Paulo Guedes não disse, no entanto, se os juros ficarão mais caros para os saqueadores da Caixa, que incluem empreiteiros e empresários abonados, prefeituras e governos estaduais, todos abonados, que sempre mamaram nas tetas da CEF, do BB e do BNDES.
A Caixa Federal é a protagonista da cogertura sobre os bancos públicos, porque ela foi atacada duramente, ontem, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ao dar posse ao novo presidente da instituição.
O editor sublinhou a importância das declarações de Guedes, que afirmou em alto e bom som o que todos já sabiam:
- A Caixa foi saqueada (nos governos Dilma, Lula e Temer).
O ministro também passou um aviso que contrariou boa parte do eleitorado do próprio Bolsonaro, ou seja:
- Os juros para financiamentos imobiliários da Caixa ficarão mais caros para a classe média.
CORRETO ele em parte:
ResponderExcluira) A CAIXA ECONOMICA FEDERAL foi criada para dar suporte financeiro AOS ESCRAVOS recém libertos;
b) Hoje parte da classe média, aquela que não tem proventos dos cofres públicos, é escrava das cortes constituídas pela CF/1988.
Normal o banqueiro sempre vai favorecer o banco em detrimento dos clientes.
ResponderExcluirÉ o começo do fim, somando privatizações furadas e aumento exponencial dos juros, a economia vai melhorar somente para os donos do dinheiro. Assim a popularidade se vai, mas isso nunca importou para politicos antes, e nem vai ser o primeiro messias a cair em desgraça por estas bandas.
Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
ResponderExcluirAqueles que pagam mais impostos serão os mais punidos. Este é um exemplo. O outro será a previdência, que para pagar quem nunca contribuiu, irá tirar de quem contribui. Já é punida por pagar plano de saúde que o governo tunga para o SUS os atendimentos que teria direito constitucional de receber de graça. Quem tem plano de saúde é obrigado o seu plano a pagar o SUS e cobrar do associado.
ResponderExcluirQue absurdo! Está comessando bem, o povão vai se ferrar mais uma vez.
ResponderExcluirBolsonaro não termina esse mandato vai ser expurgado antes pelo povo.
Começar não se escreve com ss anônimo.
ExcluirComentário inicial perfeito.
ResponderExcluirA classe média a que o ministro se refere é aquela que toma empréstimos habitacionais acima de R$ 1.500.000,00. Tanto a Dilma quanto o Temer favoreceram os "clientes" da CEF, sendo mais para os amiguinhos e apaniguados sindicalistas, políticos, funcionários da Caixa e outros "parentes".
ResponderExcluirPara aqueles que se referirem a empréstimos entre 300 mil e um milhão, as exigências e garantias eram tantas que não se conseguia autorização para a concessão.
O resultado para os verdadeiros clientes é que a CEF "criou, aumentou e encheu" de taxas os pequenos e médios clientes, os que utilizam a Caixa como único banco comercial ou social.
A CEF perdeu o rumo. Talvez agora "se encontre", sob nova administração.
Nos governos Lula e Dilma, a Caixa cumpriu sua função que era de alavancar a construção de moradias para a classe média e pobre, a maioria das vezes com subsídio e houve pleno emprego para o povo pobre da construção civil
ResponderExcluirAgora a Caixa não é mais para isso, para os do mercado, a Caixa é para dar lucro
Kkkk boa muito boa kkkk
ExcluirAgora conta a do papagaio.
Kkkkkkk
Os politicos roubam e nós pagamos a conta.. alguma novidade ???? nada... tudo igual como antes.. o porcão Maia e o Renan cabeleira dirigindo as casas legislativas...Quanto mais tempo mais violenta será a tomada do pais pelo povo....
ResponderExcluir>>
ResponderExcluirTá certo o Guedes. Crédito subsidiado só pra brasileiros de baixa e baixissima renda.
Sem essa de previlegiar bancos dando crédito subsidiado para quem constrói mansões.
Financiar pobre significa um risco maior de não receber de volta o investimento. Mas precisamos de moradia pro povão. Que seja a fundo perdido mesmo.
Banqueiros adoram ganhar montanhas de dinheiro sem correr absolutamente nenhum risco, como no crédito para aposentados.
