IPC-Fipe de setembro avançou apenas 0,39%,

O IPC-Fipe registrou alta de 0,39% em setembro, com leve desaceleração em relação ao mês anterior, quando houve alta de 0,41%, mas acima do resultado da terceira semana do mês, de 0,36%. Esse avanço veio alinhado com a projeção da mediana das expectativas do mercado (0,40%).

Dentre as aberturas, destaque para a queda dos preços de Habitação, grupo que registrou variação de 0,23%, contra uma alta de 1,12% no mês anterior, refletindo principalmente a baixa no preço de energia, que segue desacelerando conforme manutenção de patamar de bandeira tarifária. Já os preços de componentes do transporte avançaram na margem (0,59%), ante os dados de agosto (-0,42%), levando em conta a alta dos preços de gasolina e de etanol. No mesmo sentido, os preços de alimentação saíram da deflação (-0,49%) para uma alta de 0,08%, antecipando o movimento sazonal do grupo. O item Vestuário, por sua vez, desacelerou frente aos dados do último mês, registrando deflação de 0,20%, por conta da dissipação dos efeitos de entrada de nova coleção. 

Em doze meses, o indicador agregado acumulou expansão de 3,46%. Para o IPCA de setembro, que será divulgado na sexta-feira, esperamos uma variação em torno de 0,44%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/