Índice de confiança do consumidor cai e do comércio aumenta


O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado há pouco pela FGV, recuou 0,4 ponto na passagem de julho para agosto, alcançando 83,8 pontos e permanecendo abaixo do nível neutro, de 100 pontos. O movimento refletiu a retração de 2,7 pontos do componente de situação atual, compensando o aumento de 1,1 ponto do índice de expectativas. Por outro lado, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), também divulgado há pouco pela Fundação, atingiu 89,9 pontos, após ter avançado 1,1 ponto neste mês. Esta é a primeira alta do indicador desde março, mas ainda se mantém abaixo do patamar neutro. O movimento altista se deve ao avanço de 2,8 pontos do componente de expectativas enquanto o índice de situação atual recuou 0,8 ponto. 

Assim, o conjunto de indicadores já conhecidos é compatível com um quadro de expansão bastante moderada do PIB neste terceiro trimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/