Eis os nomes dos presos de hoje que juraram fidelidade ao Estado Islâmico

O Facebook, rede social abriu para a Justiça chats e comunidades secretas utilizadas pelos alvos da Operação Hashtag.

Ao lado, Zaid Duarte, um dos presos de hoje. 

O site da revista Veja desta noite, revela que o grupo de brasileiros alvo da Operação Hashtag da Polícia Federal, que prendeu dez pessoas sob suspeita de tramar ataques terroristas durante a Olimpíada, inclui catorze nomes – alguns deles adotaram nomes árabes ou falsos para se comunicar nas redes sociais: Alisson Luan de Oliveira, Antonio Andrade dos Santos Junior (Antonio Ahmed Andrade), Daniel Freitas Baltazar (Caio Pereira), Hortencio Yoshitake (Teo Yoshi), Israel Pedra Mesquita, Leandro França de Oliveira, Leonid El Kadre de Melo (Abu Khalled), Levi Ribeiro Fernandes de Jesus (Muhammad Ali Huraia), Marco Mario Duarte (Zaid Duarte), Matheus Barbosa e Silva (Ismail Abdul-Jabbar Al-Brazili), Mohamad Mounir Zakaria (Zakaria Mounir), Oziris Moris Lundi dos Santos Azevedo (Ali Lundi), Valdir Pereira da Rocha (Valdir Mahmoud) e Vitor Barbosa Magalhães (Vitor Abdullah). Da lista, dois suspeitos foram conduzidos coercitivamente para depor e outros dois estão foragidos.

Levantamento de VEJA publicado nesta semana revela que 32 brasileiros juraram fidelidade ao Estado Islâmico. Pelo menos quatro deles, incluindo Vitor Magalhães e Antônio Andrade dos Santos (o último à direita e o primeiro à esquerda) estão entre os investigados pela Operação Hashtag.
Publicidade


Suspeitos – Mohamad Mounir Zakaria é brasileiro e dono de cinco empresas de confecção na região do Brás, bairro onde mora em São Paulo. As confecções de Zakaria, a exemplo da Raio Jeans Confecções, ficam na Rua Barão de Ladário. Ele também trabalhou na Rua Oriente, um dos principais pontos de venda do Brás, e é o 2º diretor de patrimônio da Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil, cuja mesquita fica no Pari, bairro próximo do Brás na capital paulista.

Zaffari inaugura seu novo supermercado em São Paulo, no Shopping Morumbi Town

O grupo Zaffari realizará na terça-feira, em São Paulo, encontro coletivo com a imprensa, no qual irá apresentar a nova loja da empresa na cidade, o Hipermercado Zaffari Morumbi Town, localizado no Shopping Morumbi Town. 

A coletiva acontecerá um dia antes da abertura oficial do empreendimento, que passa a receber o público consumidor já na quarta-feira, dia 27 de julho

João Santana confessa que dinheiro sujo da campanha de Dilma abasteceu sua conta na Suiça

O marqueteiro da última campanha de Dilma Roussef, João Santana, confessou esta tarde ao juiz Sérgio Moro que mentiu na Polícia Federal quando disse que não recebeu dinheiro sujo no exterior para pagar seus serviços.

O que ele explicou:

- Na época, eu não queria ser acusado pela queda da presidente.

Agora ele assume o crime cometido pela campanha eleitoral de Dilma porque fará delação premiada, segundo pré-acordo que assinou com o MPF.

João Santana vai colaborar para derrubar e meter Dilma e Lula na cadeia.

Ele foi questionado sobre os depósitos ilegais na conta Shellbill feitos pelo operador Zwi Skornicki. Dinheiro desviado dos contratos da Keppel Fels com a Petrobras.

- Soube por Mônica que era uma dívida da campanha de 2010 da presidente Dilma. Era coisa de R$ 10 milhões. O partido (PT) sugeriu procurar o seu Zwi.

Santana, em seu depoimento, negou que soubesse da origem ilegal dos recursos, admitindo apenas a prática de caixa 2 - uma velha estratégia usada por Duda Mendonça no mensalão.


"É uma prática nefasta, de caixa 2, que é generalizada nas campanhas. É um ato ilegal. Sempre lutei contra isso." Ele disse que aceitou receber por fora para não prejudicar sua relação com o PT e achou que nunca seria preso.


Governo endurece e corta o ponto dos grevistas do Detran

O governo Sartori resolveu endurecer com os servidores em greve do Detran, que já estão parados há dez dias.

O editor foi avisado esta noite que o ponto dos grevistas começou a ser cortado.

