PSDB (14,38% dos votos) abriu apoio a Busato em Canoas. PP também poderá mudar de posição.

O PSDB de Canoas, cujo candidato, Felipe Maretini, chegou em terceiro lugar com 14,38%, resolveu apoiar, esta noite, a candidatura do deputado Luiz Carlos Busato, PTB, que durante a semana já tinha recebido o apoio do coligado do tucano, no caso o DEM.

A adesão do PSDB foi festejado em ato para 500 pessoas no comitê central da campanha do tucano, rua Guilherme Shell.

Com o apoio de Felipe Martini, que fez 14,38% dos votos, Busato, que apurou 37,30% do bolo total, torna-se mais competitivo diante da candidata do PT-PRB, Beth Colombo, a primeira colocada, que chegtou ao final do primeiro turno com 45,79% dos votos.


Beth, que era do PP e foi para o PRB a pedido do PT e do prefeito Jairo Jorge, recebendo apoio do seu ex-Partido, poderá perder esta adesão, porque a Justiça Eleitoral revelará nesta segunda-feira sua decisão final sobre o caso.

Feltes diz que não pode prometer nada no caso do pagamento do 13o

O Rio Grande do Sul, que há oito meses parcela os salários do funcionalismo, ainda não tem recursos previstos para pagar o benefício, que custará R$ 1,3 bilhão aos cofres estaduais. 

O Estado é o único a admitir que, sem receitas extraordinárias, o pagamento aos 315 mil servidores ativos e inativos ficará para 2017.

O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, disse neste final de semana que não pode prometer nada.

Jantar desta noite reúne Temer e deputados para afivelar aprovação da PEC 241

O presidente Michel Temer participou neste domingo de um almoço com líderes da base aliada para discutir a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto dos gastos públicos. O encontro foi na casa do líder do PSD, Rogério Rosso (DF).

O encontro foi uma prévia do jantar que Temer oferecerá neste domingo a deputados da base aliada, no Palácio da Alvorada, no qual fará um apelo para que a proposta seja aprovada com muitos votos, mostrando a unidade dos aliados do governo no Congresso.

No jantar de hoje, os economistas José Márcio Camargo e Armando Castelar, ambos do Rio, farão, a convite do governo, uma exposição sobre a necessidade do ajuste nas contas públicas. A chamada “PEC do Teto” limita o aumento das despesas do governo, por 20 anos, à inflação oficial dos 12 meses anteriores.

Melo e Marchezan farão novo debate nesta segunda-feira na Guaíba

Nesta segunda-feira, 14h30min, a Rádio Guaíba, Rede Record, Porto Alegre, comandará o novo programa de debates entre Sebastião Melo e Marchezan Júnior.

A partir das 14h30min. O encontro de ideias entre Nelson Marchezan Jr. (PSDB) e Sebastião Melo (PMDB) vai ter mediação do jornalista Felipe Vieira e ocorre no Centro de Eventos Sescon-RS.

Nelson Marchezan Jr. e Sebastião Melo vão ter oportunidade de perguntar livremente um ao outro, sem temas pré-estabelecidos, com exceção da abertura do debate, quando ambos serão interpelados pelo presidente do Sescon-RS. Diogo Chamun vai fazer uma mesma pergunta a ambos, baseada em estudo do Projeto Gestão Pública Eficaz.

O debate vai ser dividido em três blocos.

MetSul prevê muita chuva para o RS

No seu Twitter desta tarde de domingo, a MetSul prevê muita chuva daqui para a frente no RS. Neste domingo, o tempo foi de sol claro, céu azul, temperatura amena em cidades como Porto Alegre e Gramado.

Eis o registro da MetSul, postado há pouco:

TEMPO | Vem muita água para o Estado. Projeção de chuva acumulada até 16 de outubro do modelo americano GFS.

O mapa ao lado é da MetSul e ele registra com precisão o que acontece com o tempo neste domingo em toda a América do Sul, com ênfase para o Brasil.

Governo gaúcho não garante pagamento do 13º e nem ajuda do Banrisul

O governo Sartori não garante o pagamento em dia do 13º salário do funcionalismo. Segundo o Secretário da Fazenda, Giovani Feltes, o histórico de parcelamento dos salários e as dificuldades financeiras indicam que o pagamento não ocorrerá até o dia 20 de dezembro.

