Opinião do editor - A Constituição de 88 está apodrecida

A Constituição de 88 já deu o que tinha que dar.

É urgente refundar a República, o que exige a elaboração de nova Constituição.

O ideal seria uma Constituinte Exclusiva.

Já.

A Constituição de 88 formatou um regime político que é híbrido de parlamentarismo com presidencialismo, o que levou a sucessivos governos de coalizão, conduzindo ao toma-lá-dá-cá da corrupção parlamentar, partidária e empresarial, tornando permissiva a relação dos três Poderes, o que os levou a uma corrosiva mancebia.

22 comentários:

  1. Feita sob medida para favorecer corruptos, com as bênçãos do dr Ulisses, que os tubarões comeram e com a participação do Jim das Selvas, digo nelson Jobim, fazendo seus enxertos. Grande ministro da justiça de lulladrão!

    ResponderExcluir
  2. Caro Políbio
    Concordo. O maior mal deste pais é a sua Constituição, feita para proteger bandidos.
    Esther

    ResponderExcluir
  3. Exatamente Políbio.
    Essa constituição já nasceu errada.
    São inúmeras benesses garantidas que são impossiveis de serem cumpridas.
    Mas como se vai fazer uma nova constituinte se o protagonismo,com exceção de Bolsonaro e alguns outros,do discurso político é de esquerda,querendo manter esse status quo que está destruindo o Brasil?

    ResponderExcluir
  4. Esta atual constituição tem inúmeros vícios de origem, partes fraudadas, direitos demais sem ter a contrapartida, liberalidade demasiada com bandidos, é longa e não regulamentada e para piorar tem partes literalmente burras ou com má fé oculta nas entrelinhas. Só não ficou pior porque as esquerdas ainda não tinham o poder de fato. Tem tantas incertezas que enriqueceu inúmeros advogados para interpretar este monstrengo.

    ResponderExcluir
  5. Incrível como não nos acostumamos a viver em democracia. Os períodos democráticos, quando acontecem no país, fazem com que os saudosos se cocem. Se deixarmos que “evolua”, teremos algo incontrolável. Uma democracia se faz, e só se faz, respeitando as regras do jogo. Porque quem acha que precisa de uma nova Constituição cai em uma contradição: se não obedece a esta, mas quer uma nova, por qual razão ele obedecerá a nova? O problema da fala do general não é o seu conteúdo estrito, mas, sim, o simbólico que ela representa. Parece que ele quer testar o “sistema”. Machado de Assis tem um conto chamado "O Espelho – Esboço de uma Nova Teoria da Alma Humana". Quatro ou cinco cavalheiros debatem, uma noite, várias questões de alta transcendência. Quatro ou cinco? É que um deles, o quinto personagem, provinciano, capitalista, inteligente, não sem instrução, astuto e cáustico, não discutia nunca. Naquele dia se dispôs a discutir algo, só que “a discussão” era um monólogo: “Se me replicarem, acabo o charuto e vou dormir”. Pois é... Talvez o general esteja avisando: se me replicarem, acabo o charuto e vou dormir!

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvidas,a constituição de 88 foi um erro demagógico por excelência.
    Mais se preocuparam em agradar,após a ditadura,só que depois verificaram que foram demais ao fundo do pote.
    A constituição de 88 é um absurdo.

    ResponderExcluir
  7. Qorpo Santo a teria redigido melhor.

    ResponderExcluir
  8. MAIS UM MOTIVO PARA VOTAR NO MITO. E O PRÍNCIPE ESTUDOU O ASSUNTO A FUNDO. E TAMBÉM TEREMOS PARLAMENTARISMO COM DÓIS OU TRÊS PARTIDOS É VOTO DISTRITAL! AÍ NÃO TEM MAIS AMEAÇA COMUNISTA!

    ResponderExcluir
  9. Mais do que mudar, não pode haver brecha para bandido se safar. Bolsonaro 🇧🇷 Mourão neles.

    ResponderExcluir
  10. Além de ter sido substancialmente "remendada" e não emendada por "trocentas" P.E.Cs.; todas ao gosto do freguês (A ORCRIM que se assentou nos 3 poderes podres de Brasília)

    ResponderExcluir
  11. O editor é a favor que uma nova constituinte seja formatada por um grupo de "notáveis" indicados pelo governo Mourão, digo Bolsonaro?

    ResponderExcluir
  12. A CONSTITUICÃO PODE ATÉ AJUDAR

    MAS SÃO PESSOAS QUE PODEM MUDAR AS COISAS

    SE AS PESSOAS RESPONSABILIZAREM AS LEIS, ESTAREMOS FODIDOS!!!

    AS PESSOAS É QUE TEM QUE SER RESPONSAVEIS E RESPONSABILIZADAS.

    A MELHOR CONSTITUICÃO JÁ ESTA ESCRITA, AS TÁBUAS DA LEI.

