Vereador Claudio Janta quer criar em Porto Alegre o Dia do Exu Rei Seu Sete Liras

Os chefes deste reino são muito mais conhecidos por seus nomes sincréticos: Exu Lúcifer e Maria Padilha, sendo na verdade seus nomes kimbandeiros Exu Rei das Sete Liras e Rainha do Candomblê (ou Rainha das Marias).

O líder do Solidariedade no RS, Clàudio Janta, único vereador do Partido em Porto Alegre, emplacou projeto para criar na Capital o Dia de Exu Rei Seu Sete da Lira.

Seu Sete da Lira é uma manifestação de exu, um orixá das religiões afro-brasileiras. Era incorporada pela mãe-de-santo Dona Cacilda de Assis, no início dadécada de 1970.

A entidade obteve destaque na mídia brasileira a partir da apresentação ao vivo, pela TV Globo e pela extinta TV Tupi, de sessões que causaram viva polémica:

20 comentários:

  1. Esse vereador, ao invés de pensar em seus eleitores, que são sindicalistas e empregados do comércio é favorável a Nova previdência e se arvora em criar projetos polêmicos como este e a liberação de bebida alcoólica em jogos de futebol.
    Além de trair seus equivocados eleitores, ainda faz uso folclórico de seu cargo.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Faz isso pra conquistar votos de afrodescendentes. E tem gente que cai na lábia de político.

      Excluir
  2. Lembremos do Padre Quevedo: "IQZTO NON EQXIZTE".

    ResponderExcluir
  3. A IGREJA CATÓLICA JÁ OCUPOU OS ESPAÇOS DOS DIAS SANTIFICADOS!
    O MONOPÓLIO É DA IGREJA CATÓLICA!

    Temos uma tradição católica muito forte. Temos Nossa Senhora como a padroeira de Porto Alegre. Temos inclusive a celebração à santa com uma procissão fluvial. Temos vários feriados nacionais como dias santificados referentes aos mais variados santos e santas.

    Devido à influência da Igreja Católica e ao poder que a Igreja possui, dificilmente uma entidade religiosa de matriz africana conseguirá algum espaço em nossos calendários de celebrações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem! Você só tem cultura e a liberdade de falar o que bem entende por causa do ensino realizado pela igreja católica neste país.

      Excluir
    2. Esperar o quê desse verdadeiro gênio da raça? O Dia da Música Barroca? O Dia de Bonifácio de Andrada e Silva? De Machado de Assis?... Não, caros, um burro coça o outro!

      Excluir
  4. Pelo jeito não tem nada de importante pra se discutir na cãmara.

    ResponderExcluir
  5. Essa Maria Padilha é irmã do Eliseu?

    ResponderExcluir
  6. Se macumba funcionasse, o campeonato bahiano acabaria empatado.

    ResponderExcluir
  7. Esse vereador é uma piada. Se elege com o dinheiro pago anualmente pelos comerciários e faz projetos de lei ridículo.

    ResponderExcluir
  8. Um assunto de muita importância só poderia vir dos vereadores. Tenho certeza que conseguirão reunir assinaturas, reunir toda a patota e entrar madrugada a dentro para votar esse assunto de relevantíssima importância para os gaúchos.
    Parabéns ocupadíssimos vereadores!!
    Será que algum deles tem conteúdo na cabeça?
    Acho que só para roubar.hahahahahah

    ResponderExcluir
  9. O palhaço não nada mais útil para fazer?

    ResponderExcluir
  10. esse sujeito e' um palhaço

    ResponderExcluir
  11. É um esperto. Quer ganhar voto dos africanistas, que não são poucos. Com o projeto da liberação das bebidas, que é inconstitucional, quer fazer mídia com a gambazada. Ele que trate de pensar em projetos que digam respeito a toda cidade.

    ResponderExcluir
  12. QUEM SE ENVOLVE COM ESTAS COUSAS ATRAI FORÇAS NEGATIVAS PARA SI.
    ESTE ELEMENTO PROVAVELMENTE NUNCA MAIS SE ELEGERÁ NEM PARA SÍNDICO OU PORTEIRO DE BORDEL.

    ResponderExcluir
  13. Pior de tudo é que ele é membro do conselho nacional do Senac e
    conselheiro do BNDES. Imagina, uma pessoa com pouca racionalidade e pensamento obtuso aconselhando o Senac e o BNDES. Só podiamos quebrar o país!

    ResponderExcluir
  14. Total perda de tempo com um assunto irrelevante.
    A época das cavernas já passou há muito.

    ResponderExcluir
  15. Eis ai onde está a atenção de nossos políticos... Perdendo tempo para movimentar esse tipo de interesse claramente eleitoreiro. Depois não entende pq a classe é tão odiada pela sociedade...

    ResponderExcluir
  16. Delirante! Mais uma viajando na maionese!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/