Segundo matéria do ClicRBS, para pagamento do 13º de 2015 foi oferecido aos servidores um empréstimo via Banrisul. Feltes ressalta que essa opção parte da diretoria do banco, que tem total autonomia em seus produtos: “Não podemos assegurar que o Banrisul vai oferecer”.

Corte de gastos do governo Temer é defendido em campanha publicitária

Centenas de entidades comerciais, industriais e de serviços do Brasil compraram neste domingo quatro páginas nos principais jornais para defender o congelamento do gasto público durante 20 anos, impulsionada pelo governo liberal-conservador de Michel Temer.
A medida faz parte da intensa campanha para rebater as críticas ao projeto, principalmente pelo impacto que poderá ter nas áreas de saúde e educação. O governo alega, entretanto, que essa é única alternativa para evitar "a quebra" do país.
A nova reviravolta aconteceu na sexta-feira, quando o Ministério Público Federal alertou que o congelamento do gasto por duas décadas, que o Congresso se apressa em votar, "viola a separação dos poderes" e levará a "limitar, prejudicar, enfraquecer o desempenho do Poder Judiciário".
Segundo o MP, isso aconteceria porque o congelamento pode "diminuir a atuação estatal em relação às demandas da sociedade, entre elas o combate à corrupção".

Editorial, O Globo - É bem-vindo o aumento da representação da direita

Em todo o Sul, a direita fez votos inesperadamente altos, como em Porto Alegre com Marchezan Júnior.

A eleição deu mais visibilidade aos chamados conservadores, e significou um passo rumo a um quadro político mais diversificado, à disposição dos eleitores

Herança da Revolução Francesa, em que, no salão da Assembleia Nacional, os liberais girondinos se colocavam à direita, e os radicais jacobinos, à esquerda, os dois termos seguem, pelos séculos, a designar aqueles que querem preservar o estabelecido, em oposição aos transformadores pelos votos ou armas.

A fundação da União Soviética, à esquerda, instituiu a antítese dos Estados Unidos, capitalista, e ali foram lançadas as fundações da Guerra Fria do pós-guerra.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Primeira pesquisa, Datafolha, mostra grande vantagem do candidato do PDT em Fortaleza

A primeira pesquisa Datafolha para 2º turno em Fortaleza aponta uma vitória do atual prefeito Roberto Cláudio (PDT) com 48% das intenções de voto contra 34% dos eleitores que votariam em Capitão Wagner (PR).

Com poucos dias de campanha passado o 1º turno da eleição, no último domingo (2), ainda é grande a margem para evolução dos candidatos. Os indecisos somaram 10%, enquanto os votos nulos ou brancos alcançam 8%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo. Na disputa por votos válidos, quando são excluídos os indecisos e votos nulos ou brancos, a vantagem de Roberto Cláudio sobe para 18 pontos, com 59% a 41%.

O resultado da pesquisa Datafolha mostra um aumento da vantagem de Roberto Cláudio que ficou à frente de Capitão Wagner, com uma diferença de quase 9 pontos percentuais.

Fama de Dilma chega a Europa: “Presunçosa, arrogante, desagradável”, diz ex-ministro Português

As grosserias de Dilma não se limitaram ao Brasil: no livro Eu e os Políticos, recém-lançado em Portugal, o jornalista José António Saraiva (ex-diretor do semanário Expresso, o mais importante do país) revela que o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho a define como “mulher presunçosa, arrogante, desagradável”. 

Quando decidiu visitar Lisboa em plena data nacional do país e ainda foi mal-educada com o anfitrião. E fez várias desfeitas ao então presidente Cavaco Silva.

No cargo há dois anos, Dilma foi a uma reunião de cúpula na Espanha e falou em espanhol por 10 minutos com Cavaco, sem saber quem era. “Dilma, presidente há dois anos, não conhecia Cavaco Silva?”, indaga Passos Coelho, para quem ela demonstrava desprezo por Portugal.

TAP e Lisboa lideram a lista dos melhores programas de “Stopovers”

A TAP Portugal e a cidade de Lisboa encabeçam a listagem das melhores nove companhia aéreas e cidades do mundo para escalas em voos de ligação, publicada pela renomada revista de turismo norte-americana  “Condé Nast Traveller”.

