A pretensa Secretaria de Administração penitenciária é um
entulho que o governador eleito desenha na estrutura administrativa do Estado.
Esse jornalista já meteu o dedo na ferida, é totalmente desnecessária.
Ora, sabemos que o sistema prisional gaúcho é um
dos piores do Brasil , mas nem por isso requer uma superestrutura com status de
secretaria, o que realmente precisa é de recursos e gestão qualificada..
Nesse sentido, um grupo de Oficiais superiores da Brigada
Militar , os quais represento nesse escrito, comungam do mesmo pensamento do
caro Jornalista, vez que a própria Brigada com mais de 181 anos de existência
serviços prestados à sociedade gaúcha nunca teve o Status de Secretaria e nem o
seu Comandante Geral, porque teria a SUSEPE essa condição?
Ainda, cuidar do sistema prisional é mais relevante do
que os serviços prestados pela Brigada Militar? Qualquer enquete apontará que a
assertiva não é verdadeira, e por consequência, sua criação é totalmente
desnecessária e e inoportuna para o momento, vez que e somente aumentará a
criação de cargos e geração de mais despesa para um Estado que não consegue
pagar em dia os os agentes da segurança pública
ORACI GARCIA ROSSONI
Tenente Coronel da reserva da BM.
O DUDU LEITINHO, vai fazer uma porcaria atrás da outra. Está querendo reinventar a roda. Estamos lascados.
ResponderExcluirBem feito. Elegeram o homem. Agora vamos pro buraco de vez.
ResponderExcluirEmbora eu também seja contra (mas por outros motivos) a criação dessa nova secretaria, pergunto ao respeitável oficial se seu receio não esteja, talvez, no fato de que, criando uma nova pasta, se perceba que lugar de brigadiano não é dentro do Presídio Central recebendo diárias corridas? E, com todo o respeito, entulho é esconder da população que, com os parcos recursos que a SUSEPE recebe para administrar os presídios, e que vem caindo ano a ano (enquanto que a população prisional saltou, em 4 anos, de 28 mil para quase 41 mil presos), muitos criminosos, exatamente por esse descaso político (defendido pelo nobre oficial) em relação ao sistema prisional acarreta em milhares de presos soltos em "prisão domiciliar" concedidas por juízes exatamente pela falta de vagas? E, para complementar, será que não passa da hora, também, de discutirmos a desmilitarização das polícias militares, sistema que só serve para privilegiar os oficiais superiores que pouco produzem e penalizar os praças que carregam a instituição nas costas e recebem salários miseráveis?
ResponderExcluirverdade
ExcluirAnônimo, por que mesmo BM assumiu a direção e guarda interna das principais penitenciárias, em 1995, e não saiu até hoje?
ExcluirPor que a SUSEPE deixou de exercer essas atribuições?
Bolsonaro buuuhhh.
ExcluirPerguntar não ofende:Quantos presidios foram construidos no Brasil depois que o Temer destravou 1,2 bilhões e distribuiu aos Estados?Era verbas contigenciadas.
ResponderExcluirISSO É PARA BOTAR A TURMINHA MAMADORA DE CARGOS DO VICE. POBRE RS. MERECEMOS?
ResponderExcluirESSA REPUBLIQUETA PELOTENSE.
JOEL
Elegeram um idiota, agora aguentem.
ResponderExcluir1752
ResponderExcluirSalários miseráveis? Vem aqui para a planicie. É um baita salário. A maioria ganha 1.200 mais um vale refeição. E para trabalhar seis dias por semana!
A brigada, me desminta, quando o cara fica mais que tantas horas, tem uma baita folga remunerada. Talvez até merecida, mas confundir com a maioria absoluta que está mais apertada que rato em guampa?
Tais brincando.
Dudu é um piazão que nunca administrou uma empresa e acha que sabe alguma coisa, não sabe porra nenhuma, porque sempre viveu dos impostos dos contribuintes.
ResponderExcluirPuta que pariu o RS está ferrado com esses neófitos e pascácios, serão 4 anos remando contra a maré.
Mais do mesmo. Criar um monte de fgs em troca de votos na Assembleia. Dívida pública aumenta e o discurso demagógico também.
