Estamos saindo da era da escassez para entrar na era da abundância, diz João Satt


A foto é de Marco Quintana, Jornal do Comércio.

Nesta entrevista de três páginas que concedeu ao bastante razoável caderno doc do jornal Zero Hora, o publicitário gaúcho João Satt descreve o futuro com empolgação. 

Leia o texto e a inteligente entrevista feita por Marcel Hartmann:

Aos 61 anos, o publicitário e estrategista de marcas diz que novas tecnologias como robôs, análise de dados para a compreensão de gostos e inteligência artificial vão mudar radicalmente a sociedade. Fascinado, argumenta sobre as acentuadas diferenças geracionais verificadas hoje em dia e sobre a necessidade de inovação das empresas, sob o risco de desmoronarem. Ele recebeu GaúchaZH no G5, uma das principais agências de publicidade de Porto Alegre. Na empresa, mantém um núcleo de inteligência para pesquisar tendências, com o objetivo de posicionar instituições em novos cenários. 

(...) 

O senhor fala que passamos por uma crise de consciência e que estamos "gerundiando". O que quer dizer com isso?
O "gerundiando" tem muito a ver com o "ing" do inglês. "I'm doing", "I'm trying" (estou fazendo, estou tentando). Revela que estamos indo, você não está onde você estava, mas ainda não chegou aonde quer, ou seja, está se deslocando. Isso tem a ver com a transitoriedade que vivemos atualmente, que fala de forma muito direta com o que (o sociólogo Zygmunt) Bauman preconizou no livro A Modernidade Líquida. As formas começam a perder forma, começam a se transformar em algo que só o tempo mostrará aonde vai chegar.

CLIQUE AQUI para ler tudo, mas preste muita atenção ao conteúdo, porque ele pode parecer texto para iniciados. Não pisque enquanto estiver lendo.

17 comentários:

  1. Tem que matar o PT para o Brasil começar a crescer. Povo burro,burrão,ignorante,levando ferro dos petistas e dando votos para esta quadrilha de demônios nazistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Quanta maluquice! Calma menina!!! Kkkk

      Excluir
  2. Que monte de asneiras...

    ResponderExcluir
  3. zzzzzzzzzzzzzzzz....

    o ultimo que prometeu "abundancia" pedindo pra brasileirada comprar sem parar acabou quebrando o Brasil e agora esta na cadeia...

    e deixou um monte de mané que achava que tinha ficado rico com a gaveta cheia de carnê de pagamento pra quitar...

    o cara é publicitario, ia dizer o que?

    que estamos numa pior?

    ResponderExcluir
  4. FAÇANHA, o ADVOGADO do POVO.6 de maio de 2018 às 19:20

    SÓ PODE SER DA PINEL!

    ResponderExcluir

  5. Será que o serviço de clipagem do Palácio Piratini, informou isto ao Polenta

    ResponderExcluir
  6. Tenho a mesma idade do autor... e só blablabla...é muito fácil ser Z de Zen quando se tem uma casa confortavel para morar, filho unico, colegio bom e shoping para passear...e dois pais que trabalham para lhe proporcionar renda.. Mas a geração X como eu fui na escola descalso, em minha casa tinha nove irmãos e só conhecia um pedaço de carne aos domingo...matava rolinhas para fritar e pegava peixes no corrego para comer...Cuidado com essas conclusões faceis.. a tecnologia é maravilhosa...hoje depois de ir à escola descalço hoje sou engenheiro e a minha empresa de 20 funcionariops faz o serviço que se exigia 400 funcionarios há 50 anos atrás...por causa das maquinas,,,as maquinas são maravilhosas mas não o homem, que continua a ser o lobo do homem...um pouco de sensatez faz bem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara está bem de vida e fica dando palpites sobre tecnologia e tendências. Pergunta para um garoto e seu futuro está no celular. Sem os pais estariam catando comida no lixo.

      Excluir
  7. Somente em 2021 ou 2022

    ResponderExcluir
  8. Venda de teorias novas que oferecem maravilhas e a curto prazo ocorrem em tooodas as áreas.

    ResponderExcluir
  9. Venda de teorias novas que oferecem maravilhas e a curto prazo ocorrem em tooodas as áreas.

    ResponderExcluir
  10. Na verdade, estamos em plena era da insensatez.

    ResponderExcluir
  11. Vamos ao que interessa sem blá blá blá:
    Os Shoppings calculam que vai demorar 4 anos para recuperar lojas e lojas que fecharam e voltar ao patamar de anos atrás quando o LULA ADMINISTRAVA O BRASIL.
    O resto é conversa fiada

    ResponderExcluir
  12. Se dependermos dessa nova geração para alguma coisa estamos fudidos. É a maior geração de pau molengas da história. Alguém tem que bancar.

    ResponderExcluir
  13. Realmente aqueles que não derem atenção ao que foi escrito poderão vir a ser pessoas abundantes.

    ResponderExcluir
  14. Aquela nova tecnologia que você está usufruindo é o trabalho de bancada nos laboratórios de dezenas de cientistas. Não tem nenhuma máquina, computador, "inteligência artificial" que faça esse trabalho. O que tem evoluído muito é a tecnologia das comunicações que é uma aplicação de uma tecnologia, não a tecnologia em si. Não cria um novo medicamento, não descobre e trata uma nova doença, não cria um novo computador ou um novo telescópio, não produz carros, soja, nem cria gado ou qualquer tipo d alimento. Tem muito dinheiro sendo desviado para essa ïnternet da coisas", ToI, que não são outra coisa que plataformas de comunicação, de negócios mas não cria nada. O que aconteceria se você ficasse sem celular? Nada, rigorosamente nada! Você pode viver sem comida? Brasil é um pais atrasado em termo de tecnologia e aplicando dinheiro, por exemplo, na área ambiental, que não tem nada ver!

    ResponderExcluir
  15. isso ai e` outro vagabundo criador de comunista

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/