Artigo, Roberto Freire - Memórias do impeachment e um olhar sobre o futuro

Há um ano, em 31 de agosto de 2016, com 61 votos favoráveis e apenas 20 contrários, o Senado Federal sacramentava o impeachment de Dilma Rousseff e colocava um ponto final no período de mais de 13 anos de desmantelo do lulopetismo, que tanto infelicitou o Brasil.

Quatro meses depois de a Câmara dos Deputados autorizar a abertura do processo contra a então presidente da República em decorrência dos crimes de responsabilidade por ela cometidos em uma desastrosa gestão, o que levou ao seu afastamento do cargo e à posse de Michel Temer, o país pôde finalmente virar uma das páginas mais tristes de sua história e seguir adiante.
Desde então, apesar de todos os problemas e percalços pelo caminho, não há dúvidas de que avançamos e o país retornou aos trilhos.

O segundo impeachment da história de nossa República começou a ser construído a partir de um encontro que tive com o jurista Hélio Bicudo e a advogada Janaína Paschoal, em São Paulo, ainda quando a cassação de Dilma era considerada improvável por muitos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

10 comentários:

  1. IBGE DESMENTE TEMER SOBRE PIB BRASILEIRO, QUE FOI O 3º PIOR EM 44 PAÍSES:

    Enquanto Michel Temer solta fogos de artifício comemorando o crescimento de 0,2% no PIB do segundo trimestre, o IBGE, ciente de que a economia está estagnada, põe o número nos termos corretos; "É uma variação positiva. A gente nem chama de crescimento. Apontamos crescimento quando é superior a 0,5%", ponderou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca de La Rocque Pali; o PIB acumulado nos quatro últimos trimestres continua negativo em 1,4% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores; numa comparação com outros 44 países, o desempenho do Brasil foi superior apenas aos crescimentos de Taiwan e Cingapura (ambos cresceram 0,1%) e igual ao de Portugal.

    1 DE SETEMBRO DE 2017

    247 - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 'tirou da chuva o cavalinho' de Michel Temer, que faz festa com o crescimento de 0,2% no PIB do segundo trimestre.

    Ciente de que a economia está estagnada, o instituto esclarece que o avanço "é uma variação positiva", mas não chega a ser chamado de "crescimento". "Apontamos crescimento quando é superior a 0,5%", ponderou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca de La Rocque Pali.

    O PIB acumulado nos quatro últimos trimestres continua negativo em 1,4% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Numa comparação com outros 44 países, o desempenho do Brasil foi superior apenas aos crescimentos de Taiwan e Cingapura (ambos cresceram 0,1%) e igual ao de Portugal (leia mais aqui).

    Leia mais sobre a posição do IBGE na reportagem do Portal Vermelho:

    IBGE desmente Temer sobre PIB de 0,2%: "Nem chamo de crescimento"

    Em visita à China, Michel Temer solta fogos de artifício com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam que o Produto Interno Bruto (PIB), isto é, a soma de todas as riquezas produzidas no país, fechou o segundo trimestre do ano com "alta" de 0,2% na comparação com primeiro trimestre, na série ajustada sazonalmente.

    Os números demonstram que a economia está estagnada. Mas Temer e membros da equipe econômica do governo e da imprensa trataram do assunto como um sinal de "recuperação" da economia.

    "Teve uma boa solução. Mostra o que estamos revelando ao longo tempo: o Brasil está crescendo e se recuperando", disse o ilegítimo ao desembarcar em Pequim.

    O próprio IBGE desmentiu Temer e afirma que ainda não é possível dizer que a economia está em recuperação. "É uma variação positiva. A gente nem chama de crescimento. Apontamos crescimento quando é superior a 0,5%", ponderou coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca de La Rocque Pali.

    Com a economia no fundo do poço, com 12 baixas seguidas, foi a primeira alta no período. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o PIB cresceu 0,3%. (...)

    ResponderExcluir
  2. corremos com pt nanico esta praga nunca mais volta

    ResponderExcluir
  3. Aniversário do golpe que quebrou o país...

    ResponderExcluir
  4. ufa. 1 ano que o Brasil foi liberto. Agora aos poucos estamos voltando aos trilhos. A inflação caiu bastante. Os juros também. Sinais de retomada de crescimento. Bolsa subindo. Por aí vai. PT nunca mais.