    A INGLATERRA NÃO TEM CONSTITUICÃO ESCRITA, E PARECE QUE É BEM MELHORZINHO O PAIS DO QUE O BRASIL!

    A CONSTITUICÃO É UM AUXILIAR, ORIENTADOR GERAL.A BÚSSULA É O CARATER, OS PRINCÍPIOS MORAIS,CONSTANTES NAS "TÁBUAS DA LEI" SERIAM SUFICIENTES PARA ARRUMAR O BRASIL.

    ACONTECE QUE OS PRINCIPIOS,NORMAS MORAIS E PROCEDIMENTOS SÃO OS QUE SÃO ENSINADOS NA GLOBO, PELOS PROFESSORES PETISTAS, E O BRASIL ESTÁ SUJEITO A SUCUMBIR, PORQUE NENHUM POVO EM LUGAR NENHUM DEU CERTO SEGUINDO A CARTILHA DA SACANAGEM E DA ESCOLA DE LULA E SEUS QUADRILHEIROS.

    MOSTREM ALGUM.

    ResponderExcluir
  13. Para muitos esse modelo é ótimo ...

    ResponderExcluir
  14. Essa merda chamada de constituição de 1988, foi o maior erro de Brasil nos últimos 100 anos. Entregaram a chave do galinheiro aos ladrões de galinha. Gerações pagarão pelo Estado hipertrofiado, pelas castas das corporações, pelos conceitos ridículos como "função social da propriedade", protagonismo outorgado ao MP e judiciário, ambiente hostil ao empresário, etc...etc.... Essa bosta precisa ser sustituida "in totum" urgentemente, por outra, exclusiva, com rigoroso período de quarentena aos seus elaboradores. A sebenta que possuímos é o maior estrume legal chamada de constituição.

    ResponderExcluir
  15. Quer uma nova Constituição para o Brasil?! Pois aqui está uma sugestão, simples e suficiente, que não precisa de assembléias ou notáveis para ser construída:

    CONSTITUIÇÃO ÚNICA DO BRASIL

    Nível Essencial
    Art. 1º Deus, a Primeira Fonte, é o Um e o Dois.

    Nível Principal
    Art.2º Não mentir;
    Art.3º Não roubar;
    Art.4º Não matar.
    Parágrafo único. A não ser em caso de premente sobrevivência.

    Nível Preventivo
    Art.5º Não cobiçar;
    Art.6º Não abusar;
    Art.7º Não se apegar.
    Parágrafo único. A não ser em caso de evidente inconsciência.

    Nível Afirmativo
    Art.8º Fazer o que é bom;
    Art.9º Fazer o que é belo;
    Art.10º Fazer o que é verdadeiro.



    ResponderExcluir
  16. Carlos Edison Domingues15 de setembro de 2018 às 15:31

    POLIBIO Uma Constituição feita por quem iria se aproveitar dela se assemelha a quem arruma a cama para dormir. Tenho vergonha daqueles que se intitularam "constituintes" Tem que ser feita outra e homologada por um PODER CONSTITUINTE EXCLUSIVO. APROVADA A CONSTITUIÇÃO DISSOLVE-SE O PODER CONSTITUINTE E TODOS VOLTAM PARAS O TRABALHO PROFISSIONAL DE CADA UM. NO DIA EM QUE ISTO ACONTECER OS PODERES DO ESTADO PASSARÃO A MERECER RESPEITO DO CIDADÃO. Carlos Edison Domingues

    ResponderExcluir
  17. Não existe constituição que funcione com pessoas desonestas.

    ResponderExcluir
  18. Desde 1889 nenhuma constituição durou muito.

    ResponderExcluir
  19. CONCORDO!
    Com exceção da parte que diz respeito a fragmentação do Brasil, o resto das tais cláusulas pétreas devem ser extintas ou veremos federações da Mãe Pátria em formas criminais das mais variadas, com somente instituições nas folhas de pagamentos, apenas, mas de fato nada mais, sem os tais "serviços públicos" na segurança e justiça.

    ResponderExcluir
  20. mas nossa (des)constitução é nova, tá virando balzaca..
    o que dizer então da constituição dos "malditos yankees"..

    ResponderExcluir
  21. A Constituição dos Estados Unidos data de 1789, foi alterada 27 vezes com emendas. As dez primeiras emendas, conhecidas coletivamente como Bill of Rights ( “ Carta de Direitos ” ), oferecem proteções específicas de liberdade individual e de justiça, além de restringir os poderes do governo. Com sete artigos e vinte e sete emendas, é a mais curta Constituição escrita em vigor. Porquê não usamos a nossa Constituição Primeira e fazemos as Emendas necessárias como fizeram os Americanos? Porquê nós brasileiros a cada pouco temos que reescrever uma nova Constituição com interesses escusos, sempre visando a safadeza dos parlamentares e com um Congresso corrupto e a maior parte deles são analfabetos ou semi-analfabetos.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/