Artigo, Omarson Costa, Flipboard - O fim da TV como conhecemos está próximo; O que isso significa para os negócios?

Três grandes fenômenos em curso irão mudar completamente o negócio da televisão. A 'Netflixazação' é apenas um deles.

Na década de 20, o tempo médio de vida de uma grande empresa era de 90 anos. A partir de 1950, a expectativa caiu para 60 anos. Hoje, em tempos de startups e disrupção digital, a sobrevivência está em uma taxa adolescente de apenas 17 anos.

Assim como a inovação radical advinda da digitalização dos negócios vem atingindo todos os setores que conhecemos, do transporte ao delivery de comida, dos bancos ao agronegócio, do varejo à indústria, o mercado de entretenimento também não será (já não está sendo) poupado. E isso inclui sua TV.

Para ser mais preciso, três grandes fenômenos já em curso irão mudar completamente o negócio da televisão: a chegada do 5G; o movimento das empresas OTTs (Over the Top), com especial atenção aos OTTs de esportes e a mídia programática. Vamos destrinchá-los.

Que venha o 5G.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

20 comentários:

  1. não vejo a hora disso acontecer...

    infelizmente essa mídia carcomida ainda tem alguma bala na agulha pra se aguentar por alguns anos...

    mas se der 8 anos de Bolsonaro, ai é o fim pra essa gente...

    4 anos de torneirinha de dinheiro publico fechada eles ainda aguentam...

    ResponderExcluir
  2. dos jornais da ate pena...

    de mentirinha, claro...

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde !
    Sei que o sr trabalha para Lício Maciel no blog dele e eu gostaria de saber o email do coronel Licio , pois sou eleitora do Bolsonaro e gostaria de trocar opiniões com ele sobre o atual governo, sendo estas de natureza confidencial.
    Muito obrigada !

    ResponderExcluir
  4. Me lembro que disseram que com a TV digital a gente poderia escolher o que assistir num mesmo canal, ou até assistir em outro momento...cadê? Continua a mesma coisa. Na verdade não assisto TV aberta, procuro tudo na internet, há mais de quatro anos, cancelei até a SKY, custo beneficio muito baixo.

    ResponderExcluir
  5. E as reuniões de pauta? Quem decidirá o quê será publicado? Com qual viés?
    Só que não hehehe.

    ResponderExcluir
  6. Do Lixo Analógico para o Lixo Digital...!!!

    ResponderExcluir
  7. Muitos anos fui leitor da ZH e essa direcionava minha vida. Hoje não a leio mais ( nem de graça ), não assisto TV, e busco me informar nos diversos meios de comunicação de máxima confiabilidade, que existem vários. Ninguém mais direciona a minha vida, somente eu. Maturidade coletiva foi o que levou o povo na escolha do atual Presidente da Republica Jair Bolsonaro. Brasil acima de tudo! Deus acima de todos! É o que o povo escolheu como Democracia.

    ResponderExcluir
  8. A TV como está.. . Trazendo tudo que é lixo para dentro dos lares, enfiando as notícias do jeito " deles" goela abaixo, produzindo sub celebridades sem conteúdo e com msgs duvidosas e muuuito chata. .já vai tarde.

    ResponderExcluir
  9. LULA SOLTO PELO STF: GENERAIS NO PODER DEVEM COLOCAR AS BARBAS DE MOLHO. SE LULA FOR SOLTO, ACABOU O GOVERNO BOLSONARO E, ACABANDO O GOVERNO BOLSONARO, ACABA A CREDIBILIDADE QUE O POVO DEPOSITA NAS FFAA, EM ESPECIAL NA FORÇA TERRESTRE CHAMADA EXÉRCITO BRASILEIRO. OS OFICIAIS GENERAIS QUE ESTUDAM A VIDA INTEIRA PARA CHEGAREM AO TOPO DE SUAS CARREIRAS DEVEM COLOCAR NO SEU DEVIDO LUGAR QUEM NUNCA PASSOU NUM CONCURSO PÚBLICO PARA JUIZ DE PRIMEIRA INSTÂNCIA. (Txr/1962)

    ResponderExcluir
  10. MUDANÇAS COMO "NUNCADANTEZVISTAS"
    -----------------------------------