<<
Quem não entende nada de economia vai falar isso mesmo. Por anos e anos Lula e Dilma criaram a maior bolha imobiliária da história do país. Fizeram a festa das grandes construtoras e empreitaras. A bolha de crédito causou a distorção nos preços de tudo que vemos hoje! Carros, casas, alimentação, escolas, roupas, tudo teve seu preço inflado às custas de excesso de crédito. Tem mais loucura que dar 30% de entrada e financiar em 30 anos? Todas as construtoras estavam fazendo isso, com ajuda do sistema bancário. Comprovando renda com extrato de conta até de parentes. Isto causou a inadimplência e bolha de distratos. Todos com uma merreca de entrada se achavam investidores e esperavam valorização de 30% ao ano. Vai demorar muito para a população se liberar da cabeça comunista. O estado não tem que dar casa pra todo mundo. Tem que ajudar os pobres e ponto. Quem quiser comprar uma casa que junte a maior parte do valor e financie pouco. Isto vai trazer os preços de volta à realidade. Ou você acha que estes muquifos e jaulas anunciados por quase um milhão valem isso mesmo?
ResponderExcluirBEM MENOS POLIBIO!
ResponderExcluirQUEM SEMPRE PUNIU A CLASSE MÉDIA FORAM OS COMUNAS, TENDO DESTRUÍDO OS BANCOS PÚBLICOS, A DEMOCRACIA E DEMAIS INSTITUIÇÕES!
PORTANTO GUEDES ESTÁ SENDO FRANCO, CORRETO E NÃO VINGATIVO. ESTA FAZENDO O MELHOR POSSÍVEL E MAIS RÁPIDO, SEM MENTIRAS E NEM OMISSÕES, PARA COLOCAR O BRASIL NO PRUMO.
Ué, ele vai praticar juro escalonado, quem pode mais paga mais, quem pode menos paga menos, o que há de errado nisso? O que querem, o socialismo onde tudo é nivelado por baixo? Melhor jair se acostumando, Guedes é um liberal.
ResponderExcluirNós financiamentos para a classe média há concorrencia, os juros da CAIXA não serao mais caro do que Itaú, Bradesco ou Santander.
ResponderExcluirFinalmente, um ministro de coragem pra tomar medidas amargas e dizer a verdade sem mimimi.
ResponderExcluirA classe média, também conhecida por patinhos amarelos, votou no Bozo por livre e espontânea vontade. Portanto paguem os juros mais altos sem reclamar!
ResponderExcluirPosso estar enganado, mas os juros da caixa nunca foram baixos. Só vai piorar.
ResponderExcluirMelhor que ficar falando é investigar e prender os culpados.
ResponderExcluirOu vão fazer como o PT fez quando foram apresentados ao mensalão mineiro? OBA VAMOS NOS LOCUPLETAR............
Se a CEF foi saqueada, queremos pessoas na cadeia!!!
ResponderExcluirQue abram os inquéritos e que o Supremo pare de vender/negociar tornozeleiras.
Artur Nogueira diz:
ResponderExcluirNo verdadeiro capitalismo, não existe banco pra rico ou para pobre. Vamos parar com essa demagogia. O que pode ter é incentivos para os chamados hipossuficientes. O que o Guedes está sinalizando é que tem que acabar com privilégios dentro de uma instituição pública, mantida com dinheiro de pagadores de impostos. Hoje os bancos públicos atendem quase que exclusivamente a chamada classe "A", ou elite.E na maioria das vezes com taxas bem abaixo do mercado, ou seja, taxas subsidiadas.
não é bem assim...
ResponderExcluiro Minha Casa Minha Vida tinha sido sequestrado por muita gente da classe media, que comprava imóveis ate mesmo so para investir, não para morar...
por isso o Brasil nunca sera um Finlandia, porque quem pode pagar um pouquinho mais esta sempre reclamando que quer pagar o mesmo que qualquer miserável que não teve sorte na vida ou que o destino lhe foi ingrato...
na Finlandia, quem pode, paga a escola publica, porque sabe que ha gente que não pode pagar...
todos querem ser agradados nesse governo e, se não forem, logo vem com a conversa mole de que foram "traídos"...
muitas medidas irão desagradar a vários eleitores de diferentes setores do governo Bolsonaro...
o importante é olhar como um todo, fiscalizar pra saber se as medidas macros estão sendo implantadas conforme prometido...
um post desse, nesse tom, so da munição para os petistas, que ja apareceram com os comentários óbvios de sempre...
se Bolsonaro amanha aumentar o preço da banana, os jumentos vermelhos aparecerão aqui pra dizer "bem feito pra reacionario que come banana"...
a mudança não pode ser so de governo, tem de ser antes de tudo CULTURAL E COMPORTAMENTAL...
temos de nos livrar dos nossos pequenos vícios, dos nosso costumes arraigados na nossa personalidade e que, ajudaram sim, a construir esse buraco onde nos encontramos...
Mas já é assim. Qualquer pessoa que fizer uma simulação, e colocar o salário, quanto mais alto, maior é o juro.
ResponderExcluirEsse Ministro tomou bebida o quê no almoço?
