Um quinto dos processos no STF caducou em 2016

Um em cada cinco processos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) prescreveu no ano passado. Segundo relatório elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a chamada taxa de prescrição de 2016 chegou a 18,8%, maior patamar em oito anos. Esse movimento foi acompanhado, contudo, de um aumento exponencial nos processos originários na Corte, que cresceram seis vezes de 2009 até o ano passado, saltando de 476 para 2.803.

A pesquisa sobre a carga de trabalho do STF foi encomendada pela presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia. O estudo é de junho deste ano. De acordo com ex-ministros da Corte e pesquisadores do Direito Constitucional ouvidos pela reportagem, a causa da alta taxa de processos que caducaram é justamente a intensa carga de trabalho dos 11 integrantes do Tribunal.

13 comentários:

  1. É só esses vagabundos pararem de fazer politicagem e aparições em eventos e entrevistas que sobra tempo para botar o trabalho em dia.

    ResponderExcluir
  2. Está explicado o esforço dos políticos a favor do foro privilegiado no STF.

    ResponderExcluir
  3. Não parece que tem tanta sobrecarga assim, senão não ia sobrar tanto tempo pra viagens internacionais do Gilmar!

    ResponderExcluir
  4. se ao invés de palestras, trabalhassem essa porcentagem caíria a um décimo

    ResponderExcluir
  5. Este tribunal é contra o País e o Póvoa!

    Só favorece políticos e magistrados!

    ResponderExcluir
  6. Bando de arremdo de Dracula! É só parar de viajar pra zoropa e ficar pagando de celebridade que a coisa jurídica anda bando de abastados avistados. Desse jeito ministro o cárcere.. ....vão trabalhar seus a toa!

    ResponderExcluir
  7. É INCONSTITUCIONAL um juiz deixar isto acontecer!


    O STF está permitindo a ilegalidade!


    ResponderExcluir
  8. INTERVENÇÃO MILITAR URGENTE COM EXTINÇÃO DO STF , TSE , TST E O PRINCIPAL ACABAR DE VEZ COM CONGRESSO NACIONAL UMA INUTILIDADE, APROVEITAR E acabar com as câmaras municipais foco de corrupção e desperdício.

    ResponderExcluir
  9. Quantos bandidos de colarinho branco escaparam por prescrição?

    ResponderExcluir
  10. Existe caduquice moral e de competência?

    ResponderExcluir
  11. É os réus serão perdoados? Legal, né? Para começar poderiam viajar menos, seus pareceres poderiam ser muuuuuito menores, um absurdo a leitura, em plenário, de centenas de páginas.

    ResponderExcluir
  12. Enquanto isto eles estão na folha de pagamento de universidades, tem empresas particulares e viajam pra lá e pra cá.

    AGORA SEI PORQUE SOLTAM FOGUETES NA VIRADA DO ANO.

    ResponderExcluir
  13. Faltou o MAIS IMPORTANTE: quanto ganharam os MINISTROS DO STF para "FAZEREM CORPO MOLE" e deixarem ocorrer estas prescrições??? Aquela ratoeira só pode ser desarmada pelos militares!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/