Opinião - Saiba por que o PIB cresceu tão pouco (+1,1%) em 2018

O PIB do ano passado não apresentou nenhum número exuberante, já que o crescimento foi de apenas 1,1%, conforme anunciou há pouco o IBGE (leia nota abaixo).

O dado oficial  revela aquilo que em larguíssima escala aquilo que está incorporado ao dia a dia econômico do país há tempos: baixo crescimento, distribuição desigual e um estoque importante de dúvidas pairando no ar.

Existem explicações razoáveis para justificar a aposta:

1) A greve dos caminhoneiros aparece no topo. E é fato. O ‘paradão’ nas estradas comprometeu a atividade e a geração de riquezas, espraiando prejuízos de Norte a Sul.
2) A performance na indústria, as oscilações no consumo, o ritmo do fluxo de investimento e a situação no campo complementam a cesta de argumentos.

Além de olhar para trás e entender o que aconteceu, os analistas com voz ativa na opinião pública devem passar parte do dia recalibrando expectativas.

2 comentários:

  1. Mas a explicação verdadeira é que foram as derramas promovida pela Administração que não deixaram a economia andar.

    ResponderExcluir
  2. Sigo esperando o crescimento da era LULA.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/