    ResponderExcluir
  5. O futuro tá nebuloso com essa tropa de vagabundo e ladrão que tomou o país no golpe.

    ResponderExcluir
  6. COM AVAL DOS MARINHO, GLOBO ASSUME “CHEGA DE TEMER” EM NOVELA:

    No capítulo de quarta-feira da novela das seis, a “Novo Mundo”, a atriz Leticia Colin, na pele da Princesa Leopoldina diz a Dom Pedro (Caio Castro) que tinha “medo da independência” mas “agora é hora de olhar para a frente” E conclui: “Basta de temer! Precisamos inaugurar um novo tempo para o Brasil!”; leia o artigo de Fernando Brito, editor do Tijolaço.

    1 DE SETEMBRO DE 2017

    Por Fernando Brito, editor do Tijolaço

    É tão evidente que não pode ser “contrabando” enfiado no texto.

    Só vai ao ar com ordem de cima.

    No capítulo de quarta-feira da novela das seis, a “Novo Mundo”, a atriz Leticia Colin, na pele da Princesa Leopoldina diz a Dom Pedro (Caio Castro) que tinha “medo da independência” mas “agora é hora de olhar para a frente” E conclui: “Basta de temer! Precisamos inaugurar um novo tempo para o Brasil!”

    O regente português concorda:

    -“Tens razão, meu amor. Chega de temer”.

    A atriz Ingrid Guimarães, que também integra o elenco, tuitou sem poupar um “fica a dica”.

    A aliança golpista tem uma rachadura na sua principal estrutura, o império Globo.

    E esta rachadura, quando se trata da Globo, não é ideologia, é dinheiro.

    Onde, como e quanto é o que se trata de descobrir.

    Assista neste link.

    ResponderExcluir
  7. Junte uma presidente que cometeu, sim, crime de responsabilidade; cujo governo tenha provocado um desastre na economia; que tenha recém-saído de uma reeleição para descumprir todas as promessas solenes que fez e tempere isso tudo com a maior roubalheira da história do país. O que você terá? Impeachment. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. GOLPE

    Junte uma presidente que cometeu, sim, crime de responsabilidade;
    JÁ FOI INOCENTADA, PROCURE SE INFORMAR.

    Cujo governo tenha provocado um desastre na economia;
    DESASTRE PROVOCADO PELA QUADRILHA GOLPISTA (LIDERADA POR TEMER, AÉCIO E CUNHA) QUE PARA TOMAR O PODER (E ENCHER O SACO DO PT SEGUNDO O AÉCIO) BOICOTOU O GOVERNO (E O PAÍS) PARA JUNTO COM A GRANDE MÍDIA ARREBANHAR UM BANDO DE TROUXAS QUE OS APOIASSEM.

    que tenha recém-saído de uma reeleição para descumprir todas as promessas solenes que fez
    PROMESSAS QUE NÃO PUDERAM SER CUMPRIDAS DEVIDO À QUADRILHA GOLPISTA (LIDERADA POR TEMER, AÉCIO E CUNHA) QUE PARA TOMAR O PODER (E ENCHER O SACO DO PT SEGUNDO O AÉCIO) BOICOTOU O GOVERNO (E O PAÍS) PARA JUNTO COM A GRANDE MÍDIA ARREBANHAR UM BANDO DE TROUXAS QUE OS APOIASSEM.

    e tempere isso tudo com a maior roubalheira da história do país.
    SE INFORME MELHOR, OS CRIMES ATRIBUÍDOS AO LULA E À DILMA ATÉ HOJE NÃO TEM PROVAS (CONDENAÇÃO EM PRIMEIRA INSTÂNCIA FOI CLARA DEMONSTRAÇÃO DA IMPARCIALIDADE DO MORO PAU MANDADO DO AÉCIO), AGORA DO TEMER E DO AÉCIO AS PROVAS SÃO BEM CLARAS.

    O que você terá? Impeachment. kkkkkkkkk
    ERRADO, ISSO SE CHAMA GOLPE

    ResponderExcluir
  9. Ponte para o futuro, digo, "pinguela" para o futuro do Traira/PMDB/PSDB/PP/PRB/PPS/PSB/PTB/PSD/SDD/DEMOs, etc? Esse é quente, digo, fria....

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/