Obras de modernização (R$ 104 milhões) do porto de Rio Grande acabam de ser concluídas.

Janir Branco (ao lado, em entrevista que será veiculada esta noite, 11h, na TVE, com a participação do editor), o superintendente, espera que o governo federal agende para 20 de setembro a inauguração das obras de modernização do superporto, que exigiram investimentos de R$R 114 milhões, recém concluídos. 

No ano passado, a superintendência do porto de Rio Grande, que agora acumula também todos os ativos da antiga Superintendência de Portos e Hidrovias do RS, faturou R$ 124 milhões.

Nos últimos dois anos, o lucro líquido foi de R$ 51 milhões.

O porto de Rio Grande é um porto enxuto. Seu calado de 12,80m, pouco superior ao de Santos, é o quarto maior do País, depois do próprio porto de Santos, Paranaguá e Rio. Este ano, movimentará 40 milhões de toneladas, 90% de grãos e outros produtos do agro. Não há qualquer possibilidade de apagão no superporto, que a partir do mês que vem operará de modo mais ágil e produtivo, já que foram concluídas obras de modernização no valor de R$ 104 milhões, o que permitirá maior velocidade nas operações dos seus modernos guindastes movidos em cima de grandes pneus.

Além do porto propriamente dito, o complexo inclui 14 terminais privados, como os de contêineres, veículos, madeira e celulose, fertilizantes e grãos.

4 comentários:

  1. Tudo começou com o Conselheiro Gaspar da Silveira Martins,que foi quem disse:"A barra não tem querer."

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  2. Calado de 12,80 é piada.

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  3. O porto está pronto...Só tem um probleminha, os navios não conseguem sair quando a maré baixa um pouco. E a praticagem já avisou que na próxima safra, se não houver dragagem, não sai navio. Detalhe, não acham?

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  4. Um detalhe Políbio, esta obra de modernização foi feita no chamado Porto Novo (que é de 1915, sim 102 anos). A área conhecida como Superporto é outra, a mais produtiva e dinâmica, onde estão os grandes terminais privados (TECON, TERMASA-TERGRASA etc).

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