Editorial, Estadão - Mais médicos brasileiros

Aos poucos, o governo está modificando o perfil do programa Mais Médicos. Criado na gestão da presidente Dilma Rousseff, o programa serviu na ocasião como fachada para que o governo petista, enquanto fingia atender às reivindicações por melhores serviços públicos feitas nas grandes manifestações de 2013, ajudasse a financiar a ditadura castrista em Cuba, ao pagar pela vinda de médicos cubanos. Agora, está em andamento a substituição desses médicos cubanos por brasileiros, com o objetivo de reduzir o alcance do tal acordo de “cooperação” com Cuba, que existia apenas para atender aos propósitos políticos do PT.

Segundo o Ministério da Saúde, 62,6% das 18.240 vagas do Mais Médicos são atualmente ocupadas por profissionais cubanos. Os médicos brasileiros formados no Brasil respondem por 29%, enquanto os brasileiros formados no exterior e os estrangeiros não cubanos ocupam 8,4%. O governo pretende substituir 4 mil médicos cubanos por brasileiros nos próximos três anos, reduzindo de 11,4 mil para 7,4 mil médicos a participação cubana e elevando para 7,8 mil (40%) a participação brasileira. No mais recente edital, os brasileiros preencheram 99% dos 1.390 postos ofertados em 642 municípios.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

13 comentários:

  1. Pois quando foi aberto o programa, primeiro foi aberto para os brasileiros..Como não foi preenchido vieram os de fora..talvez você não saiba disso...Quem bom que agora os daqui se deram conta do belo programa

    ResponderExcluir
  2. Façanha, o advogado do povo2 de fevereiro de 2017 às 14:00

    O Editor está obsessivo contra o PT. O fanatismo é uma cegueira seletiva que impede a visão dos buracos pelo caminho, que leva a tropeçar e cair.

    ResponderExcluir
  3. Boa notícia! Financiar ditadura cubana está por fora.

    ResponderExcluir
  4. Há mentirosos para tudo! Quando foi aberto, os brasileiros tiveram dificuldade de se inscrever, pois as vagas eram para "os de fora" (leia-se cubanitos)! A verdade liberta caro anônimo... Liberte-se então! Não minta como sempre fez o PT!

    ResponderExcluir
  5. Trouxeram curandeiros que sabem apenas recomendar veneno do escorpião azul e esses vermes nos custaram e custam os tubos! Estamos cansados de financiar ditaduras como a cubana! Mais lixos cubanos sempre foi um embuste que muitos trouxas ainda acreditam. São bons para o populacho, mas não para a cúpula do PT! Todos preferem o Sírio-Libanês... Hoje o capeta recebeu mais um lixo do PT!

    ResponderExcluir
  6. NEUROCIRURGIÃO, SOBRE AVC DE EX-PRIMEIRA DAMA: “TEM QUE ROMPER NO PROCEDIMENTO. E O CAPETA ABRAÇA ELA”
    Esse é o nivel dos medicos brasileros

    ResponderExcluir
  7. Taí, a galega vestiu o pijama de madeira porque não foi tratada pelos médicos cubanos (experts em veneno de escorpião azul).
    O cachaceiro que se acautele e mantenha distância do Sírio Libanês.
    Na próxima doença, seu câncer vai ter recidiva, procure o postinho do bairro, a UPA do SUSto ou a emergência de um grande hospital público.
    Profª Sonia

    ResponderExcluir
  8. Pensei que esse financiamento a Cuba já tivesse terminado. É uma vergonha que ainda exista.

    ResponderExcluir
  9. Realmente, como que um camarada que mora no Amazonas, Acre, Pará etc, se forma em Medicina e não gostaria de trabalhar em seus respectivos Estados?Algo estava muito estranho na seleção que se fazia.E o que é pior, muitas das doenças não é problema de médicos e sim de infraestrutura vom Saneamento Básico, para cada 1 real investido em Saneamento o Governo economisa 5 reais em Saúde Pública.O garoto vai ao médico e diagnosticado verme, toma o remedio, fica bom e depois de alguns dias está com o mesmo problema, brinca em valas ou rios fetidas cheias de coliformes fecais.Veja o caso da Olim Piada do cocô, gastaram bilhões em esporte e nada em saneamento, deram apenas uma garibada, o problema continua no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  10. Vai virar a mesma merda que era antes do programa: Os médicos atendendo todo mundo correndo em meia hora por dia e recebendo por 40 horas por semana.
    Sem falar que médico brasileiro trata paciente pobre a coice e isso qd debocha da pessoa à beira da morte como essa médica da dona Marisa

    ResponderExcluir
  11. O PT, os petebas e a esquerdalha-lixo em geral demonizaram os médicos ao longo dos seus 13 anos de reinado das trevas! Querem compaixão e ajuda agora? Só se é para empurá-los ladeira abaixo ou para tocar fogo no trem, com todos eles dentro, e enviá-los direto ribanceira abaixo e fazê-los encontrar com seu mestre luladrão na presença do demônio!!! Em cada cantinho do país, onde há um médico, haverá um que professará o ódio a esses lixos!!! Conseguiram "socializar" o ódio e a raiva ao PT!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/