Surpresa baixista com o IPCA-15 de agosto reforçou tendência desinflacionaria

Eles domaram a inflação, que tinha superado dois dígitos e em alta desenfreada quando Duilma foi apeada do governo.

O IPCA-15 registrou alta de 0,35% em agosto, abaixo da expectativa do mercado (ambas de 0,40%), conforme divulgado ontem pelo IBGE.

 aceleração em relação ao mês anterior, quando o índice caiu 0,18%, refletiu principalmente o avanço dos preços de transportes e habitação. O primeiro item passou de uma deflação de 0,64% para uma alta de 1,35%, pelo aumento dos impostos sobre combustíveis. Já os preços de habitação avançaram 1,0%, ante 0,24% de alta na leitura anterior, em resposta ao aumento dos preços de energia elétrica após o acionamento das bandeiras amarela (em julho) e vermelha (em agosto). Os preços de alimentos, em contrapartida, intensificaram a queda de julho, recuando 0,65% neste mês. No acumulado em doze meses, o índice cheio desacelerou de uma expansão de 2,78% para outra de 2,68%. Para o IPCA de agosto, espera-se uma variação positiva dos preços de 0,34%.

3 comentários:

  1. O simples fato do Brasil do bem ter retirado a esquerda atrasada do poder já foi deu o animo que a economia precisava, a economia so começa a se recuperar agora porque o estrago foi muito grande.

    ResponderExcluir
  2. E o corte dos gastos do setor público? Nada? Nesse setor Meirelles receia enfrentar? Novamente o povo povo foi obrigado a pagar a conta. Nosso país virou piada frente ao mundo.

    ResponderExcluir
  3. Polibio, quando a Doidilma sambou, meu vizinho dice assim: mais um dia com esta maluca e teria comitido suicidiu

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.