Os dois únicos presidentes que foram economistas quebraram o Brasil

O economista Paulo Guedes, presuntivo ministro da Fazenda de Bolsonaro, disse ao jornal El País por que não acha que seu candidato precisa ser um expert em economia:

- Qual é o presidente que entendia de economia? O Sarney fez as maiores atrocidades, fez planos bolivarianos. O FHC é um sociólogo que não tinha a menor noção do que era o Plano Real. Lula entendia alguma coisa de economia? Ou só assinou uma carta aos brasileiros e seguiu a política anterior? Dilma, que era economista, fez uma tragédia. Qual é a novidade de Bolsonaro não conhecer economia?

Paulo Guedes poderia ter ido mais longe:

- Os dois únicos economistas que presidiram o Brasil foram Fernando Collor e Dilma Roussef. Ambos quebraram o País e foram postos para fora. São os dois únicos ex-presidentes que sofreram impeachment.

E até mais:

- Quem tirou a economia do desastre deixado pelo economista Collor, criando o Plano Real, foi um sociólogo, Fernando Henrique, e quem inverteu a curva da pior recessão da história (-9,5% no PIB, no acumulado 2015/201) herança maldita deixada pela economista Dilma, foi um engenheiro, Henrique Meirelles. 

8 comentários:

  1. Bueno, absolutamente verdade !!

    ResponderExcluir
  2. Bem, se é pre generalizar a esse ponto, deverias falar sobre o que os militares fizeram quando estavam no poder???!!!

    ResponderExcluir
  3. Quem implantou o Plano Real foi o presidente Itamar Franco e, além de Fernando Henrique Cardoso, Rubens Ricúpero e Ciro Gomes (ele mesmo!) foram ministros da Fazenda.

    ResponderExcluir
  4. Sou igualmente economista, mas acho que Guedes fala muito, economista na condição de técnico fica restrito a Ciência Econômica e não sai por ai falando atoa.

    ResponderExcluir
  5. Mais respeito editor. A 'mulher sapiens', digo, Dilma, é economista com doutorado em operação de máquinas de desentortar bananas e de estocar ventos alíseos. Também é especialista em mandioca, tuberosa que considera uma das maiores conquistas do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Isso mostra em primeiro lugar, a extrema incompetência das nossas universidades em termos de conhecimento. Todo aluno que termina a faculdade, antes de receber o diploma teria que fazer o exame do proefeciência.
    Em segundo lugar os dois são Ph D em roubar, formar quadrilhas etc...

    ResponderExcluir
  7. Políbio, e o Meirelles ainda se acha o bom, KKK...
    Ele pode ser bom para os banqueiros.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade o Plano Real foi lançado no governo de Itamar Franco em 1994. E mais, depois dos presidentes militares, de 1985 para cá, dá para dizer com segurança: este, Itamar Franco, não roubou. Alguém põe a mão no fogo pelos demais civis?

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/