Steven Levitsky, brazilianist, autor do livro "Como as democracias morrem".
O senhor cita no livro alguns critérios que permitem identificar um político autoritário. Algum dos candidatos à Presidência no Brasil se enquadra nessa categoria?
Não sou especialista em política brasileira, mas fizemos uma investigação e constatamos que sim, que Jair Bolsonaro (PSL) se revela como potencialmente autoritário.Ele já se manifestou a favor da ditadura militar, já pediu o fechamento do Congresso, disse que pretende governar com as Forças Armadas, questionou a legitimidade do sistema eleitoral. Para mim, são evidências de que não está comprometido com as regras democráticas.
O que explica o apelo popular de tantos líderes autoritários?
O Brasil é um bom exemplo. Vocês enfrentam ao mesmo tempo uma tremenda crise econômica e a pior crise de corrupção que já se viu numa democracia. É uma tempestade perfeita.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Mais um imbecil que confunde autoridade com autoritarismo.
ResponderExcluirCorreto.É exatamente isso. Pelo visto, o cidadão que o classifica de autoritário, informou-se muito mal. E assim tem muitos mas, acredito eu que os racionais são em maior número. Um grande abraço a todos.O BEM VENCERÁ O MAL!
Excluirdemocrata para ele é o Lula!
ResponderExcluirEntão ...
ResponderExcluirMelhor JAIR se ACOSTUMANDO com o autoritarismo.
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Pois se Bolsonaro é autoritário,melhor ainda,pois de presidentes lenientes,macios,trambiqueiros,estamos fartos.
ResponderExcluirO dito brasilianist esqueceu de dizer que Bolsonaro,apesar de autoritário,também não roubou,nem rouba.
O jornal também poderia entrevistar Dona Chiquitinha do Cafundó,sobre suas impressões de Bolsonaro.
Poderia entrevistar também o Centrão do Alckmin.
O que será que diriam?
Adivinhação nada difícil.
Ótimo sinal, não precisamos de frouxos e nem de desonestos no governo ,os quais nos levaram ao caos e a decadência nos últimos 20 anos.
ResponderExcluirPior crise de corrupção que já se viu numa democracia, criada pela pelegada comunista do PT, mas esse cara um baba-ovo e capacho desse movimento globalista e comunista. Deve ser mais que, quando Trump foi eleito, se rasgou todo e rolou no chão.
ResponderExcluirComo surgem especialistas quando os vagabundos começam a ver suas vidas faceis ameaçadas. Quanto mais propaganda anti bolsonaro..mais tenho a certeza que meu voto ira para ele. Esse Brazilianista deve ser que nem os Americanistas da Globo...não descansam em monitorar o Trump...como se ele estivesse muito preocupado com o que eles pensam.
ResponderExcluirQto a crise de corrupção, sendo a maior numa democracia, ocorreu no governo do partido que pregava a ética e a honestidade na política.
ResponderExcluirSteven LEVITSKY... Tá explicado!
ResponderExcluirSei cara não entendi da política brasileira, então não pode dar crédito no ele está faltando. Vai dá pitaculo no seu país
ResponderExcluirTá! e daí?
ResponderExcluirBalela, "não sou especialista em política brasileira", mas o Bolsonaro pode ser um ditador, conversa "prá boi dormir", mais um estrangeiro a dar pitaco em nosso País, DITADURA mesmo é o que a esquerda, leia-se, PSDB e aliados, PT e "chorumes", PDT e outros, querem implantar no Brasil. Quem viver verá.
ResponderExcluirmmeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee PTISTA ISENTÃO detected!!! Eh prática comum da facção comunista usar de PSEUDO ESPECIALISTAS para construir FALSAS premissas. Por que ele não apontou os FEITOS autoritários dos governos Lullopetistas???? A tentativa de CENSURA no meio de comunicação!!! A destruição da nossa cultura com a reforma Ortográfica e o programa Patria Educadora!!! Os amigos do rei com os empresempré do BNDES!!!!
ResponderExcluirO CANALHA AMERICANO GLOBALISTA É CO PARTIDO DEMOCRATA, AQUELE CUJO DONO É SOROS! "NÃO SOU ESPECIALISTA" MAS BOLSONARO É AUTORITÁRIO!!!!
ResponderExcluirLULADRÃO, BANDILMA, PT, PSOL, COMUNOFASCISTAS SÃO DEMOCRATAS NÃO É?
MAIS UM CARA DO SISTEMA DA NOM QUERENDO COLOCAR UMA FAKE NEWS!
Sobreviver a tormenta quer dizer continuar com os mesmos, o mecanismo continua, as meia verdades continuam, os contribuintes sendo palhaços continuam, vivemos numa democracia de fachada onde corporações tomaram conta, o Estado de direito é para a maioria dos brasileiros, alguém tem que combater esse politicamente correto!
ResponderExcluirArtur Nogueira diz:
ResponderExcluirÉ obvio que o esquerdista Steven Levitsky veio para detonar JB.
Está cumprindo o papel dele. Amicíssimo de Obama e família Clinton-Hillary.
Veja as entrevistas desse "intelectual" à respeito do governo do PT (Lula/Dilma) e também à respeito de Trump.
Cada vez mais difícil a esquerda vender seu peixe podre.
DESCOBRIU A PÓLVORA O PETRALHA ESCRITOR
ResponderExcluirELOGIOU A REVOLUCÃO DE 64: PONTO PARA BOLSONARO
SE DISSE QUE É A FAVOR DE DITADURA MILITAR, EU NÃO VI NEM OUVI BOLSONARO FALAR ISSO MAS SE FALOU É O QUE 65% DO POVO QUER OUVIR, ORDEM SEGURANCA
TENTAM DIZER QUE ERA DITADURA, SE FOSSE DILMA E OUTRAS CRIATURAS NOCIVAS NÃO ESTARIAM VIVAS HOJE CAUSANDO DANO AO PAÍS.