Agora se houve manipulação e em algum ou alguns empréstimos, reduziram manualmente os juros, ai isso tem que rever.
Do mais, a progressão dos juros já e feita par quem ganha mais, pagar mais.
Sempre tirando de quem ganha mais para quem ganha menos.
Pois o correto era o juro ser igual para todos.
Apenas que uns pegarão mais empréstimo e outros pegarão menos empréstimo. Isso com relação a pessoas físicas.
Quanto a pessoas jurídicas e empreiteiras e seus projetos, isso tem que rever a parte, e não se confunde com os financiamentos para pessoas naturais.
Se vai mudar alguma coisa, não precisava anunciar aos quatro ventos como estão fazendo, para depois cair na opinião pública e terem que voltar atrás. Estão passando vergonha fazendo isso.
ResponderExcluirÉ só anunciar as medidas nos meios oficiais e pronto.
Apenas um comentário coerente, o das 11:51
ResponderExcluirA caixa deve estar sem dinheiro pra emprestar. Deve ter um rombo enorme de valores a receber na rua. Já houve artigos que a inadimplência estava alta.
ResponderExcluir1) A Caixa Federal financia imóveis com o dinheiro do FGTS. Então por um raciocínio lógico a correção do FGTS deveria ser a mesma dos juros que os bancos cobram.
ResponderExcluir2) E a classe rica vai continuar usando financiamentos a juros baixos para a casa própria?
3) Quem pega o financiamento barato para construção de imóveis, via FGTS, é o construtor, na medida que vai vendendo os imóveis vai transferindo o saldo para o comprador, que seguirá pagando.
4) O que vai acontecer com o mercado imobiliário? Ninguém conseguirá financiar a construção de imóveis que ficarão encalhados, nem tampouco alguém vai poder arcar com juros altíssimos quando comprar um imóvel.
5) Na consequência uma mega recessão. Falência de construtoras e do mercado ligado ao setor imobiliário.
6) Mais desempregos, causando efeito bola de neve, que atingirá ouros setores da economía.
7) O setor público arrecadará menos impostos, piorando a situação fiscal da união, estados e municípios.
8) Por fim um desastre na economia, como um todo.
9) De onde vieram estes gurus?
No fim tem é que auditar tudo mesmo.
ResponderExcluirComo manipularam os Balanços Contábeis da Petrobras, será que não fizeram o mesmo em outras áreas?
Só auditando tudo e passando o pente fino para averiguar se não há distorções nos números apresentados.
Usam tanto a receita federal para auditar as pessoas, podiam muito bem usar também para auditar as contas públicas, pois eles tem expertize e excelentes profissionais para isso.
Já os tribunais de Contas lotados de CCs e servidores partidários, já não se pode falar o mesmo sobre isenção e profissionalismo.
Pessoal da Receita Federal e Política Federal são 10!!
Essa de foro privilegiado tem que mudar, eles tem que ter o direito e o dever de investigar todos se caso for preciso.
Tem que fazer uma auditoria geral, pois como adulteraram os balanços da Petrobras, podem ter feito o mesmo em outros setores.
ResponderExcluirPodiam usar da Receita Federal para fazer uma varredura nas contas dos mais variados órgãos públicos, dentre eles a CEF.
Pois os Tribunais de Contas não são confiáveis, pois tem muito viés político enrustido lá dentro, e sua imparcialidade e isenção não são confiáveis.
Não é atoa que estavam anunciando privatizar parte das atividades da CEF.
ResponderExcluirDeve haver um rombo enorme nas contas e valores absurdos a receber ou valores emprestados a pagar, pois a CEF também capitaliza valores emprestados a juros menores para emprestar a juros maiores.
O rombo nas contas deve ser grande.
Será que não dão alguns financiamentos por perdido baixando na conta de devedores duvidosos, e quem sabe nesse meio os amigos companheiros e empreiteiras parceiras de toda hora.
ResponderExcluirMuita coisa para ser investigada.
Como sempre a contabilidade deve ser bagunçada para atrapalhar uma investigação ou auditoria.
eu não ajudei a eleger Bolsonaro para OBTER VANTAGEM PARA MIM...
ResponderExcluirfoi para obter VANTAGEAM PARA O PAÍS...
muitas medidas poderão ate ir contra algum interesse da minha area, mas, obviamente, se tudo for dentro do razoável, não ha porque reclamar...
os EUA são o que são porque os americanos se doam, inclusive para serviços voluntários, e porque entendem que quando elegem um presidente não estão querendo vantagens exclusivas para si, mas para o que julgam ser melhor para o país...
Como dizem os pobres de direita: faz parte das mudanças kkkkk chororo no Bom Fim.
ResponderExcluir