Dilma quer GSI na investigação sobre Istoé

A filha de Dilma tem oito carros á disposição. Alguns deles são blindados. Nós pagamos.

Mesmo sem negar a mordomia de altíssimo calibre de que gozam a filha, o genro e os dois netos em Porto Alegre, a ex-presidente Dilma Roussef tenta embaralhar as cartas, fugindo de novo pela tangente.

Ela não rebate nada da reportagem, mas quer saber quem botou a poltrona na sala.

Foi por isto que reclamou providências do GSI para investigar vazamentos, mas também avisou que pedirá direito de resposta para a revista Istoé.

Mídia petista reduz a brincadeira a Operação Antiterror da Polícia Federal

O site Brasil247, ligado ao PT e aos seus asseclas do PCdoB e Psol, passou a tarde toda tentado desmoralizar as ações contra o terror desfechadas pela Polícia Federal, MPF e Justiça Federal do Paraná.

Os jornalistas do site chamam os terroristas de "jovens ingênuos".

Esta é também a linha escapista da esquerda que não quer aplaudir publicamente os terroristas que querem explodir as Olimpíadas.

É o caso do jornalistas Leandro Fortes, que classificou como "terrobestas" os brasileiros presos nesta quinta-feira, 21, pela Polícia Federal, suspeitos de ligação com o grupo terrorista Estado Islâmico, após trocarem mensagens preparatórias sobre a realização de atentado terrorista no Brasil. 

Fazendo-se de parvo, pergunta o jornalista: "Quer dizer que os nossos terroristas fizeram um juramento (!) ao Estado Islâmico PELA INTERNET? E, a 15 dias das Olimpíadas, decidiram se reunir para iniciar um curso de artes marciais e comprar UM fuzil no Paraguai? Gente...deixa pra lá", 

A esquerda brasileira alojada no PT, quando não está roubando dinheiro público, brinca com fogo.

Sartori recorre ao STF contra aumento de 8,13% para TCE, MPE, Defensoria, Legislativo e Judiciário

O governador Ivo Sartori acaba de protocolar no STF ação própria que visa impugnar a lei que reajusta em 8,13% os salários dos servidores do Judiciário, Legislativo, TCE, Defensoria e MPE do RS.

O que alega Sartori:

-Se não é possível dar aumento para quem ganha menos, a imensa maioria, não posso conceder reajuste para quem ganha mais.]

É isto.

E é justo.

Luciana Genro é o mais novo membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB

O mais novo membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB do RS é Luciana Genro. Ela é advogada desde 2011, quando graduou-se pela Unisinos.

A ex-deputada do PSol é antiga defensora dos ditadores sanguinários Hugo Chavez e Fidel Castro, cujos compromissos com os Direitos Humanos são iguais a zero.

CLIQUE AQUI para examinar video de 2013, no qual Luciana Genro saúda o Acampamento Internacional da Juventude Socialista, Buenos Aires.

Trensurb também não tem PPCI

A estatal federal que cuida dos trens na Grande Porto Alegre, o Trensurb, não possui Plano de Prevenção e Combate a Incêndios.]

Uma tragédia como a do Centro de Reabilitação de Arroio dos Ratos, causaria tragédia de proporções oceânicas no RS.

'Não imaginava', diz vizinho de suspeito preso por terrorismo no RS

Casa onde homem foi preso na manha desta quinta-feira (Foto: Patrícia Porciúncula/RBS TV)

A reportagem é do G1, Rede Glogo. Leia:

A prisão de um homem de 26 anos, suspeito de terrorismo, nesta quinta-feira (21) assustou moradores de Morro Redondo, no Sul do Rio Grande do Sul. A ação da Polícia Federal ocorreu na localidade de Açoita Cavalo, na área rural do município de pouco mais de 6,2 mil habitantes. Um homem de 64 anos diz ter sido acordado por volta das 5h com a movimentação na estrada. Ele não quis se identificar, mas conta que, durante a ação da Polícia Federal, vizinhos chegaram a ser interrogados, mas foram liberados. "Não imagina isso (envolvimento do homem com terrorismo)."

O suspeito, segundo o vizinho, morava há cerca de 20 dias na localidade com a esposa, o filho e seu pai. E diariamente ele ia para Pelotas, a cerca de 38 quilômetros da cidade. "Ele (o homem preso) estava estudando em Pelotas.O pai dele o levava todo o dia." A reportagem da RBS TV chegou a ir na residência da família, mas não foi recebida.

O terrorista gaúcho foi conduzido para Porto Alegre e depois escoltado para Brasília. 