NAS CIRCUNSTÂNCIAS ATUAIS NÃO HÁ OUTRA SAÍDA, ALKMIN COM SEUS BONS QUADROS ADMINISTRATIVOS DEVE ESPERAR BOLSONARO BOTAR ORDEM NO GALINHAIRO ESCULHAMBADO PELOS BANDIDOS DE LULA , O AMERICANO FALA A FAVOR DE LULA E BANDIDOS.
FALTA COM A VERDADE, SE DESMASCARA
XÔ XÔ,GO.....GO...
BOLSONARO = ORDEM = PROGRESSO = FAMILIA
ResponderExcluirGRINGO PETRALHA IDIOTA,DIZ QUE NÃO ENTENDE E VEM DAR PITACO?
ResponderExcluirVA A CUBA QUE O PARIU
Me parece que o seu Steven, brasilianista, já não tem recebido livros do Brasil há muito tempo(o que é compreensível, devido a falência cultural do Brasil), bem como deve receber notícias totalmente estapafúrdias e tendenciosas (ex.: notícias de fontes como a Rede Globo, Record e Band e similares). Daí entendemos que o seu Steven, está totalmente fora do atual contexto civilizacional Brasileiro.
ResponderExcluirEntão, a antítese seria:
1. Bolsonaro é Autoritário: não seria Bolsonaro uma pessoa que, por sua formação, usa de forma contundente a vocação da autoridade ? - Ao contrário da bandalheira que se espalhou pelo Brasil, onde já não mais há ordem nem civilidade, em todas as classes sociais ? Onde bandidos tem todas as regalias, e as vítimas são reprimidas violentamente (inclusive pelo Estado?). E onde a ordem das leis está totalmente tendenciosa, sempre abrindo exceções para espertinhos, corruptos, aos chefões e escumalha do crime organizado, e a quem mais queira se aninhar nos escalões do poder do Estado?
2. A favor da Ditadura Militar: não houve Ditadura no Brasil, ao contrário uma Ditadura mesmo, e Comunista, já estamos em curso desde Sarney/FHC até Lula. O que de fato houve no Brasil, foi uma contra revolução, que depois voltou alterada com características de não ser mais armada, mas de cunho revolução cultural (o que é muito pior, pois extermina qualquer civilização, e ainda estamos sob risco).
3. Fechamento do Congresso - diria também do STF, é uma alternativa séria, tem que se reformar(reconstruir) as instituições, tem que ser com uma reforma completa do Congresso e do STF(inclusive arrumar e resumir a constituição). O Brasil precisa disso. O que ele certamente quiz dizer é MENOS ESTADO !!! o que per si vai contra um Totalitarismo...
4. Governar com as forças armadas, seu Steven: vivemos num país com mais de 60.000 homicídios por ano, fato que em nenhuma guerra atual conseguimos ver mais mortes. Seu Steven se não usarmos de autoridade, continuaremos sob o jugo do Crime Organizado, de bandidos, corruptos, e de bandidos, que sob pretexto de serem vítimas da sociedade, se armam e saem pelo país roubando, matando, traficando, contrabandeando armas, e depois comandando o Crime Organizado. E o comunismo desde Sarney, FCH e Lula, só aumentaram o poder dos bandidos e criminosos, a tal ponto que alguém precisa limpar o país, isso é serviço de forças armadas, pois nas atuais circunstâncias o cidadão comum não tem condições de assumir esta responsabilidade.
5. Sistema eleitoral: no Brasil, está completamente corrupto, uma urna eletrônica totalmente fraudável, sem nenhuma garantia (inclusive na totalização dos votos), sem nenhuma ferramenta de re-contagem ou de auditoria de voto a voto, é um sistema que não têm nenhuma sustentabilidade, e só pode levar a fraudes, onde meia dúzia de espertalhões se fecham numa sala e determinam a totalização dos votos(como houve em 2014). A Extinção do TSE é fundamental, não se pode deixar a democracia do país nas mãos de meia dúzia de juízes, ou então não é democracia, onde o Voto(e sua totalização) não é respeitado.
6. Democracia: muitos falam, falam, falam, mas não entendem que Democracia é o poder do povo, e em nome dele deve ser exercido, a concentração de poder em Brasília(no Estado Centralizador) é a maior prova de que NÃO vivemos mais uma democracia. Democracia é o governo dividido por todos, em todos os mínimos distritos, e exercido lá em cada município e estado, o que gera pluralidade e representatividade democrática saudável num país, então deixando Brasília(Estado) controlar tudo, quer dizer que já não estamos mais numa democracia.
Falar em crise econômica e corrupção, é apontar efeitos, então é preciso corrigir os causas.
É seu Steven, precisa estudar mais...
E legal é o Lula (que seria o cara), a Dilma, a Hilaria Clinton ou o Obama esquerdopata? Quem sabe o bobalhao do Justin Trudeau no Canada?
ResponderExcluircomo ele afirmou:Em momentos assim é muito comum a aparição de populistas que prometem limpar o sistema, combater a classe política. Resulta atrativo para a população. O desafio do Brasil é sobreviver à tormenta sem eleger um autoritário. Tivemos o Collor, o Lula e a Dilma e agora o Bolso...culpa de quem? Do eleitor a procura de um messias..e doo sistema podre da escolha dos candidatos.
ResponderExcluirJoel
BOLSONARO = ORDEM = PROGRESSO = FAMILIA = BRASIL LIVRE.
ResponderExcluirEsse Steven teme possíveis anti-semitas.
ResponderExcluirTem gente que não aprende e acha que somos manés.
ResponderExcluir