Artigo, Affonso Celso Pastore, Estadão - O Brasil perde mais uma vez o trem da boa fase da economia mundial ?

País precisava aproveitar ‘janela favorável’ vinda da economia mundial.

Olhando para as cotações das ações e do CDS brasileiro tem-se a sensação de que a economia vai muito bem. O otimismo se reforça quando lembramos que a recessão terminou, e que graças à competente ação do Banco Central a inflação despencou, com as expectativas se mantendo ancoradas vários anos à frente, permitindo que as taxas de juros se mantenham baixas por todo o ano de 2018.

Porém, quando se olha para o lado fiscal, a situação está longe de ser tranquila. A dívida pública bruta saltou de pouco mais de 50% do PIB no início de 2014 para perto de 75% do PIB atualmente, e continua a crescer. Um exercício de dinâmica de dívida com hipóteses conservadoras sobre a taxa real de juros e o crescimento do PIB indica que para estabilizar a relação dívida/PIB são necessários superávits primários de, no mínimo, 2% do PIB. No entanto, atualmente há déficits não recorrentes próximos de 2,5% do PIB, o que significa que é necessário um esforço em torno de 4,5% do PIB. Não é uma tarefa fácil nem algo que possa ser realizado em um curto período.

CLIQUE AQUI para ler mais.

8 comentários:

  1. Não aguento mais ler artigos que lá pelas tantas vendem o discurso do atual (des) governo: reforma da previdência.
    Parece que não tem nada mais a ser feito.

    ResponderExcluir
  2. Que conversa mais chata. O brasileiro quer é saber de carnaval, curtir a diversidade e a lacração, nos ensina a Zero Hora.

    ResponderExcluir
  3. Qdo o PT(partido do trambique) assumiu,recebeu do governo FHC, uma dívida pública de 687 bilhões de reais, qdo a Louca da Mandioca foi derrubada a dívida pública já passava do 3 TRILHÕES DE REAIS e agora com o vice da dilma aumentou mais um pouco. Nessa trilha, logo logo, o Brasil será uma Grécia, não terá como pagar os aposentados e funcionários do serviço público. Os primeiros a terem os salários cortados serão os aposentados como eu.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto persistir a incerteza jurídica em torno do futuro do ex-Presidente LULA, condenado a 12 anos de prisão, em Segunda Instância, que gera instabilidade política e institucional no País, a economia continuará refém da política, com esses resultados pífios , perdendo as oportunidades que a recuperação da Economia Internacional oferece .!!! Tia Glória.

    ResponderExcluir
  5. HERANÇA MALDITA DE LULA E PT NUNCADANTEZ

    ResponderExcluir
  6. TEMER FICASSE, NADA TEMERIAMOS!

    TEMER É O EQUIVALENTE A ITAMAR,VICE QUE DEU CERTO

    SE FICAR VAMOS VOAR...

    ResponderExcluir
  7. Será?
    Leia: https://blogkatia.wordpress.com/2018/02/04/temer-prepara-terreno-para-se-candidatar-a-reeleicao/

    ResponderExcluir
  8. "POR MIM, QUE FIQUE!"

    "SE É PARA FELICIDADE GERAL DA NAÇÃO ,POR MIM QUE FIQUE!"

    TEMER ESTA FAZENDO O IMPOSSÍVEL E O INACREDITAVEL!

    JÁ ESTARIA A MERECER O MEU VOTO, MAS VOU AINDA AGUARDAR, POR ENQUANTO, ESTUDAR MAIS OS MILAGRES DELE!

    ATÉ AGORA NÃO VEJO NINGUEM MAIS INTELIGENTE, MAIS HABIL E "FAZEDOR", ELE DIZ E ELE FAZ, APESAR DOS PETISTAS LULA,DILMA CHAMAREM ATÉ O DIABO PARA LIQUIDAR COM ELE.

    TEMAM! TEMER VEM AÍ, E QUEM NÃO TEME O TEMER, TEMERÁ O MORO!

    A DONA COISA DESPREZOU E FEZ POUCO, FOI EXPULSA DO JOGO POR ARROGÂNCIA E PREPOTÊNCIA ALEM DE BANDIDA .

    TEMER FEZ POR MERECER EM AÇÕES DE GOVERNANÇA POSITIVA,E EM AÇÕES DE LIMPEZA DO GOVERNO DO BRASIL

    POR ENQUANTO DIREI COMO D PEDRO:

    "SE É PARA O BEM DO POVO E FELICIDADE GERAL DA NAÇÃO, QUE DEMONSTRA ISSO NESSES DIAS, POR MIM QUE FIQUE!"

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/