Opinião do editor - A Lei Antivandalismo vale também para o Saint Patrick's Day de Porto Alegre

A tese segundo a qual é melhor liberar quando não é possível controlar, conduz ao desrespeito civilizatório. Sempre é possível exercer a autoridade pública e fazer prevalecer o império das leis.

A foto ao lado foi da festa de 2017, fim de noite, rua Padre Chagas.

Tem que prestar atenção no que diz este sensato, moderno e civilizador promotor do Meio Ambiente, Alexandre Saltz, a propósito da insistência de alguns bares em realizar nas ruas de Porto Alegre as frestas do Saint Patrick's Day, neste sábado:

 – Todos os bares que solicitaram eventos têm alvarás para fazer a festa dentro dos limites do seu estabelecimento. Por que não fazem? Eles querem eventos na rua, mas aí começa o conflito com a vizinhança.

Saltz falou para o jornalista Paulo Germano, Zero Hora.

O promotor ensinou mais:

– Qualquer festa de Saint Patrick's Day, em outros lugares do mundo, termina às seis da tarde. Há uma consciência cidadã das pessoas em relação à utilização do espaço público. Aqui, o mais razoável seria que a festa ocorresse nos locais aptos para isso, que são as casas de diversão.

A prefeitura está disposta a ceder, argumentando que "a aglomeração de pessoas ocorrerá espontaneamente nas ruas, mesmo que o poder público tente evitá-la.]

A Lei Antivandalismo, aprovada ontem pelo prefeito Marchezan Júnior, deixa claro que ninguém vai continuar fazendo o que bem entende nas ruas de Porto Alegre. 

CLIQUE AQUI para examinar mais fotos do escracho causado pela festa do ano passado na rua Padre Chagas: gente urinando na rua, vandalizando propriedades públicas e particulares, espargindo toneladas de lixos, prejudicando o trânsito e impedindo o descanso dos moradores.

28 comentários:

  1. CHAMO A ATENÇÃO DO EDITOR PARA UM DETALHE: É PROIBIDO VENDER BEBIDA ALCOÓLICA PARA MENORES DE 18 ANOS.

    ResponderExcluir
  2. Marchezan é só marketing papo furado. Se preparem para serem ferrados pelo AUMENTO DE 1000% do IPTU bem no fimzinho do ano. Brazil pais de tollos. IPTU SE AUMENTAR NAO VAMOS PAGAR!!

    ResponderExcluir
  3. festinha de merda, típica de coxinha, modinha importada dos viralatas q se prestam a cortejar a elite e comem o almoço na calçada eheheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os mortadelas nan irão porque precisa pagar o consumo.

      Excluir
    2. Os mortadelas não irão porque precisa pagar o consumo.

      Excluir
    3. Me orgulho muito de ser cozinha, na realidade nós é que fazemos a diferença realmente mudamos este país. Enquanto os mortadela sem noção apoiavam os desgovernos corruptos e insanos do PT, nós coxinhas aos milhões fomos às ruas e tiramos estes corruptos do poder, portanto temos motivo realmente para valorizar os nosso trabalho em prol da nação.

      Excluir
    4. Mortadelas nem gente são.
      Festa de mortadela é carro com som no talo ouvindo funk e tomando uísque do Paraguai com energético vagabundo.

      Excluir
  4. Um evento desses requer preparação, caso contrário vira esculhambação.

    ResponderExcluir
  5. acho sensacional esse negocio de comemorar dia de santos com bebedeira, algazarra e clima de "como se nao houvesse amanhã"...

    tudo a ver com o proposito da festa, não?

    Qualquer festa de Saint Patrick's Day, em outros lugares do mundo, termina às seis da tarde.

    mas nessepaiz tudo vira bagunça, tudo tem seu sentido ou conceito deturpados e avacalhados...

    basicamente avacalhamos qualquer coisa...

    vejam no que se transformou o cachorro-quente em terras brasilis...

    voce encontra hot-dog com varias salsichas, com beterraba ralada, com repolho, ja encontrei um ate com molho de frango ensopado e pela internet tem um que vai alcatra, bacon e frango!!!

    e "Temaki" de estrogonofe?

    onde mais poderia haver combinação gastronomimca mais bizarra senão no Brasil?

    ResponderExcluir
  6. sem contar que provavelmente muito mais da metade dos festeiros nao tem a menor ideia do que estão "comemorando"...

    ResponderExcluir
  7. então tem que valer tb para a cidade baixa!
    quantidade de traficantes flanelinhas, mendigos, moradores de rua, pedintes, assaltantes e rafuagem esta inacreditável!
    deveriam proibir o consumo de bebida alcoolica nas calçadas, fora dos bares.
    A prefeitura mto eficiente em multar proprietarios por ausencia de rejunte nas calçadas, mas o entupimento de lixo que ocorreu nos bueiros por causa do carnaval a prefeitura nao faz nada!
    5 min de chuva na cidade baixa alaga meio metro de agua!
    um absurdo o descaso com a cidade baixa!
    pré carnaval carnaval pos carnavalr carnaval de inverno, vao pro inferno!

    ResponderExcluir
  8. Quem comemora essa festa sao exatamente os eleitores do prefeito. Duvido q ele faça algo quanto a isso. Bunda mole. Mas se fosse meia duzia de favelados que estão sem agua a uma semana e trancam uma rua pra chanar atenção o prefeito ia mandar descer cacete e multaria ainda.

