Artigo, Luis Manuel Aguana, La Patilla - Intervenção militar ou resgate numa guerra não declarada

Sempre há tempo para evitar a violência.

Eu expressei isto numa nota de setembro do ano passado, quando os tambores de guerra pareciam ensurdecedores.

E é verdade: sempre é necessário dar uma chance para a paz.

Passaram-se quase seis meses da minha notícia e o agravamento da situação da Venezuela é exponencial, mesmo quando se abrem novas esperanças políticas e o surgimento de Juan Guaidó como protagonista de uma nova épica democrática.

Mas quando escrevi a nota do ano passado, não se sabia quem conduziria o barco opositor. Desde 23 de janeiro, no entanto, já sabemos. 

CLIQUE AQUI para ler tudo. Está tudo em espanhol. Use o translator.

3 comentários:

  1. Como dizem por aí, "o que não mata, fortalece".
    .
    Há um limite para sanções econômicas e diplomáticas. Cretinos psicopatas como Maduro e seus aliados só se importam consigo mesmos e não dão a mínima importância para o próprio povo. A medida que o tempo passa, e com apoio de Rússia e China, toda a oposição é eliminada e a população não alinhada com o regime tende e emigrar em massa para países vizinhos, aumentando o poder relativo do chavismo e sua liberdade de ação.
    .
    O resultado desse processo, se não houver uma escalação, é um Kim Jong-un cucaracha, ameaçando e desestabilizando toda a região.
    .
    É preciso tirar de Maduro alguns de seus brinquedinhos que ameaçam os vizinhos, como os SU-30 e S300.

    ResponderExcluir
  2. Artigo muito bom. Complemento dizendo que parte da solução é enfraquecer e eventualmente derrubar o governo comunista de Cuba que da suporte a tragedia venezuelana além de continuamente fomentar ditaduras na América latina.

    ResponderExcluir
  3. LULA SOLTO PELO STF DIA 13: GENERAIS NO PODER DEVEM COLOCAR AS BARBAS DE MOLHO. SE LULA FOR SOLTO, ACABOU O GOVERNO BOLSONARO E, ACABANDO O GOVERNO BOLSONARO, ACABA A CREDIBILIDADE QUE O POVO DEPOSITA NAS FFAA, EM ESPECIAL NA FORÇA TERRESTRE CHAMADA EXÉRCITO BRASILEIRO. OS OFICIAIS GENERAIS QUE ESTUDAM A VIDA INTEIRA PARA CHEGAREM AO TOPO DE SUAS CARREIRAS DEVEM COLOCAR NO SEU DEVIDO LUGAR QUEM NUNCA PASSOU NUM CONCURSO PÚBLICO PARA JUIZ DE PRIMEIRA INSTÂNCIA. (Txr/1962)

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/