STJ confirma cobrança do ICMS nas contas de eletricidade

A ação questionava a cobrança do ICMS sobre as operações de transmissão e distribuição, já que o imposto já é cobrado quando as transmissoras e distribuidoras fornecem seus serviços.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS), obteve vitória, no Superior Tribunal de Justiça, nesta terça-feira , em ação envolvendo cobrança de ICMS referente a uma empresa de energia elétrica. Caso perdesse, o governo deixaria de receber R$ 1,5 bilhão por ano de ICMS.

E teria que restituir R$ 7,5 bilhões de impostos pagos indevidamente.

A causa discutia a possibilidade de o Estado cobrar o ICMS incidente sobre remessas interestaduais de energia elétrica quando a empresa adquirente utiliza a energia no processo de industrialização. O STJ havia entendido, em primeiro julgamento, que este tipo de operação era imune à cobrança de ICMS. 

2 comentários:

  1. Qual é o número do processo?

    ResponderExcluir
  2. Que lixo de país, corporativista.


    O cidadão só leva, agora pegaram a eletricidade para roubar do povo.


    GERADOR NELES!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/