Análise - PIB já cresceu 1,4% no acumulado do ano (até setembro)


O PIB cresceu 0,8% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao segundo trimestre, segundo dados divulgados na sexta-feira pelo IBGE. Trata-se de uma aceleração ante a elevação de 0,2% registrada na leitura anterior. O resultado – que constitui a sétima alta consecutiva – ficou em linha com a expectativa do mercado. Na comparação interanual, o PIB avançou 1,3%, ligeiramente abaixo do esperado pelo mercado (1,6%), com destaque para a agropecuária, sob a ótica da oferta, e os investimentos e importações, sob a ótica da demanda. É importante destacar que essa divulgação trouxe revisões para trás, como normalmente ocorre na divulgação do terceiro trimestre, por conta da incorporação de pesquisas estruturais anuais. 

Dessa forma, a métrica acumulada em quatro trimestres continua apontando para uma tendência de recuperação gradual da economia brasileira. De fato, sob essa medida, o PIB registrou variação acumulada de 1,4% até setembro.

Um comentário:

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/