Queda brutal na arrecadação do ICMS poderá resultar em atraso nos repasses dos duodécimos

O primeiro mês de arrecadação do novo governo estadual gaúcho, desastroso, já que no caso do ICMS, o mais importante imposto, houve recuo real, pelo IPCA, de 14,1% (18,5% se deflacionados os valores pelo IGP-DI), somando R$ 2,7 bilhões, poderá levar o governo Eduardo Leite a atrasar os próximos repasses dos duodécimos devidos aos Poderes Judiciário e Legislativo.

É o que é.

Quem viver, verá.

O cálculo descrito acima pelo editor em primeira mão, é feito em cima dos valores do mesmo mês do ano anterior.

Em relação ao mês anterior, o desastre foi ainda maior, já que a queda foi de 29,3%.

22 comentários:

  1. Mais do que na hora de todos os poderes sentirem os efeitos da crise. Sem sentir os poderes nao vao auxiliar na busca de uma solucao. O judiciario e o legislativo sao importantes nisso. Precisam de um choque de realidade!!! Mas duvido que o governo do Milk tenha essa coragem. Muito politicamente correto pro meu gosto.

    ResponderExcluir
  2. Até o Bispo sabe que do jeito que está, até o Judiciário vai levar ferro.
    Não tem mai da onde tirar.Que abram-se os concursos públicos.
    Que aumentem as aposentadorias dos marajás.
    Que mandem para o inferno os príncipes do Estado.

    Vou parar para não vomitar.
    Viúvas pensionistas do alto escalão, preparem seus currículos , incluindo idade , medidas e desgaste e mandem para a Tia Carmem.
    Não precisa concurso.

    ResponderExcluir
  3. O LEITINHO VAI ACABAR DANDO O BANRISUL!

    ResponderExcluir
  4. sugiro ao Leite fazer o que todos os outros governos fizeram.... aumentar impostos... para daqui há dois ou três anos cair a ficha que esse não é o caminho.
    Veremos se o cursinho na Inglaterra serviu para alguma coisa...
    Aqui nos EUA é de chorar como os impostos são cobrados e da maneira como isso funciona. Os serviços públicos funcionam com poucas pessoas, nada de tetas ocupadas com funcionários públicos que nada fazem, ou pensam que fazem (como é o caso no Brasil).
    Lamento que estamos indo para o fundo do poço.

    ResponderExcluir
  5. Em dezembro houve antecipação de ICMS por isso que caiu em janeiro. A partir de fevereiro vai voltar a crescer significativamente sobre o ano passado.

    ResponderExcluir
  6. O ICMS nas alturas.O empresariado se manda do RS.É o chamado tiro no pé.Aumenta para arrecadar e o empresário sofre com a carga tributária e vai para outro estado.O RS deveria ser ajudado por todos,o governo federal tem que perdoar todas as dívidas do estado,porque aqui é o celeiro do Brasil.SP é a indústria,aqui é o arroz,a carne,a soja,trigo,maçã...ficar só cobrando lá de cima não dá mais.E quando um petista f.d.p começar a gastar sem controle,tem que ir para a prisão e ter uma intervenção federal.Quem quebrou o estado hoje recebe um belíssimo salário pelo resto da vida.Está tudo errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rio Grande do sul deixou de ser celeiro há tempo. Centro oeste produz mais e melhor que o RS. Com melhoria das malhas ferroviarias, ainda vai fica mais competitivo em relação ao produtor gaúcho.

      Excluir
  7. E ficará cada vez pior enquanto Leite estiver no governo.

    ResponderExcluir
  8. Janeiro e fevereiro o gaúcho só quer praia... acima do Mampituba já estão em aulas e trabalhando normalmente... logo, não tem do que reclamar.

    ResponderExcluir
  9. Não tem saída. Tem que vender CEEE e Banrisul. E dar graças a Deus se alguem se interessar em comprar estes mamutes.

    ResponderExcluir
  10. Se os impostos fossem honestos! Como temos "vários políticos cristãos honestos' seria um paraíso aqui! [Fui irônico se não entenderam a ponderação]

    Caindo Manah dos céus!

    O Rio Grande Que não dá certo, vai perder mais cidadãos para Santa Catarina, entre outros lugares.

    Só metem a mão no bolso da população!