Denominada ‘The Best Airline Stopover Programs’ a matéria elenca os nove programas mais atraentes para os passageiros originários dos Estados Unidos da América que pretendam fazer uma escala antes do seu destino final. As cidades e companhias aéreas citadas oferecem desde um dia a uma semana de escala, com alguns benefícios e descontos, como é o caso da TAP Portugal, cujo programa ‘Stopover Portugal’ é especialmente valorizado dada a sua parceria com a companhia norte-americana JetBlue Airways.

O programa ‘Stopover Portugal’ promovido pela companhia aérea portuguesa pretende atrair clientes norte-americanos. Mas não só, também brasileiros, russos e escandinavos.

Para promover a ideia a transportadora aérea pensou em tudo, ou quase tudo. Desde vídeos promocionais de Portugal para incentivar a descoberta do país, sobretudo junto do mercado norte-americano, com enfoque nas cidades de Lisboa e Porto.

Confira a lista da revista “Condé Nast Traveller”:

1.- Lisboa – TAP Portugal
2.- Reiquejavique – Icelandair
3.- Cidade do Panamá – Copa Airlines
4.- Toronto – Air Canada
5.- Helsínquia – Finnair
6.- Abu Dhabi – Ethiad Airways
7.- Banguecoque – THAI Airways International
8.- Xangai – Air China
9.- Dubai – Emirates

Bandnews e Globonews transmitem debate desta noite entre Trump e Hillary

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrenta neste domingo em uma posição muito difícil um debate televisivo chave com sua rival democrata Hillary Clinton. 

Às 21h (22h do horário de Brasília) deste domingo, na Bandnews e Globonews, com tradução simultânea.

Caixa socorreu Odebrecht na construção da Arena Corinthians

Uma transação sigilosa entre Odebrecht e Caixa Econômica Federal teria sido feita em 2014 para cobrir um suposto rombo milionário na construção do estádio do Corinthians, a Arena Corinthians. A informação foi divulgada neste domingo pelo jornal Folha de São Paulo. De acordo com a publicação, para ajudar a empreiteira, o banco comprou debêntures emitidas pela Odebrecht no valor de pelo menos R$ 350 milhões.

Os debêntures são títulos de crédito lançados ao mercado para captar recursos. A movimentação funciona como se fosse um empréstimo, sendo que a Odebrecht terá de devolver com juros à Caixa o montante arrecadado. O ex-presidente do Corinthians e atual deputado federal Andrés Sanchez confirmou o negócio à Folha de São Paulo, mas disse que o negócio foi feito entre o banco e a empreiteira, sem o envolvimento do clube.

De acordo com a Folha, a Odebrecht fez em 2014 uma única emissão de debêntures, próxima ao valor de socorro da Caixa, com vencimento previsto para 2021. Pelo plano original de construção, a empreiteira ergueria o estádio com o auxílio do BNDES no valor de R$ 400 milhões, dinheiro que seria usado para bancar parte da obra.

O restante do estádio seria bancado com R$ 420 milhões em créditos cedidos pela prefeitura de São Paulo. Conforme o jornal, o financiamento saiu apenas em março de 2014 e ainda surgiu um imprevisto, quando uma ação judicial questionou a validade do benefício municipal.

Mesmo sem recursos, a Odebrecht concluiu o estádio, já com o dinheiro recebido do BNDES.

Estados têm dificuldade para pagar 13º salário

Em meio à grave crise fiscal, os governos estaduais já preveem dificuldades para pagar o 13º e o restante dos salários de servidores públicos até o fim do ano.

É o que informa o Estadão de hoje.

O jornal diz que os Estados evitam admitir oficialmente que não há caixa para pagar o benefício, mas pelo menos sete de 24 unidades da Federação consultadas pela reportagem reconhecem que não há definição de como e quando o 13º será depositado na conta de 2 milhões de servidores.

Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas, Bahia, Distrito Federal, Sergipe e Roraima não teriam, hoje, os recursos para honrar o compromisso, segundo os secretários de Fazenda. Alguns deles não conseguirão fazer o pagamento mesmo com a ajuda esperada do governo federal. Além do socorro do Tesouro, eles contam com a recuperação, mesmo que mínima, da economia - o que contribuiria para o aumento da arrecadação.