    REALIDADES COMEÇANDO A ACONTECER COMO

    - ENERGIA FOTOVOLTAICA PARA USO DOMÉSTICO NO LUGAR DA TRADICIONAL

    -CARROS ELETRICOS COM BATERIAS ABASTECIDAS EM CASA COM ENERGIA SOLAR

    -INTERNET DAS COISAS, INTERLIGANDO TUDO COM TUDO, ATÉ ACESSÓRIOS DE
    .TELEMEDICINA

    -CARROS AUTÔNOMOS

    -TRANSPORTE COLETIVO AUTOMATIZADO,ELETRICO, SEM COBRADOR NEM MOTORISTA,

    -COMPRAS EM CASA VIA INTERNET COM REALIDADE VIRTUAL EM 3D

    -ESCOLAS EM CASA OU EM GRUPOS SELECIONADOS COM RECURSOS INIMAGINÁVEL
    .
    -TELENAMORO,"TELECOISEANDO " A DISTÂNCIA

    -HUMANOS NÃO MAIS GERADOS NA "COISETA" MAS NA PROVETA, PROGRAMADOS...


    PODERÁ O SER HUMANO VIR A SER OBSOLETO OU "SEM SERVENTIA"?

    A INTELIGENCIA ARTIFICIAL AVANÇA EXPONENCIALMENTE, O CEREBRO HUMANO,LENTO E LIMITADO, COMPARANDO AOS CEREBROS AI MEGAGIGANTES E ULTRAVELOZES É DE ASSUSTAR.

    O CEREBRO HUMANO É O MESMO DO TEMPO DAS CAVERNAS, VAI CONSEGUIR "DOMAR A TECNOLOGIA JÁ CRIADA PELOS COMPUTADORES E PELA AI?

    HUMANOS "MISTOS" COM ADAPTAÇÕES NO CEREBRO AUMENTANDO CAPACIDADE E VELOCIDADE , JÁ ESTÃO SENDO ESTUDADOS E PROJETADOS, POR AI TALVEZ A GENTE ESCAPE...POR MAIS ALGUM TEMPO.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Polibio Braga por nos proporcionar acessar este excepcional artigo de Omarson Costa.

    ResponderExcluir
  12. Estimado Jornalista, vivemos numa era de grandes mudanças, a personificação das coisas. Sua profissão mesmo, quem imaginaria que poderíamos receber notícias do colunista, sem a necessidade de páginas e páginas de conteúdo que não nos interessa. Tento imaginar também a questão dos custos, avalio isso fazendo comparações. Um exemplo, entrar numa loja olhar para um lado, ver um ítem linha branca, tipo geladeira duplex, ou fogão desses dotados de tecnologia, quantidade de matéria envolvida ao mesmo tempo, olhar para um ítem (smartphone) que tem um custo menor de produção, cujo alguns dos modelos atuais, estão ficando quase descartáveis. Virem a valer o mesmo ou mais que os produtos anteriormente citados. Isso é resultado do valor dado ao ambiente virtual que hora vigora. Outro exemplo, o valor pago pelo código fonte do aplicativo Whatsapp em 2016, quando da sua venda aos proprietários do Facebook, aprox. um valor maior que todo o patrimônio físico de um Jornal como o New York Times, incluindo prédios e todo seu acervo centenário. Mas a volatilidade dessas coisas é grande, quantas dessas tais startups, fecharam em um ou dois anos? Há muito para adequarmos, só o tempo tem a resposta de como as coisas serão, mas a certeza que voltar a ser como antes, não mais. E cumprimento-o pelas matérias, pela posição que tens, pois independente de qual lado, jornalismo em cima do muro não tem mais vez.

    ResponderExcluir
  13. Mídias públicas lutam para reconquistar público - (SWI swissinfo - 05/03/2019)

    Como os canais públicos de rádio e televisão podem sobreviver na era da Spotify ou Netflix? O desafio para os canais é atender as necessidades relevantes e verdadeiras dos cidadãos.

    https://www.swissinfo.ch/por/politica/-ipmc19_mídias-públicas-lutam-para-reconquistar-público/44800910

    ResponderExcluir
  14. Relaxem a Globo está atenta.

    Ta tudo no Globo Play.

    São exxxxxpertos.

    ResponderExcluir
  15. Agradeço ao Omarson Costa pelo ótimo artigo e ao Políbio pela postagem. Já tinha ouvido falar na banda larga 5G mas ainda não sobre OTT (Over the Top) e o restante. É muita informação, muitos termos e significados novos pra gente se familiarizar.. tecnologia de ponta admirável, vejamos no que vai dar...

    ResponderExcluir
  16. A mídia atual vai investir mais em produzir desinformados e 'cabeças ocas' para manterem Ibope e auditórios lotados.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/