Mega-ciberataque derruba sistemas de comunicação ao redor do mundo.

O Brasil também foi afetado. O TJ e o MP de SP tiraram seus sistemas do ar.

Um mega-ciberataque derrubou sistemas de comunicação de empresas e serviços públicos em diferentes durante a manhã desta sexta-feira. Na Espanha, a rede interna da Telefónica foi hackeada, e funcionários foram orientados a desligar seus computadores. Relatos de funcionários indicam que também foram afetados os sistemas da seguradora espanhola Mapfre e do banco BBVA.

Nas telas, apareciam mensagens pedindo o pagamento de um resgate em bitcoins - o valor subiria com o passar do tempo. No Reino Unido, ao menos 16 hospitais públicos enfrentaram problemas após um ataque análogo contra seus sistemas de tecnologia. O bloqueio de computadores impediu o acesso a prontuários e provocou o redirecionamento de ambulâncias.

Informações preliminares da imprensa espanhola indicam que os ciberataques têm origem na China. Segundo a assessoria de imprensa da Telefônica em Madrid, as atividades da empresa no Brasil não foram impactadas, mas estão sendo tomadas "medidas preventivas para garantir" a operação. A empresa é dona da operadora Vivo. Também a assessoria de imprensa do Santander, igualmente em Madrid, afirmou que não teve suas operações afetadas no Brasil nem em outros países.

Segundo o portal IT Security News, ao menos 74 países foram afetados nas últimas horas.

O ataque é resultado de um vírus "ransomware", que exige um resgate para o retorno do funcionamento do sistema operacional, e se espalhou por meio de uma falha do Windows.

5 comentários:

  1. Eu considero os HAKERS, pessoas muito inteligentes, gênios, mas que usam toda essa capacidade intelectual, para o mal! Conclusão: não passam de um canalhas e fdp!

    ResponderExcluir
  2. O pior é que a segurança da informação nos serviços públicos,no Brasil, estão muito atrasados em relação ao resto do mundo.
    Imagina a desgraça e os problemas que vamos começar a enfrentar.
    O mundo inteiro já contrata Hackers para cuidar da segurança em órgãos públicos e privados.
    ACORDAAAA BRASIL !!

    ResponderExcluir
  3. Hackers são profissionais que pesquisam e procuram falhas para corrigir.
    Quem comete crimes cibernéticos são os Crackers

    ResponderExcluir
  4. Faça uma reportagem de como se proteger disso Polibio.
    Jesus.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/