O Indicador Movimento do Comércio, divulgado ontem,
apontou que as vendas no varejo brasileiro subiram 0,2% ante dezembro, após o
recuo de 7,7% na leitura anterior, na série livre de efeitos sazonais. O índice
é construído a partir do volume de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC,
por parte de empresas varejistas. Os dados já divulgados até agora sugerem que o volume de vendas do comércio varejista apurado pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC-IBGE) avançou 0,8% no primeiro mês do ano (no conceito restrito), devolvendo parte do recuo de 1,5% registrado em dezembro, na margem.
Na comparação interanual, houve aumento de
9,7%, levando o indicador a acumular expansão de 2,6% em 12 meses, a maior
desde janeiro de 2015 nessa base de comparação.
Na abertura por categorias, os
destaques ficaram por conta de “móveis e eletrodomésticos” e “tecidos,
vestuário e calçados”. Já os segmentos de “supermercados, alimentos e bebidas”
e “combustíveis e lubrificantes” avançaram em ritmo mais moderado.
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