    Não vejo as casas [Os deuses do Olimpo, Os burgueses da ladainha, e outros grudados os chupa cabras] dar sua contribuição de sangue para levantar o estado.

    Porto Não Tão Alegre cada dia vai perdendo pagantes de impostos, seja por fechar uma empresa ou funcionários demitidos.

    A culpa não é só dos políticos que tomam o que não é deles, também os empresários [Que são muitos e votam em diversos partidos de linha politica diferentes de porta de cadeia] que pagam propina e outros lacaios ou puxa sacos.

    E não adianta falar que foi a esquerda que meteu a mão!

    Pois, não existe esquerda ou direita! Existe os que querem tudo e os que não terão quase nada ou nada!

    E esta história de que minha bandeira não é vermelha é balela, tendo em vista que o pessoal do atual presidente foi fazer visitinha , para conhecer sistema de monitoramento da população na china. Entre outras papagaiadas. Estando até o filho do atual presidente numa destas.

    Enfim, serão 20 anos de mudanças e pelo jeito o diabo vai continuar firme e forte nestes pagos.

    E quem rouba mais come tudo e todos, e quem não pode têm que ficar escondido para não virar adubo numa estrebaria.

    Se é pra ser cristão como todos vomitam nos palanques e currais eleitorais.

    Prefiro ser ateu! E em breve fora daqui também! Ou seja menos um pagador de imposto para O Rio Grande que não dá certo!



    ResponderExcluir
  11. Esses afetados do governo estadual acha que basta aumentar impostos que tá tudo resolvido, pq esse sujeito afetado não baixa o icms? O povo sempre q se lasca, preferiu manter o aumento mais dois anos do q baixar e com isso estimular o estado, Trump tá ai pra mostrar o quando é benéfico baixar os impostos.

    ResponderExcluir
  12. Como eu falava anteriormente sobre indo embora...

    https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2019/02/668923-kimberly-clark-vai-fechar-fabrica-no-rio-grande-do-sul.html

    ResponderExcluir
  13. Ótima notícia, menos dinheiro tingido da população

    ResponderExcluir
  14. Que bom, quando faltar para todos quem sabe acordam...

    ResponderExcluir
  15. Notícia estranha; em plena recuperação da economia o governo vem dizer que perdeu arrecadação. Isso merece uma auditoria cidadã.

    ResponderExcluir
  16. O ICMS nas alturas.O empresariado se manda do RS.É o chamado tiro no pé.Aumenta para arrecadar e o empresário sofre com a carga tributária e vai para outro estado.O RS deveria ser ajudado por todos,o governo federal tem que perdoar todas as dívidas do estado,porque aqui é o celeiro do Brasil.SP é a indústria,aqui é o arroz,a carne,a soja,trigo,maçã...ficar só cobrando lá de cima não dá mais.E quando um petista f.d.p começar a gastar sem controle,tem que ir para a prisão e ter uma intervenção federal.Quem quebrou o estado hoje recebe um belíssimo salário pelo resto da vida.Está tudo errado.

    Pode esperar sentado que o governicho do brazil vá "perdoar" alguma coisa do RS... perdoar só da Africa:

    https://www.youtube.com/watch?v=-UwlWergkFQ


    Janeiro e fevereiro o gaúcho só quer praia... acima do Mampituba já estão em aulas e trabalhando normalmente... logo, não tem do que reclamar.

    Ah, acima do Mampituba eles trabalham muito... hahahahahahaha!

    ResponderExcluir
  17. A crise é real, mas seguem empurrando com a barriga o endividamento crescente, que, quem criou, não responde nem se preocupa com nada.

    ResponderExcluir
  18. Está ai o resultado de deixarem fazer dívidas e mais dívidas.
    O que aconteceu com o equilíbrio entre receita e despesa pública??
    Deixaram os empréstimos e financiamentos de fora de propósito para seguirem tendo donde pegar mais quando faltar, e a farra do dinheiro público continuou.
    Tá ai o resultado.

    ResponderExcluir
  19. O povo não aguenta mais o tanto de imposto.

    ResponderExcluir
  20. Classe maldita essa dos políticos sugadores do dinheiro do povo.
    Dos tempos medievais até hoje, só mudou a forma de governo, mas o roubo e a extorsão governamental e o massacre sobre o povo é a mesmo.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/