Governo gaúcho tem pronta ADI para abolir restrições às vendas de estatais

A proibição constitucional só atinge CEEE, CRM, Sulgás, Banrisul e Procergs. A inclusão no texto da Constituição do Estado foi iniciativa do PDTe PT, mas apoiada pela maioria.

O procurador Euzébio Ruschel disse ontem que a PGE já finalizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que o governo gaúcho ajuizará no Supremo Tribunal Federal para questionar a legalidade da Emenda Constitucional que determina a realização de consulta plebiscitária à população sobre a venda de estatais pelo Poder Executivo.

O ajuizamento só depende de ordem do governador Sartori, o que poderá acontecer depois do feriadão.

Durante a convocação extraordinária desta semana, o governo fracassou com aas propostas de aprovar uma dispensa de consultas à população sobre as vendas de Sulgás, CEEE e CRM.

14 comentários:

  1. Era só fazer o plebiscito.

    ResponderExcluir
  2. Quer discutir a constitucionalidade de uma PEC aprovada 15 anos atrás?

    Inconstitucional é querer burlar a democracia, indo contra a vontade da população e do parlamento. Faça plebiscito ou aprove a PEC, estes são os instrumentos democráticos à que os corruptos não querem se submeter.

    ResponderExcluir
  3. Se o RS tivesse uma imprensa DE FATO vigilante e crítica, jamais teriam colocado essa amarra constitucional de exigir plebiscito para venda de estatais.

    O patético nesse história é de que não há essa absurda exigência para se criar estatais, bastando ao governante de plantão o canetaço para isso, sem qualquer espécie de consulta à população.

    Mas esperar o quê de uma imprensa que privilegia o futebol como a coisa mais importante para os gaúchos ? Basta ligar o rádio e sintonizar, por exemplo, a Rádio Gaúcha: só falam em política e economia quando a grande maioria da população está trabalhando e não pode ouvir rádio para se informar. No restante dos horários, é só futebol !

    ResponderExcluir
  4. Polibio,
    Eu tenho me posicionado há tempos do absurdo da restrição, absolutamente inconstitucional!
    No caso de uma crise grave numa dessas estatais - presente caso da estrovenga CEEE - um govetno nada poderá fazer, exceto ficar de braços cruzados aguardando passivamente o barco afundar.
    Sartori ganhará no supremo. Só nao entendo o porquê de tamanha demora.

    ResponderExcluir
  5. Polibio,
    Eu tenho me posicionado há tempos do absurdo da restrição, absolutamente inconstitucional!
    No caso de uma crise grave numa dessas estatais - presente caso da estrovenga CEEE - um govetno nada poderá fazer, exceto ficar de braços cruzados aguardando passivamente o barco afundar.
    Sartori ganhará no supremo. Só não entendo o porquê de tamanha demora.

    ResponderExcluir
  6. Sulgás, CEEE e CRM, qualquer empresa privada administraria melhor as taís "empresas do povo gaúcho". Outra tranqueira chama-se CORSAN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como a OI, certo? Os clientes da chinesa RGE também estão super satisfeitos.

      Excluir

  7. Cuidado que Adin agora está dando sucumbência e talvez onere ainda mais o estado.

    Mas como o dinheiro é do povo e é esse pato que vai pagar a conta ( e não os advogados aventureiros ) tudo bem, mete e mete ...

    ResponderExcluir
  8. https://www.google.com.br/amp/s/luizmuller.com/2018/02/01/dono-da-havan-foi-condenado-por-lavagem-de-dinheiro-e-evasao-de-divisas-mas/amp/

    ResponderExcluir
  9. Simples.
    Faz a porra do plebiscito.
    Sartori fdp, sabe q vai perder e fica tentando driblar as amarras legais.
    PMDBOSTA

    ResponderExcluir
  10. JA ERA P TER PRIVATIZADO= FEITO AS CONCESSOES .CHEGA D ESTADO INCHADO ESTAS ESTATAIS DO PAIS SÓ DAO PREJUIZO SÓ SERVEM P CABIDES D EMPREGO PRO PELEGOS VERMELHOS É ELES NAO QUEREM LARGAR O OSSO- CHEGA DESTA GENTALHA PORCA PREGUIÇOSA ARRUMAM UMA BOQUINHA NAS ESTATAIS GANHAM ALTISSIMOS SALARIOS NEM TRABALHAM APENAS RECEBEM E AINDA VEM ATACAR O JUDICIARIO QUE FAZ CONCURSO E TRABLHA HORAS A FIO - CANALHAS CINICOS PDT REDE PSOL PT PCDB DA BANDEIROLA VERMELHA QUEREM É ROUBAR TOMAR DE ASSALTO AS ESTATAIS EM TODO PAIS COMO FIZERAM 13 ANOS ENCHENDO DE PELEGOS GANHANDO MAIS DE 1OO MIL POR MES TUDO AS NOSSAS CUSTAS- CANALHAS DEMAGOGOS

    ResponderExcluir
  11. AVANTE chega de atraso temos que ser como o 1 mundo o país cuida apenas da educaçao o país nao tem competencia e grana p cuidar de tantas estatais aqui se tornaram uma bomba- só prejuuuuuu

    ResponderExcluir
  12. Sartori. 4 anos de ladainha e nada fez. O pior da história. Conseguiu superar Tarso.

    ResponderExcluir
  13. privatiza e manda eses vadios todos pra cuba que os pariu

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/