Morreu o cartunista gaúcho Sampaio.

Em 1967, quando começou no jornalismo em Porto Alegre, o editor trabalhou com Sampaio na Revista do Globo.

Morreu nesta quinta-feira o cartunista José Miguel Pereira de Sampaio, o Sampaio. A morte foi comunicada por sua filha, Maria Lucia Sampaio. O artista sofria de câncer no pulmão. Tinha 89 anos.

Sampaio era de São Luiz Gonzaga, onde nasceu no dia 27 de julho de 1927. Irmão mais velho do também cartunista Paulo Brasil Gomes de Sampaio, o Sampaulo (falecido em 1999), começou a carreira nos anos 1940 na Revista do Globo. Na publicação, especializou-se em desenhar cenas que retratavam determinados cotidianos – como uma feira livre, um junta de apuração, uma briga de bar ou um dia de ver.

3 comentários:

  1. Que dupla de chargistas e cartunistas. O SamPaulo seu irmão tinha o famoso personagem Sofrenildo. Uma pena.
    joel

    ResponderExcluir
  2. Joel acima me fez lembrar do Correio do Povo antigamente com o Sofrenildo.

    Meus pais tiveram assinatura durante anos, continuei enquanto dos Caldas, depois cancelei e nunca mais comprei ou li.

    ResponderExcluir
  3. políbio, só hoje vi a homenagem que fizeste ao meu pai.
    Muito obrigada.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/