Imprensa dos Estados Unidos destaca prisão de terroristas no Brasil

As emissoras de rádio, TV e os jornais norte-americanos estão dando grande destaque à notícia de que a Polícia Federal (PF) do Brasil prendeu hoje um grupo suspeito de planejar um ataque terrorista durante os Jogos Olímpico do Rio de Janeiro, que começam em duas semanas.

- Em manchete na página da internet, o Wall Street Journal informou que "polícia do Brasil prende dez suspeitos de planejar ataque e dois estão sendo procurados.

- Com destaque em sua página na internet, a agência de notícias Reuters disse que "o grupo é suspeito de pertencer ao Estado Islâmico e que seus integrantes são todos cidadãos brasileiros", que fizeram contato pela internet e trocaram por WhatsApp e Telegram.

- De acordo com o Los Angeles Times, o grupo descoberto estava montando uma "trama ligada ao Estado Islâmico.

- Já a rede de televisão CBS informou que as autoridades brasileiras afirmaram que as 12 pessoas pessoas suspeitas de planejar ataques terroristas queriam usar "armas e táticas de guerrilhas".

- Citando declarações do ministro Alexandre de Moraes, o The Washington Post publicou que apenas quatro dos suspeitos se conheciam pessoalmente, embora tenham declarado lealdade ao Estado Islâmico e discutido a prática de tiro e artes marciais, conforme esclareceu o ministro da Justiça. Segundo o jornal, Moraes afirmou que um dos suspeitos iniciou as negociações por email para comprar um rifle de assalto AK-47 na internet.

Tarifa aérea média doméstica em 2015 teve queda de 9% ante 2014

A tarifa aérea média para voos domésticos no ano de 2015 foi de R$ 334,50, o que representa uma queda de 9% em relação ao preço verificado em 2014, de acordo com levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em relatório, o órgão ainda informa que, no ano passado, cerca de 57,5% dos assentos domésticos foram vendidos abaixo de R$ 300, e que aproximadamente 11,4% dos assentos foram comercializados com tarifas abaixo de R$ 100. Por outro lado, uma fatia de 0,62% dos assentos domésticos foram vendidos com preços acima de R$ 1.500 entre janeiro e dezembro de 2015.

A Anac também destaca que o yield tarifa aérea médio doméstico, isto é, o valor médio pago por um passageiro doméstico para voar um quilômetro, ficou em R$ 0,30264 em 2015, valor 11,7% menor que no ano anterior.

MPF-DF denuncia Lula, Bumlai e mais cinco por obstrução à Lava-Jato

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta quinta-feira, à Justiça de Brasília o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu amigo José Carlos Bumlai, o ex-senador Delcídio Amaral, o banqueiro André Santos Esteves, o ex-assessor de Delcídio, Diogo Ferreira Rodriguez, o advogado Edson Siqueira Ribeiro Filho, e o filho de Bumlai, Maurício Barros Bumlai. Todos são acusados de "agirem irregularmente para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato".

O caso já havia sido denunciado pelo Procurador Geral da República (PGR), Rodrigo Janot, em dezembro do ano passado. No entanto, em decorrência da perda de foro privilegiado do ex-senador envolvido, Delcídio Amaral, e também pelo fato de o crime ter ocorrido em Brasília, a denúncia foi enviada à Justiça Federal do Distrito Federal. Com essa redistribuição, o MPF do DF foi acionado para se manifestar sobre a ação penal e concluiu pela confirmação integral da denúncia prévia do PGR.

Além de confirmar os elementos apresentados, o procurador da República Ivan Cláudio Marx faz acréscimos à peça inicial, com o objetivo de ampliar a descrição dos fatos e as provas que envolvem os acusados. Os crimes apontados estão previstos nos artigos 2º, § 1º, da Lei nº 12.850/2013, art. 357 do CP e art. 355 do Código Penal.

Dólar opera em alta, vendido perto de R$ 3,28; Bovespa passa a cair

O dólar comercial operava em alta e a Bovespa passava a cair nesta quinta-feira. Por volta das 15h15, a moeda norte-americana avançava 0,9%, a R$ 3,278 na venda.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, caía 0,51%, a 56.289,84 pontos.

Ministro diz que célula terrorista no Brasil tinha começado atos prepratórios

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou nesta quinta-feira, em entrevista coletiva para detalhar a operação da Polícia Federal nas prisões de suspeitos de terrorismo, que a ação foi decidida após os grupos iniciarem atos preparatórios para possíveis ataques na Olimpíada do Rio de Janeiro.

Estas foram as primeiras prisões no País com base na Lei Antiterrorismo. Segundo o ministro, a célula terrorista não era organizada, porém o governo agiu como forma de prevenção. Moraes voltou a afirmar que o grau de risco de atentado no Brasil não aumentou e continua "mínimo". O ministro disse que mantém a avaliação de que a principal preocupação do governo é a segurança pública, e não o terrorismo.

