs

    ResponderExcluir
  22. Aos separatistas, separar o sul do país seria um péssimo negócio para os paranaenses e catarinenses, tendo em vista a bucha de canhão que está o nosso RS.


    O RS é o estado mais rico e industrializado do Sul, conta com as melhores Universidades e centros de pesquisa/tecnologia, é o que mais arrecada e o que tem o clima mais propício pra grandes culturas agrícolas.

    Vcs acham mesmo que os gaúchos precisam dos colonos catarinenses ou de alguma coisa do estado vizinho? eu acho que é bem o contrário: tirem os turistas gaúchos do litoral catarinense, os empresários gaúchos de lá e escoem a produção gaúcha por outros portos que não os de SC, para verem o que acontece!

    ResponderExcluir
  23. E... Floripa a ilha da magia SEM porto.... heim...??? E, a droga dos ônibus... ??? Santa-mariense morando aqui, mas adoro um foguinho... KKKKKK

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/