- O autor é professor titular na UFRGS, Ph.D. em Economia
O capitalismo gerou o maior desenvolvimento já visto na história humana. Desde seu início, o nível de renda da população do planeta Terra cresce aceleradamente. O padrão de vida das pessoas e os indicadores sociais melhoraram mais nos últimos 250 anos do que em toda a história da humanidade até então.
O capitalismo é um sistema de competição. No qual empresas competem no mercado tentando obter lucros ao oferecer bens e serviços que são mais baratos ou melhores que aqueles produzidos pelos seus concorrentes. É a competição, o mercado, os consumidores que determinam quais são as empresas bem-sucedidas. Aquelas que lucram mais e prosperam.
No Brasil tem se intensificado nos últimos anos uma espécie de capitalismo distinto. É o chamado Capitalismo de Compadres ou Capitalismo de Laços ou ou Capitalismo de Estado ou ainda, como chamam os ingleses, Crony Capitalism.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
ACHO QUE PORTUGAL FOI MUITO FRACO! AS EMPREITEIRAS COMO QUALQUER GRANDE EMPRESA, NÃO SÃO ANJOS OU VESTAIS! PRECISAM GANHAR MERCADO, GANHAR LICITAÇÕES, TER LOBBY (AUTÊNTICO), TER BONS LUCROS E PAGAR SUAS SUB-EMPREITEIRAS. EM ADIÇÃO, CORREM O RISCO DE CALOTE OU ATRASO EM OBRAS PÚBLICAS.
ResponderExcluirORA, CABE AO PODER PÚBLICO CRIAR O QUE JÁ EXISTE DESDE 1860 NOS EUA OU QQ PAÍS CIVILIZADO: PERFORMANCE BOND, OU SEJA, EMPRESAS SEGURADORAS, QUE ATUAM COMO INTERMEDIÁRIAS ENTRE AS EMPREITEIRAS E OS ÓRGÃOS PUBLICOS JUSTAMENTE PARA EVISTAR CORRUPÇÃO! ELAS CONTROLAM O GASTO, A QUALIDADE DO MATERIAL, OS PAGAMENTOS PARCELADOS, OS CRONOGRAMAS E IMPÕE MULTAS EM CASO DE ATRASO. PRONTO. BINGO! MAS ISSO POLÍTICA ODEIA, POIS MATA A GALINHA DOS OVOS DE OURO.
BOA SUGESTÃO PARA DÓRIA EM 2018 OU PARA AS FORÇAS ARMADAS, SE PEGARAM NO PEDAÇO!
Foi o capitalismo de dinheiro público.
ResponderExcluirO que temos no Brasil está muito longe do capitalismo, é um arremedo de saqueadores com cores ideológicas num mix com outros canalhas.
ResponderExcluir
ResponderExcluirA campanha massiva contra os servidores públicos se explica na operação Lava a Jato.
PPP's, terceirizações, obras de grande porte são exemplos dos meios de roubar o dinheiro público.
Imaginem a quantidade de empresas e políticos que se utilizam destes meios pelo Brasil a fora.
A origem de todas as crises no Brasil começa ai.
Alguém lúcido na esquerdalha UFRGS... que bom!!!
ResponderExcluir