O jornal Zero Hora resolveu fazer uma pesquisa para verificar o que seus leitores querem ler, tudo para instruí-los na construção das novas edições de final de semana.
A amostra foi pequena, apenas 593 leitores, 49% da Capital, 42% do interior e 9% de outros Estados. A Capital teve participação desproporcional, porque sua população é pouco maior do que 10% do total do Estado.
Apesar disto, os resultados são instigantes e instrutivos.
Sobre a cobertura das eleições
73% querem coberturas que investiguem se os candidatos falam a verdade e que as coberturas tenham neutralidade.
Os leitores também querem cobertura educativa (47%), informações maiores sobre os candidatos a deputado (39%) e notícias sobre a vida pessoal dos candidatos (20%).
O que esperam das eleições
Mudanças (15%), não esperam nada (12%), renovação (10%), consciência (6%), comprometimento (5%), honestidade (4%) e fim da corrupção (3%).
É curioso que apenas 3% esperam o fim da corrupção, assunto que está em último lugar, embora a questão seja a primeira quando o leitor é entrevistado sobre os principais problemas do Brasil. Em relação às eleições do RS, a questão da corrupção nem é colocada pelos leitores.
Político ideal
O político ideal para os leitores de ZH são os que demonstram bom desempenho administrativo (76%), responsabilidade (74%), liderança (72%), visão estratégica (72%). Todos os demais ítens têm relação com capacitação, menos o último, que é o desejo de que o político seja humilde(35%), questão colocada em último lugar.