Trensurb multa de novo Alstom e Caf no caso dos 15 trens novos que não circulam há 19 meses

Esta compra, ocorrida durante o governo Dilma Roussef, foi malcheirosa deste o começo. 

Responsável pela venda e manutenção dos novos 15 trens para a Trensurb, o consórcio FrotaPoa — formado pelas empresas Alstom, da França, e Caf (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles), da Espanha — voltou a ser multado pela Trensurb. O motivo é mais um descumprimento do prazo de reparo dos novos veículos. 

O MPF investiga a compra dos trens.

A multa aplicada agora é de R$ 4,87 milhões e corresponde a 2% do valor do contrato de compra de 15 novos trens da série A-200. O custo total foi de R$ 242,6 milhões. No ano passado, o consórcio já havia penalizado as empresas em R$ 2,43 milhões.

Os novos trens estão fora de circulação há quase dois anos (19 meses).

11 comentários:

  1. O primo do senador Paim resolve isto... afinal ganha seu polpudo para que???

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  2. quem que goza de consciencia saudavel pode ainda apostar nesse país?

    é so patifaria por todo canto...

    só estando completamente fora da realidade para insistir nesse mantra de recuperação do país...

    é uma massa falida inadministravel...

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  3. Dilma FEDE !
    Nem precisa mais de enxadada... as minhocas estão em qualquer lugar.

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  4. Aplicar a multa é uma coisa. A Alstom pagar é outra. Editor faça o favor de monitorar até o dia que essa multa seja paga (se é que vai ser)

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  5. Vejamos.....10% de 242 milhões dá quanto? 24 milhões??? É uma boa comissão,
    é ou não é????

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  6. Mais uma roubalheira da era dos petralhas.

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  7. PAIM METE O BEDELHO TEM COISA FEDORENTA, DILMA JUNTO ATÉ URUBU JUNTA...

    NEGOCIO DESTES PETRALHAS DESASTRE CERTO.

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  8. só para constar em balanço fim de ano, receber mesmo neca.

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  9. Privatiza o trensurb que os trens vão funcionar rapidamente!

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  10. Porque tudo isso está acontecendo:

    1- 08 de outubro – Emissão do Edital
    2- 26 de novembro de 2012 - Assinatura do contrato
    Observação: Em 58 dias tudo foi resolvido.

    3- Na compra dos trens não foi utilizada a lei 8666 e sim o sistema RDC, Regime Diferenciado de Contratação.
    Observação: Este lei foi promulgada em 4 de agosto de 2011, tem 10 itens que devem ser observados para utilizar esta lei, e nenhum dos itens a compra dos trens está atendida.

    4- Alastom e CAF formaram um cartel aproveitando a pressa e esta nova lei.
    Observação: A Alstom não depende da CAF para fabricar trens e vice-versa. Alem disso a Alstom recebeu 90% do contrato e a CAF 10%, meses depois, pelo mesmo sistema a CAF fica com 90% e a Alstom com 10% no contrato com o metrô de Belo Horizonte. Puro Cartel.

    5- Poucos meses após a entrega dos trens houve um aditivo neste contrato de 15 milhões de reais.

    6- Após a entrega dos trens a Alstom e a CAF venceram uma licitação de manutenção dos trens, tanto os antigos como os novos.
    Observação: A manutenção é feita por empregados das terceirizadas que perderam a licitação, só trocaram o uniforme, pois a Alstom e CAF não possuem filial em Porto Alegre.

    7- A Trensurb não necessitava de 15 trens para completar a frota.

    8- A Trensurb não possui infraestrutura para ter 40 trens, pois nem espaço no pátio de manutenção possui, alguns trens ficam nos terminais de Mercado e Novo Hamburgo.

    Observação: O primeiro trem circulou comercialmente em 22/09/2014, portanto a desculpa que serviria para a COPA, conforme um dos itens da Lei RDC, não se sustenta.
    Serviu mais para a campanha de reeleição de DILMA em 2014.

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  11. Privatiza esse FrotaPoa... que funciona.

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