Artigo, Adriano Benayon, "A Nova Democracia" - Quem controla a Vale do Rio Doce?

Conforme aponta Magno Mello, um dos escândalos marcantes da história da PREVI foi o investimento na privatização Vale Rio Doce, "quando a PREVI era gerida por uma diretoria meio petista e meio tucana."

Os fundos de pensão (39,3%) e o Investvale dos funcionários da CRVD (4,5%) entraram com 44% na Valepar, a controladora da CVRD comandada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que Steinbruch "ganhara" de FHC, sendo empregador do filho deste. A CSN pôs 25%: 10% vindos do exterior e 15% emprestados pelo Bradesco.

Do consórcio fizeram parte, além da CSN: Opportunity (Citibank) com 17%; Nations Bank, então 4º maior banco dos EUA, com 9%. Outro consórcio (Votorantim e Anglo-American) desistiu.

Não foram pagos pelo controle da VALE sequer os R$ 3,338 bilhões do lance ganhador.

CLIQUE AQUI para ler mais. Preste atenção nos links.

10 comentários:

  1. Parabéns. Excelente Reportagem! Oxalá a nossa Imprensa, tanto apadrinhada e subsidiada pelos governos corruptos, fosse mais brasileira, e denunciasse as milhares de CAIXAS PRETAS que alimentam estes Grandes Grupos Internacionais que sigam nossas riquezas e matam nosso povo como se mata formigas!
    POR ISSO O MEDO E O TERROR QUE ELES TEM DE UM BRASILEIRO AUTENTICO COMO BOLSONARO, UM NACIONALISTA QUE QUEIRA VARRER DO PAIS ESTES RATOS QUE ROEM NOSSA VASTA RIQUEZA!
    Uma Terra que é. O ELDORADO DO MUNDO! Rica em agua doce, minerais, e as maiores jazidas de Ouro, Prata e Diamantes, que permanecem ainda
    Inexploradas ou nas mãos de Países Estrangeiros mas registradas em nome de Laranjas brasileiros!
    DAI SE EXPLICA O FORTE LOBBY E A EXECRAÇAO PELA MIDIA DO NOME BOLSONARO!
    QUANTAS MILHARES DE EMPRESAS NACIONAIS ESTARÃO RIFADAS NAS MÃOS DESTES GRUPOS, LEVANDO TRILHÕES DE DÓLARES PRA FORA DO PAÍS?

    ResponderExcluir
  2. Por isso que esses crápulas globalistas tem pavor de militares no poder. Quando os militares governavam o Brasil, esses crápulas globalistas com esses terroristas das décadas de 60 e 70 que ja foram cooptados e treinados por eles ja naquela época, não roubavam nossas riquezas como estão fazendo agora. FHC o maior crápula traidor dos brasileiros. Não sei porque esse crápula ainda não está na cadeia. Os crápulas globalistas, têm até direitos humanos para defender os marginais e terroristas que eles usam para saquear nossas riquezas. Os crápulas terroristas das décadas de 60 e 70 declararam guerra contra os militares para defender interesses estrangeiros, ainda acharam por bem colocar um nariz de palhaço na cara do povo brasileiro se auto concedendo indenizações e pensões ao chegarem no poder. Esses crápulas terroristas e quem mais estiver disposto a defender interesses estrangeiros em detrimento do Brasil, como por exemplo, alguns que foram à China há poucos dias, têm que ser expulsos do Brasil para nunca mais colocar os pés aqui. Respeitem a nossa soberania, respeitem o povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. A VALE foi praticamente doada pelo FHC.
    O apartamento na Av Foch em Paris que o diga ...

    ResponderExcluir
  4. Olha o golpe nos fundos de pensão de novo. Essa é velha!!!

    ResponderExcluir
  5. EXATAMENTE CONCORDO COM OS COMENTÁRIOS ACIMA!

    OS GLOBALISTAS - LEIA-SE SOROS, ROTSCHILD E CATREFA - DOMINAM A GRANDE MAIORIA DAS DECISÕES MUNDIAIS, INCLUSIVE DECIDEM GUERRAS E CONTROLAM A MÍDIA. ELES TEM PAVOR DE TRUMP E BOLSONARO POIS SÃO ESTADISTAS PATRIOTAS, QUE NÃO OBEDECEM A ESTA MÁFIA! POR ISSO SÃO CHAMADOS DE "ERRÁTICOS" POIS NÃO PRESTAM CONSTAS PARA OS GLOBALISTAS. SÃO CHAMADOS DE "POPULISTAS", "FASCISTAS", "EXTREMA DIREITA" ETC!

    ENQUANTO ISSO, COMUNAS PETRALHAS, TUCANOS FABIANOS COMO FHC, ANDAM DE MÃOS DADAS COM ESSA MÁFIA GLOBALISTA! EM GRANDES REGIÕES DO MUNDO TAMBÉM!

    A VALE VALE TRILHÕES! FOI DADA POR POUCOS BILHÕES!

    OS SIONISTAS NA VERDADE DOMINAM O MUNDO E SÃO CONTRA ISRAEL!


    ResponderExcluir
  6. "foi doa" ao fundos de pensões do funcionários das estatais, anônimo das 10:21?

    Você sabe como é a formação do capital dos fundos de pensão dos funcionários das estatais?

    Você sabe quem preside estes fundos de pensões dos funcionários das estatais e como é eleito presidente e diretorias?

    DEPOIS de ver tudo isto, verás que pouco mudou em relação ao que era dito "estatal" e agora dizem que é "privado".


    A propósito, PRIVADO dos políticos e funcionários de estatais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou aposentada do banco do Brasil, e recebo da Previ uma merreca perto do que contribui. Os aposentados não foram beneficiados em nada com essas negociatas, até contribuímos com o fundo, mesmo já aposentados. Uma vergonha tudo isso.

      Excluir
  7. Bem ... a matéria é de 2007.
    Não sei lá muito bem o que o articulista de então propunha; no entanto, tenho certeza de uma coisa: o governinho de então, e o que acabou de encerrar no final de 2018, tinha controle, sim ... de todo o aparato econômico através dos seus diversos tentáculos.
    E podem ter certeza de que eles são bem maiores .... e chafurdam em muita lama!

    ResponderExcluir
  8. ALSO SPRACH ZARATHUSTRA29 de janeiro de 2019 12:09

    Steinbruch, Schwartsman, - bem brasileira essa Vale...

    ResponderExcluir
  9. VOCE SABIA QUE A MAIOR MINA DE DIAMANTES DO MUNDO ESTÁ NO BRASIL? FOI DESCOBERTA A POUCO TEMPO, E QUE O DONO CHEGOU, UM DESCONHECIDO ESTRANGEIRO, CHEGOU NAQUELE PEQUENO MUNICIPIO, FEZ PROMESSAS AO HUMILDE E IGNORANTE PREFEITINHO DE MELHORAR AQUELE MISERÁVEL VILAREJO, CONSTRUIU UM PEQUENO AEROPORTO E EMBARCA O MINERIO E LEVA DIRETO PARA O SEU PAÍS, SEM O POVO BRASILEIRO TOMAR CONHECIMENTO?

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.