    ResponderExcluir
  9. Aqui no Brasil não dá para ter festas como esta. Deve ter tolerância zero para tudo quanto é tipo de comemoração. No Brasil não há respeito para nada.

    ResponderExcluir
  10. Toda chinelagem tem que ser tratada como é, como chinelagem!

    ResponderExcluir
  11. Esta lei devia valer também para este "prefeitim" que esburaca toda a cidade, não limpa as praças e parques , deixando a cidade mais feia do que já é!

    ResponderExcluir
  12. eu vejo os japoneses no brasil muito calados, e` fato que eles nunca gostaram do pt e lula, ao que o pt os perseguiu a colonia japonesa brasileira

    ResponderExcluir
  13. Como é num recanto burguês da cidade, a lei é mais branda. As coisas acabam se acertando. Danem-se os vizinhos, diriam eles. Se fosse numa vila periférica, a conduta seria outra.

    ResponderExcluir

  14. O poder público é inerte em muitas questões.

    Tem gente morando nas ruas e passando fome, outros morando nas invasões em barracos sem a menor condição.

    Ruas esburacadas, sem limpeza e capina.

    E o IPTU a milhão.

    Fiquem felizes caros endinheirados, esta festa de vocês é uma vez ao ano, aqui no morro tem baile funk quase todo fim de semana e não dá para reclamar.
    Mas acreditem, em breve este pessoal vai descer o morro e aí eu quero ver vocês reclamarem.
    Este problema não dá votos, motivo pelo qual não é noticiado, somente quando alguma empresa de telecomunicação está com a audiência baixa, faz alguma reportagem, afinal de contas, o jornalista Tim lopes da Rede Globo, foi morto durante uma reportagem investigativa sobre um destes bailes funk.

    ResponderExcluir
  15. Bares deveriam ser removidos para bairros isolados, onde não houvessem residências. Os comerciantes sempre passam o ônus aos cidadãos da área . Querem os lucros, os incomodados que se retirem. As prefeituras teimam em aprovar zonas mistas, misturando comércio e residências , com prejuízo evidente às residências . É a política da arrecadação e os incomodados que se mudem.

    ResponderExcluir


  16. "A tese segundo a qual é melhor liberar quando não é possível controlar, conduz ao desrespeito civilizatório. Sempre é possível exercer a autoridade pública e fazer prevalecer o império das leis."

    Bonito o discurso, caro editor.

    Eu quero ver, é o poder público subir o morro e terminar com o baile funk nos finais de semana.

    O poder público é muito eficaz no recolhimento de impostos, o resto empurra com a barriga.

    Alguém já viu o sistema de dados da Receita, dar pau?

    Ou que deixaram de recolher impostos por que o sistema caiu?




    ResponderExcluir
  17. Políbio, obrigado pelo sensato comentário sobre os abusos desta festa.

    Abraço.

    Enio Meneghetti

    ResponderExcluir
  18. Não, a festa de St Patrick não termina às 6 da tarde em outros países. Frequentei essas festa por vários anos quando morava na Suiça e terminava tarde, beeem tarde, mas claro que tudo com ordem, alegria, entusiasmo com ordem ... aiai ... era maravilhoooso!!!!!

    ResponderExcluir
  19. sambista tem que ser tratado como marginal

    ResponderExcluir
  20. Polibio,

    A ideia é excelente. Porém muitas leis que estão em vigor também são, mas o problema é fazer cumprir. Ir para a frente da mídia e divulgar somente não adianta. Dar o exemplo e fiscalizar é vital para funcionar qualquer lei.
    Fico muito irritada quando existe greve e não consigo chegar a tempo ao trabalho. Neste blog foi falado em o Prefeito dar o exemplo. Consultei as fotos no site do SIMPA e realmente encontrei Coordenadores e chefes engrossando os movimentos grevistas.

    https://farm5.staticflickr.com/4404/35782667554_62af731a3d_b.jpg

    A servidora do meio é Coordenadora em uma FG7 na SMA. A foto no site fala tudo. Nem precisa explicar.

    ResponderExcluir
  21. o problema é que se as autoridades fizerem algo, o mesmo MP poderia vir com tudo pra cima alegando possiveis "abusos"...

    nesse país voce precisa fazer malabarismos e milagres, como por exemplo, a policia dominar um sujeito sem fazer uso da força, sem usar teaser, sem usar spray de pimenta ou qualquer outro metodo "truculento"...

    como se dispersa uma multidão alcoolizada? - pra ficarmos só na droga oficial...

    na base do falatorio?

    ai, só nos filmes do Chips, que alem de prenderem meliantes sem darem um unico tiro, ainda davam uma lição de moral no bandido - que milagrosamente acatava a sugestão da dupla de policiais e largava a vida do crime...

    ah, os filmes...

    ResponderExcluir
  22. Festa babaca, brasileiro não tem personalidade mesmo, importa até as festas dos outros é dia das bruxas é saiant patrick´s é um zé povinho mesmo.

    ResponderExcluir
  23. Como residente da Republica da Irlanda(Eireann), casado com uma Irlandesa, posso dizer com propriedade.

    Nada mais jeca que dia de São Patrício em Pindorama.

    Fernando

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/