Artigo, Francisco Ferraz, Estadão - A sindicalização do setor público

A ilustração foi escolha do editor deste blog.

- O autor é ex-reitor da Ufrgs.

O aparelhamento da administração levou à baixa qualidade dos serviços

Qual a razão para o predomínio das greves no setor público, em relação às greves trabalhistas? A mesma razão para o predomínio do Estado e a fragilidade do mercado no comando da economia.
Há, contudo, um fator que antecede esta situação e que a torna viável social e politicamente: a destruição do regime da função pública, próprio e exclusivo dos funcionários públicos, e sua absorção pela cultura política do sindicalismo.

Mas nem sempre foi assim. Getúlio Vargas, em 1943 e 1952, criou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Lei do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União. Implantava-se, assim, o regime estatutário, que vinculava o funcionário público civil à administração pública federal, em contraste com o regime trabalhista, ajustado livremente entre agentes privados.

Quis, assim, o legislador brasileiro distinguir dois tipos de relações de trabalho e mantê-los distintos, em razão do que determinavam suas respectivas características e seus objetivos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

2 comentários:


  1. "Quis, assim, o legislador brasileiro distinguir dois tipos de relações de trabalho e mantê-los distintos, em razão do que determinavam suas respectivas características e seus objetivos."

    SIM, hoje está claro:

    Distinguiu dentre os brasileiros quem é CORTE e quem é PLEBE; quem usufrui da vitaliciedade,hereditariedade e para quem vai AS SOBRAS.

    GETÚLIO foi o que deu o primeiro passo na criação de CASTAS, militares acentuaram e CF/1988 consolidou!

    GETÚLIO VARGAS >>> governo "provisório" de quinze anos e assassino.

    ResponderExcluir
  2. "Quis, assim, o legislador brasileiro distinguir dois tipos de relações de trabalho e mantê-los distintos, em razão do que determinavam suas respectivas características e seus objetivos."

    Sim, e isso foi há mais de 50 anos atrás, como já estamos há 17 anos do século 21, deve-se então considerar que todo trabalhador deve ter direito e deveres iguais.
    Chega de esculhambação, depravação e todo tipo de mentiras.
    Trabalhadores Rurais, Domésticos, funcionários das empresas privadas e funcionários públicos, todos são trabalhadores e todos devem TER OS MESMOS DIREITOS E DEVERES, TODOOOOOOOOOOS.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/