Construção reage em dezembro, mas resultados do ano foram negativos

Dados da construção civil em dezembro apontaram recuperação, apesar do resultado negativo em 2017


As vendas de cimento somaram 4 milhões de toneladas em dezembro, segundo os dados divulgados ontem pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), o que representa uma alta de 1,3% ante novembro, na série dessazonalizada calculada pelo Depec-Bradesco. Em relação ao mesmo mês de 2016, as vendas recuaram 6,4%, acumulando queda de 6,4% em 2017. No mesmo sentido, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) reportou queda de 4,0% das vendas da indústria de materiais de construção em 2017, influenciada pela retração das vendas de materiais de base (redução de 4,4%) e de acabamento (queda de 3,5%). Os dois indicadores reforçam a trajetória de forte queda da construção civil no ano passado, ainda que a expansão das vendas de cimento em dezembro melhore a percepção de recuperação do setor. Para este ano, estima-se recuperação moderada da construção civil, que deverá ser beneficiada pela retomada tanto do mercado imobiliário como das obras de infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/