Jornais impressos brasileiros perderam leitores em 2018

CLIQUE em cima da imagem para ver melhor.

Os jornais impressos brasileiros perderam números expressivos de leitores no ano passado, conforme esta pesquisa feita pelo site Poder360 e publicada hoje.

As versões digitais, no entanto, nos casos dos principais líderes, registraram ganhos, mas nem sempre expressivos. No caso digital, Globo e Folha foram os que mais avançaram, como se percebe pela tabela ao lado.

O único jornal gaúcho na lista dos 10 mais é Zero Hora, RBS, Porto Alegre, que teve uma circulação média diária de 99.757 exemplares no formato impresso e 85.465 no formato digital (este blog teve uma média diária de 72 mil leitores no ano passado).

Zero Hora  perdeu 11,8% dos seus leitores em 2018. No formato digital, conseguiu crescer apenas 1%.

O jornal diário brasileiro de maior circulação é o Super Notícias, de Belo Horizonte.

Somando formatos impressos e digitais, o jornal mais lido do País é O Globo.

12 comentários:

  1. Imprensa escrita indo para o fim, especialmente com a linha editorial adotada ...

    ResponderExcluir
  2. Enquanto existir animais de estimação haverá jornal impresso.

    ResponderExcluir
  3. quem ainda me para em uma banca para comprar jornais?

    o Polibio eu acho que ainda faz isso...

    os jornais poderiam se resumir apenas aos seus colunistas, porque as noticias mesmo, well, essas estão na internet em diversos sites espalhados pela rede...

    muitos ate gratuitamente...

    o irônico da coisa é que basicamente são apenas os profissionais da informação, como jornalistas, que ainda compram ou assinam essas estrovengas...

    ResponderExcluir
  4. A ZH tem que pagar,se acham os melhores.Subproduto da Globo.O melhor jornal é o Sul,totalmente grátis.O Correio para acesso total tem que pagar uma graninha também..Parabéns jornal O Sul.

    ResponderExcluir
  5. O século XXI é digital, adapte-se ou será superado.

    ResponderExcluir
  6. Que bom, agora temos opções de jornalismo de verdade e a net está ai pra isso. O fim da imprensa marrom vendida e manipulada está perto.

    ResponderExcluir
  7. Orgulhosamente ajudando a quebrar este lixo...!!!

    ResponderExcluir
  8. Viva a internet, e as árvores agradecem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E as mineradoras também já que sem minério não existe tecnologia.

      Excluir
  9. ZH cobra por notícias que ela copia de outros portais. Tem que ser muito bobo para cair nesse golpe.

    ResponderExcluir
  10. Caro Políbio
    Espero que vão a falência, principalmente O Globo e a Folha, uns asquerosos. Eu assinei ano passado a Crusoé. Muita propaganda e pouca qualidade. Não renovarei minha assinatura. Acho uma merda. Quase não leio, já que quando lá vou, não acho que tenha novidade e nem qualidade. É x estardalhaço para pouco.
    Esther

    ResponderExcluir
  11. É uma tendência mundial, mas também é acelerado pelo efeito de terem escolhido ficar ao lado de bandidos e tentar catequizá-los em vez de ficar do lado dos leitores.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/