ResponderExcluirEnquanto Santa Catarina cresce, o RS não consegue sair do memesmo sistema
Quanto ao comentário de que a Brigada está atuando dentro dos presídios eu concordo que ela deve deixar de atuar, haja vista que não é atribuição constitucional da mesma.
ResponderExcluirA Brigada só passou a executar esta tarefa não creio que seja pir DIÁRIAS, mas sim para suprir a incompetência dos agentes penitenciários.
Concordo plenamente com o texto publicado, os problemas não serão resolvidos com a criação da dita SECRETARIA.
ResponderExcluirSim ... agora tem de dar emprego pros cabos eleitorais sem mandar embora os anteriores.
Tem petralha CC ainda mamando e não foi expurgado da administração estadual. Assim é facinho né ...
ResponderExcluirConcordo que a Brigada não deve trabalhar como carcereiros de presos.
Não é sua atribuição, mas creio que há anos executa esta atividade não para receber DIÁRIAS, mas talvez por incompetência da Susepe .
Concordo com o Oficial Superior de que esta SECRETARIA que o governo pretende criar não é a solução e sim com investimento e reeducacao dos possíveis. E encarceramento incomunicável dos sem remédio.
Comunista
ResponderExcluirO fornecedor das quentinhas agradece.
ResponderExcluirAnônimo, digano-nos por que mesmo a BM assumiu a direção e guarda interna das principais penitenciárias, em 1995, e não saiu completamente até hoje.
ResponderExcluirQual foi o problema com a SUSEPE para deixar de exercer essas atribuições legais?
Ele aprendeu esse modelo de gestao no curso de 16 horas em londres.
ResponderExcluirConcordo com o ANONIMO DE 26 dEZ AS 17.52, acrescento ainda, ao ¨choro¨, os ofiais superiores são muitto bem remunerados, e raramente avistamos um deles nas ruas, permanescendo em seus gabinetes
ResponderExcluirOs Oficiais Superiores são comandantes, chefes, diretores e gestores e não executores. A participação em ações e operações corresponde ao efetivo da tropa empregada. Por acaso se vê um Delegado Penitenciário fazendo escolta de preso?
ExcluirTá ai um setor que precisava ser privatizado.
ResponderExcluirQuerem privatizar, comecem pelo sistema prisional.
Pelos comentários, tem muito brigadiano mamador de diárias corridas do Presídio Central se doendo de ouvir umas verdades. Sinal de que Eduardo Leite está no caminho certo. E mais um ponto: querem criticar uma estrutura inútil do governo do Estado? Então defendam o fim da Casa Militar e do Tribunal de Justiça Militar.
ResponderExcluirPrivatizem o sistema prisional, mas antes privatizem a segurança do Palácio Piratini. Lá, até o servidor de cafezinho usa farda da Brigada Militar.
ResponderExcluiro coroné tem que tomar um chá contra a dor de cotovelo e aceitar que doí menos.
ResponderExcluirPrezado anônimo de
ResponderExcluir26 de dezembro de 2018 19:07,
a Brigada Militar assumiu o Presídio Central no governo Brito não por incompetência dos agentes penitenciários. Mas por incompetência dos nossos governantes.
ANTES da BM era comum apenas cinco ou seis agentes penitenciários assumirem o plantão dentro do presídio. Com a BM era comum ver 60 (SESSENTA) brigadianos assumindo os plantões (e muito bem armados).
Trabalhei no Central e sei do que estou falando.
Também trabalhei no IPF. Certa vez fiz um plantão SOZINHO com mais de 500 pacintes. Só não aconteceu uma desgraça por um milagre divino. Sozinho com 500 doentes mentais. E nunca apareceu por lá um Superintentedente, um Secretário, um Governador. O único governador que vi no IPF em mais de 30 anos de serviços foi o Pedro Simon, num domingo a tarde. O resto nem sabe que existe esta instituição (só na hora de nomear um amigo para os cargos de
CC ou algum função gratificada.
Se nestes 23 anos a BM nunca mais saiu do Central a culpa é dos governantes e NUNCA dos agentes penitenciários, que são o elo mais fraco desta corrente.