Thomaz, filho do cirurgião Renato Vieira, suicidou-se neste sábado em Porto Alegre

Página de Thomaz nas redes sociais.

O editor não respeita mais o acordo tácito existente na mídia brasileira, segundo a qual não devem ser publicadas informações sobre suicídios. Sempre que isto for relevante, a notícia estará disponibilizada neste blog.

Suicidou-se neste sábado, em Porto Alegre, o jovem médico cirurgião plástico Thomaz Ferrer Viera, filho do também cirurgião plástico Renato Viera, conhecido por operar celebridades e também a ex-presidente Dilma Rousseff, quando ela ocupava a chefia da Casa Civil da Presidência da República. Thomas se jogou do apartamento onde morava. Thomaz Ferrer Viera deixou uma frase sintomática publicada em seu perfil no Linked In, com o seguinte teor: "Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer.

A informação é do jornalista Vitor Vieira, que no seu Facebook traz muito mais informações a respeito do caso, inclusive sobre a visita desesperada feita pelo pai de Thomas, Renato Vieira, que procurou ajudá-lo a sair da crise de depressão em que se encontrava.

A família é frequentadora das rodas sociais mais celebradas de Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para ler tudo

34 comentários:

  1. isso é muito triste e mostra q não somos nada para nos colocarmos melhores q os outros. muito triste

    ResponderExcluir
  2. Sociedade doente, hipócrita, superficial, capitalista ao extremo, cujo valor é tão somente a corrupção. Que venha logo uma nova super catástrofe, pra dizimar essa era e para que os que sobrarem possam reconstruir o mundo em bases mais justas e fraternas!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Calma ... irmãozinho !

      Menos ...

      Temperança nessa hora.

      Excluir
  3. Tomara que a família enfie um processo na sua bunda.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Calma ... petralhinha !

      Não é hora de entulhar o judiciário com vinganças!!

      Vai pescar ...

      Excluir
    2. Por que a família faria isso, cidadão? Deixa de ser idiota. Depressão é um problema serio que não deve ser escondido.

      Excluir
    3. O Sr. Anônimo é estupido. Poderia calar essa mente suja.

      Excluir
  4. hoje li que o filho do jornalista Chico Lang também cometeu suicídio...

    e da mesma forma que esse outro, se jogou do apto...

    não estou dizendo que seja esse o caso, mas as pessoas estão muito materialistas, parece que esta faltando fé...

    o papo parece cafona, careta, mas é a fortaleza que nos segura diante de momentos de incerteza e desespero...

    a vida antes era muito mais dura, mas as pessoas a enfrentavam com a dureza necessária...

    a fé pode não curar as doenças, mas ela tem um tremendo efeito psicológico, fazendo com que voce suporte as enfermidades de maneira mais serena, confiante, evitando esses momentos fatais...

    anseios materiais e profissionais são realmente importantes na vida das pessoas, mas não podem ser o principal, precisam ser consequência...

    quando o que se vê diante dos olhos ja não supre mais as necessidades, é a fé que nos da o suporte necessário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo também pensava igual vc...a mãe de um amigo, senhora cristã conhecedora das coisas de Deus uma fé inabalável, foi até orla do Guaíba soltou a bolsa na margem entrou Rio a dentro e morreu....depressão é uma doença que independe de fé.
      Fiz uma pergunta e Deus respondeu; uma pessoa joga-se de um prédio no meio da queda arrepende-se e Esta salva...mas a que da um tiro na cabeça não tem tempo de arrepender-se, essa vai para o inferno.
      Disse Deus; não levo em consideração o momento do desequilíbrio mental mas sim seu histórico comigo.

      Excluir

    2. Fé em quem ... querido ?!!

      Excluir
  5. Não tem uma pesquisa que diz que noticiar suicidios aumenta a ocorrência de outros casos que por este motivo existe este acordo, não somente no Brasil, mas no resto do mundo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é bobagem. Isso é varrer a sujeira pra debaixo do tapete. Não há nada de científico muito pelo contrário.

      Excluir
  6. lamentavel, que o Eterno o receba de braços abertos

    ResponderExcluir
  7. Vitor Vieira sempre na Radio Vox

    ResponderExcluir
  8. Em São Paulo o filho do Chico Lang também se suicidou, jovem com 23 anos.Chico Lang Jornalista Esportivo da TV Gazeta.

    ResponderExcluir
  9. Concordo contigo. As pessoas tem que saber que essa doença é terrivel e que pode levar ao suicídio.
    Muita gente não leva a depressão a sério.

    ResponderExcluir
  10. A depressão é terrível, tem que tratar, tem que se internar para tratar. Não adianta pedir que a pessoa seja forte, a doença é mais forte.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente o conhecimento de que alguém cometeu suicídio incentiva muitos que estão pensando nisso. Quem está lidando com o problema não quer ouvir notícias de suicídios.

