STF retoma hoje redução do foro privilegiado para deputados e senadores

Os casos da Lava Jato que já estão no STF, continuarão ali, mas depois da decisão de hoje, novas ações irão para o juizado singular.

O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quarta-feita o julgamento sobre foro privilegiado, para deputados e senadores em casos penais.

Até o momento, há maioria de oito votos a favor, portanto faltam as manifestações de três ministros.

No entendimento da maioria, os parlamentares só podem responder a um processo na Corte se as infrações penais ocorreram em razão da função e cometidas durante o mandato. Caso contrário, os processos deverão ser remetidos para a primeira instância da Justiça. O voto majoritário também prevê que o processo continuará na Corte se o parlamentar renunciar ou para assumir um cargo no governo após ser intimado para apresentar alegações finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/