Zero Hora descobre que cubanos viajam em massa para vir ao RS ou ir adiante, para o Uruguai

Felipe Moura Brasil, em Veja, explicou por que tantos cubanos fogem da ditadura e da pobreza de Cuba. CLIQUE AQUI para ler. A foto ao lado é de imigrantes na fronteira com a Nicaragua, esperando a vez de fugir para os Estados Unidos.

O que a reportagem não explica é de que modo tantos cubanos conseguem sair com dinheiro de Cuba, onde as viagens são controladas com mão de ferro pela ditadura dos Castro.

O jornal Zero Hora de hoje lança luzes bem mais claras sobre o caso dos 7 cubanos que ingressaram na semana passada no RS, desembarcando em Porto Alegre e viajando imediatamente para o Chuí, fronteira com o Uruguai. Eles viajaram em dois carros e um acidentou-se, matando três cubanos e o motorista. Um quarto cubano sobreviveu e está internado em Rio Grande.

A reportagem é investigativa e bastante completa, revelando que o grupo de cubanos não era de apenas duas famílias, 7 pessoas, mas de 25.

O jornal descobriu que uma nova rota de fuga de cubanos, que fogem da ditadura e da pobreza, inclui ingresso pelo Norte do Brasil e segue com destino sobretudo ao Uruguai, onde a maioria permanece, embora quase todos pensem em viajar dali para os EUA. No Uruguai, segundo autoridades locais, já desembarcaram 82 mil cubanos em dez anos. Muitos cubanos ficam no RS, na Fronteira Oeste, onde a oferta de empregos é muito escassa.

CLIQUE AQUI para ler uma das duas principais reportagens do jornal.O editor recomenda que os leitores comprem o jornal para acompanhar tudo. É um material de primeiríssima qualidade.

21 comentários:

  1. isto faltando poucas semanas para o julgamento do ídolo deles?

    ResponderExcluir
  2. Estranho! Pelo que sei, o Uruguai está alinhado com o Foro de São Paulo, não?
    Logo, ao fugir de para o País vizinho, os cubanos endinheirados estariam dando um tiro no pé!
    Acho que o buraco é (bem) mais embaixo.

    Só para recordar, lembram quando um boxeador cubano pediu asilo ao Brasil durante os Jogos Pan Americanos do Rio?
    Ele foi sumariamente deportado pelo então Ministro da Justiça, Tarso Genro.

    Essa turma não dá ponto sem nó!

    ResponderExcluir
  3. Muito estranho. Cubanos viajando milhares de km para ficar em locais horrorosos (fronteira Sul do brasil e uruguay), quando o paraiso norte americano, com milhoes de cubanos vivendo bem na Florida, dando todo suporte, os aguarda a 80 km de distancia...



    ResponderExcluir
  4. Fugindo do paraíso cubano socialista ? Que gente mal agradecida.
    Os mortadelas sabem disso ???

    ResponderExcluir
  5. Pobre gente, fugindo dá ilha-campo de concentração dos Castro. No lugar de nos solidarizamos com eles em sua busca de um vida melhor preferimos ir atrás de lunáticas teoria conspiratórias. Que se recuperem e cheguem logo aos Estados Unidos para finalmente serem livres.

    ResponderExcluir
  6. È a milicia do Olivio , do Rosseto e outros comunistas, pcdb,m trazendo cubanos treinados e em breve implantar a União Cubana do Sul, juntando RGS e Uruguai, tipo = Coreia do Norte.
    O mais Interessante é que ninguém da Inteligencia (???) sabia disso.

    ResponderExcluir
  7. Manda elles prá casa da Dillma, Tarso, Olívio... et catrefa!!!

    ResponderExcluir
  8. A estória está mal contada. Sugere imigrantes fugindo do inferno, mas poderá ser uma operação de assessoria militar do fórum de São Paulo, com vistas ao 24 de janeiro.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado políbio, não preciso de papel jornal(ZH)... tenho papel higiênico sobrando!!!

    ResponderExcluir
  10. Cheio de brasileiros desempregados e essa gente "chegando"...

    ResponderExcluir
  11. Jä que comemoras
    a saída de cubanos de seu país, que tal a debandada de brasileiros que estão fugindo do Brasil para ir à Europa, especialmente Portugal?

    ResponderExcluir
  12. Polibio, porfavor, kkk, isso sempre foi assim, nao e` de hj

    ResponderExcluir
  13. Nossas autoridades estão monitorando o comportamento dos cubanos que estão em território nacional, tipo os do "mais médicos"? Na Venezuela atuam a mando do governo de lá como milícias.

    ResponderExcluir
  14. Nossas autoridades estão monitorando o comportamento dos cubanos que estão em território nacional, tipo os do "mais médicos"? Na Venezuela atuam a mando do governo de lá como milícias.

    ResponderExcluir
  15. Em cuba um médico ganha o equivalente a 30 pila. Donde eles conseguem dinheiro para viajar até o sul do Brasil e pagarem 1.500 reais para uma viagem de táxi até o Chuy....???? coisa estranha isso. Mto estranho. Os americanos estão logo ali a 80 km de barco e eles vem parar aki no sul. Contem outra, essa não cola. Cuba é uma ilha prisão cercada de tubarões por todos os lados. Fugir de lá, só com mta coragem para enfrentar o mar e brigar com tubarões. Deve ser pq o regime é uma maravilha. Né Olívio Dutra..>????

    ResponderExcluir
  16. Acho que eles não gostam da ditadura Comunista. Preferem a Democracia.

    ResponderExcluir
  17. Nesse prato eu não como, os caras irem para o Uruguai do Foro de São Paulo/Mojica para serem extraditados? Não acredito. Só acredito se é uma fulga planejada pelo Governo Cubano como fonte de renda futura, todos cubanos que migraram para os EUA enviam muitos dólares para seus parentes em Cuba e o Governo Cubano passa a mão numa grande fatia, como faz com os mais medicos.

    ResponderExcluir
  18. Estranho!!!!Tem que vigiar essas pessoas,como conseguiram sair de cuba?Começou assim na venezuela,e estao indo ao Uruguai?Pais aliada do foro de s.Paulo?Tem petista envolvido,mst podes crer,pois o mst tem pessoas fazendo suposta faculdade de medicina em Cuba.

    ResponderExcluir
  19. Anonimo das 13,47hs, vc tem razão e é pelo medmo motivo dos venezuelanos, não estavam vendo perspectiva no Brasilncom a esquerda destruindo a economia.Com o impeachemant da dilmae a recuperação da economia a tendência é o retorno e a vinda de gente de outros países, o ser humano vai para onde vê melhor perspectiva para viver.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/