    ResponderExcluir
  12. Só se prrenche o vazio com Cristo na eucaristtia se soubesse o que é preciso para ter paz.

    ResponderExcluir
  13. A depressão é a epidemia do século XXI que ceifará muitas vidas. Deveria ter mais informações para a população ajudar os que padecem dessa terrível doença e evitar que o paciente chegue as vias de fato, pois o sofrimento psiquico é infinitamente maior que a dor fisica. As pessoas não conseguem compreender a dimensão do sofrimento daqueles que são acometidos por esse mal, onde o suicidio é o recurso encontrado que obtenham o alívio. Que Deus conforte os corações dessa familia nesse momento de dor e aflição.

    ResponderExcluir
  14. Não noticiar acaba botando por baixo do tapete um assunto que a sociedade deve discutir.

    ResponderExcluir
  15. tambem concordo consigo sr Polibio

    ResponderExcluir
  16. Depressão é doença grave. Um desespero e uma dor tão grande, tão insuportável que faz com que o sujeito prefira jogar-se de um prédio para libertar-se. Não propagar notícia pq o suicídio é contagioso não sei se ajuda. Acho que o que ajuda, mesmo, é reconhecer os sintomas e saber que a possibilidade disto acontecer existe. Que a família encontre força e conforto.

    ResponderExcluir
  17. Acredito que a divulgação responsável, pode ajudar a identificar um padrão de comportamento. E isso pode ser de grande valia.

    ResponderExcluir
  18. Já sofri de depressão, e algo que não desejo para ninguém, so entende quem já passou.
    Engana-se o Thomas com o ato irracional que cometeu, espero que Deus tenha misericórdia dele.

    ResponderExcluir
  19. É muito grande o número de suicídios de médicos, devido a depressão, já desde a faculdade. O ritmo de estudo na faculdade e depois na Residência estão entre as causas. E o fato de lidar diretamente com a morte é agravante. Médico precisa de terapia e ritmo de trabalho condizente, com as devidas válvulas de escape. Muitos se refugiam na bebida e as consequências são piores,pois o álcool tem efeito depressivo.

    ResponderExcluir
  20. Dizem que depressão em mulher tem cura.. em homem não tem cura...ja vi muitos casos assim...

    ResponderExcluir
  21. É qual o problema em noticiar? Apesar de ser um momento muito difícil para a família, o dever do jornalista é sim dar publicidade a um fato tão triste, mas tbm tão sintomático. O suicídio de pessoas teoricamente com mais recursos, demonstra que a questão financeira ajuda, mas tbm pode arrastar ao fundo do poço, caso envolva-se com pessoas má intencionadas. Sentimento à família enlutada.

    ResponderExcluir
  22. Depressão e terrível, temos que prestar atenção nas pessoas próximas e tentar ajudar o quanto antes!!!

    ResponderExcluir

  23. Sobre como noticiar casos de suicídio de maneira correta e ética:

    http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/67604/WHO_MNH_MBD_00.2_por.pdf;jsessionid=506596B30536BE136232C27D9782629C?sequence=7

    http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/20/Folheto-jornalistas-15x21cm.pdf

    ResponderExcluir
  24. a fé ajuda, sim...

    tremendamente...

    os próprios medicos sabem disso, sabem que o sucesso de um tratamento tem na fé a sua parcela de contribuição...

    fé em que?

    em Jesus Cristo...

    mas se voce achar muito cafona, pode rezar para um pedaço de bambú, uma pedra ou para o "deus" Sol...

    mas cuidado, não olhe diretamente para o "deus" Sol porque ele pode te causar sérios problemas nas vistas...

    tente, talvez dê o mesmo efeito...

    ResponderExcluir
  25. Precisamos educar os corações. A escola ensinou somente a vencer, ensinou que perder é um erro, jogou o fato natural de que um dia tonos nós morreremos para debaixo do tapete, nao falamos sobre essas coisas, ao invés disso, nos distraímos com qualquer coisa para evitar o encontro com nós mesmos: Drogas, sexo, trabalho, bens materiais, tudo para esquecer da morte, das perdas diárias, das coisas que acontecem e que nao queriamos que acontecessem. Não paramos e contemplamos que tudo que se une um dia vai se separar e que tudo que nasce morre. Sabemos isso intelectualmente apenas. O sofrimento é geral para todos, mesmo fotos bonitas no face e alegrias são uma distração. Possamos parar, relaxar, contemplar o que realmente será significativo na hora da morte. O que realmente estamos fazendo com nossas vidas. O egoísmo, autocentramento, exclusão social, competitividade, etc. estão levando a mais felicidade?

    ResponderExcluir
  26. Onde fica a etica jornalistica de não comentar sobre vitimas de suicidios? O que interessa quem este pai tão sofrido operou? Que falta de respeito pelo sofrimento desta familia!!



    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/