Após derrocada nas eleições, PT avalia desistir de candidatura em 2018

A derrocada nas eleições municipais e a pressão da Operação Lava-Jato sobre Lula, a principal estrela do partido, pode levar o PT a uma escolha considerada inimaginável: abrir mão de uma candidatura própria ao Palácio do Planalto em 2018 e apoiar o nome de Ciro Gomes, hoje filiado ao PDT. 

Se isso ocorrer, será a primeira vez, desde 1989, que o principal partido de esquerda do país não terá a cabeça de chapa na disputa presidencial. As conversas ainda não chegaram à cúpula partidária, mas começam a correr nas instâncias mais básicas do partido e em outras legendas que disputarão a Presidência com o PT.

Saiba o que farão Marchezan e Melo neste domingo

As agendas de campanha dos candidatos Marchezan Júnior e Sebastião Melo, neste domingo, são as seguintes: 

Marchezan
O candidato do PSDB à Prefeitura de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr, grava programa político neste domingo.

Sebastião Melo
O candidato do PMDB  participa de mobilização em alusão ao Outubro Rosa e depois grava programa político.
Ontem, 9h, o candidato e sua vice, Juliana Brizola, participaram de forte ato de Mobilização Geral com Apoiadores e Colaboradores
Local: Centro de Eventos do Sport Club Internacional.

Entidades atacam quebra de sigilo de jornalista da revista Época

Juíza autorizou abertura de dados telefônicos de profissional da ‘Época’ que investigava contas secretas na Suíça

Um habeas corpus da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) foi impetrado na última sexta-feira em favor do jornalista Murilo de Queiroz Ramos, da revista “Época”, cuja quebra de sigilo telefônico foi determinada em agosto pela juíza Pollyanna Kelly Alves, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, após a publicação, em fevereiro do ano passado, da reportagem “A lista das contas de brasileiros no HSBC na Suíça”. De acordo com a Aner, o ato da juíza é ilegal. O habeas corpus foi distribuído ao desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

A decisão judicial contra Murilo, um dos autores da reportagem, foi provocada por um inquérito do delegado da Polícia Federal João Quirino Florio, que investiga o vazamento de dados fiscais sigilosos de brasileiros no caso SwissLeaks. As informações obtidas pelo jornalista estão contidas nos relatórios de inteligência financeira do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf).

Em abril, João Quirino requisitou a quebra do sigilo telefônico de Murilo após afirmar que a Receita, a Coaf e o Banco Central não conseguiram identificar a origem do vazamento. O pedido do delegado à juíza foi realizado antes mesmo de que fosse tomado formalmente o depoimento do jornalista, segundo despacho obtido pela “Época”. 


Artigo, João Rodrigues, Estadão - Matar ou morrer

CLIQUE AQUI para ler, também, "Como se encher de popularidade", Fernão Lara Mesquita.


Dizer, como têm dito alguns ministros e auxiliares do presidente Michel Temer, que o resultado da eleição municipal de domingo sepultou a tese do impeachment é forçar um pouco a barra. Até porque a tese do impeachment é política e será repetida por aí até que os partidos de oposição percebam que está superada, como já estava superada na eleição quando o PT tentou nacionalizar a campanha e deu com quase todos os seus burros n’água.

Agora, dizer que o resultado da eleição municipal deu uma força que nem o governo esperava à agenda ultraliberal do governo de Temer, não há dúvidas de que deu.

Não que a população tenha ido às urnas manifestar apoio incondicional ao projeto de governo do PMDB, divulgado em novembro do ano passado, baseado em privatizações e reformas do Estado, e que se chama “Uma ponte para o futuro”.

A força que as urnas deram ao governo, para que faça as mudanças, veio de forma indireta. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Mary Zaidan, O Globo - O PT continua tentando enganar os pobres

Sem ter conseguido seduzir com o discurso do “golpe”, o PT – maior derrotado nas urnas municipais -- tateia em busca de motes para reaglutinar a sua turma. Atira para todos os cantos e, com insistência e determinação, atinge o próprio pé, gangrenando o pouco que restava da biografia do partido e de seus líderes.

Pisam e repisam na tese delirante de conluio entre a elite e a mídia monopolizada. Uma conspiração fantástica capaz de unir na mesma seara a Lava-Jato e os endinheirados que agonizam atrás das grades para manter o poder perpétuo do PT e dos seus. Agora, se fixam na demonização da emenda constitucional que limita gastos públicos, aprovada na comissão especial por ampla maioria – 23 x 7 –, com chances de ser decidida nesta semana pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Apelidada pelo PT e o “campo de esquerda” como PEC da Morte, a emenda ganhou versões tão fantasiosas na boca dessa trupe que chegam a ser perigosas. Nas redes sociais, entre críticas engraçadas e mentiras deslavadas, dizem até que o governo Michel Temer acabou com o 13º salário e que na reforma previdenciária os “velhinhos” com menos de 70 anos terão seus benefícios suspensos.

A má-fé oficial não é menor do que a irresponsabilidade anônima ou de perfis falsos e contratados para as redes sociais. Sobre a PEC do Teto, por exemplo, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) disse que ela vai aumentar o desemprego e a desigualdade social. “Vai piorar a saúde, a educação, a assistência social e a segurança pública”

Artigo, Carlos Brickman - A África para os brasileiros

Garotinho, ao lado, contou parte da história.

A história que rola nas redes sociais sobre as viagens de Rosemary à Angola e Portugal com encomendas de diamantes, o caso do Banco Espírito Santo, as aventuras de Taiguara em Luanda e as riquezas ocultas de Lula e do PT.

Por longos e tristes anos, empresários brasileiros mantiveram lucrativos negócios na África, que só cessaram com o fim da escravidão. Passam-se os tempos e os bons negócios voltam - para alguns brasileiros, para alguns africanos. Até um bom dinheirinho na conta de Eduardo Cunha, lembra-se? foi atribuído à venda de carne moída brasileira, enlatada, para a África.

O Quadrilhão, por enquanto o principal processo da Lava Jato, que envolve Lula, o sobrinho de sua primeira esposa, e a Odebrecht, tem tudo a ver com a África - exceto o dinheiro, que passa por lá e volta para os bolsos já preparados para recebê-lo (e distribuí-lo).

CLIQUE AQUI para examinar todas as histórias narradas no relatório da CPI do BNDES. Veja tudo em "Como Lula operou na África", de Cláudio Júlio Tognolli, É um material bastante extenso.

CLIQUE AQUI para ler o texto completo de Carlos Brinckmann. 

Tem Festival Nacional da Música, esta manhã, 11h, na Redenção, Porto Alegre

A abertura da Festa Nacional da Música é neste domingo com várias apresentações no Parque Farroupilha (Redenção). Depois de 11 anos promovida na Serra Gaúcha, em Canela, agora o festival vem para Porto Alegre, onde permanecerá até o próximo dia 19, além de debates, oficinas e seminários.

Próximo do Monumento ao Expedicionário, neste domingo, às 11h, poderá ser conferido o concerto da Ospa Jovem

Domingo de sol aberto, céu azul e temperatura amena no RS

Uma massa de ar seco é responsável pela queda acentuada da temperatura no amanhecer no Rio Grande do Sul neste domingo. A temperatura mínima chegou perto de zero em pontos de maior altitude. 

Em Gramado, Serra gaúcha,k as 7h55min, os termômetros marcaram 8 graus. Fará sol o dia todo.

O ar fica seco com previsão de baixos índices de umidade do ar variando entre 20 a 30% a tarde em grande parte das áreas. 

O tempo permanecerá ensolarado com gradativo aquecimento e sensação térmica agradável. Em Porto Alegre, a mínima deve ser de 9°C e a máxima vai chegar aos 24°C.

Dica de livro - "Petrobrás, uma história de orgulho e vergonha"

O livro de cabeceira do editor, neste final de semana, é "Petrobrás, uma história de orgulho e vergonha", da jornalista Roberta Paduan, Editora Objetiva, 391 páginas, R$ 44.90 na Livraria Cultura.

O título diz tudo.

O editor também recomenda "Que delícia de esquerda", do jornalista gaúcho Diego Casagrande, 270 páginas, R$ 50,00. O editor foi ao lançamento do livro, quarta-feira a noite.

CLIQUE AQUI para ler um dos capítulos do livro de Paduan.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/