"Não vamos esperar um milímetro de ato preparatório para agir, por mais insignificante, vai ter operação rápida e dura", declarou. Moraes classificou a célula como "absolutamente amadora e sem nenhum preparo". "Uma célula amadora não ia procurar comprar uma arma na internet. Reitero, por isso a questão da segurança pública é muito mais importante e gera mais preocupação. Porém nenhum órgão de segurança poderia ignorar fatos preparatórios, não seria de bom senso aguardar para ver", afirmou.

"Estamos monitorando vários indivíduos, mas a partir do momento que isso passa para atos preparatórios passa para uma atuação mais drástica", ressaltou.

Segundo Moraes, o grupo de suspeitos dizia inicialmente que "o Brasil não fazia parte da coalizão do Estado Islâmico", porém, com a proximidade da Olimpíada, consideraram que "o país passava a fazer parte do alvo".

CLIQUE AQUI para ler mais.

Lista da Susepe não inclui mais o Centro de Reabilitação de Arroio dos Ratos

A lista de todos os estabelecimentos prisionais existentes em território gaúcho encontram-se no site da Susepe, mas o editor percebeu que nesta manhã ele não inclui mais o nome do Centro de Reabilitação de Arroio dos Ratos, local da tragédia que na noite passada resultou na morte de sete presos.

CLIQUE AQUI para conferir.

Justiça Federal do Paraná tira nota sobre Operação Hashtag contra terroristas brasileiros que iam explodir as Olimpíadas

A 14a.Vara não é a do juiz Sérgio Moro, mas de um colega seu da Justiça Federal do Paraná. O caso foi concentrado no Estado,justamente porque o líder do grupo é do Paraná, segundo informou há pouco o ministro da Justiça, Alexandre Moraes.

Nota oficial
O Juízo da 14ª Vara Federal de Curitiba, por meio da Seção de Comunicação Social Da Seção Judiciária do Paraná, esclarece que:
A Operação "Hashtag", deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (21/7), investiga possível participação de brasileiros em organização criminosa de alcance internacional, como uma célula do Estado Islâmico no país. Foram expedidos 12 mandados de prisão temporária por 30 dias podendo ser prorrogados por mais 30.
Informações obtidas, dentre outras, a partir das quebras de sigilo de dados e telefônicos, revelaram indícios de que os investigados preconizam a intolerância racial, de gênero e religiosa, bem como o uso de armas e táticas de guerrilha para alcançar seus objetivos.
Os artigos 3º e 5º da Lei 13.260, de 16 de março de 2016, que disciplina o terrorismo prevêem como crime:
Art. 3º: "Promover, constituir, integrar ou prestar auxílio, pessoalmente ou por interposta pessoa, a organização terrorista" e art. 5º: Realizar atos preparatórios de terrorismo com o propósito inequívoco de consumar tal delito".
Para assegurar o êxito da Operação e eventual realização de novas fases, os nomes dos presos, atualmente sob custódia da Polícia Federal, não serão divulgados neste momento. O processo tramita em segredo de Justiça.

Terroristas brasileiros do EI são presos em 10 Estados pela Polícia Federal

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira um grupo de 12 terroristas que preparava atos de terrorismo no Brasil, disse uma fonte do Ministério da Justiça, em uma operação deflagrada a 15 dias da abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro. 

A operação foi confirmada e a polícia age em 10 Estados.

Não eram apenas grupos de conversação, mas terroristas em atos preparatórios. 

“De simples comentários sobre o Estado Islâmico, eles passaram para atos preparatórios, a partir do momento em que passaram para atos preparatórios, foi feita prontamente a atuação do governo federal realizando simultaneamente as 10 prisões desses supostos terroristas, que se comunicavam pela internet”, informou o Ministro da Justiça, Alexandre Moraes, nesta quinta-feira, em entrevista coletiva, em Brasília.

A ação da PF ocorre dias após o serviço internacional de inteligência Site, especializado no combate ao terrorismo, informar que um suposto grupo militante intitulado Ansar al-Khilafah Brazil declarou apoio ao movimento jihadista Estado Islâmico em publicação em um aplicativo de mensagens.

Publicidade - Reserve agora mesmo e vá com seus amigos e colegas, Bier Markt, Porto Alegre

Reserve confraternização com seus amores, colegas, funcionários e amigos. Vá conhecer, hoje, quinta-feira.  Melhores cartas de cervejas ou de chopes artesanais. São mais de cem rótulos de diversos Países. Também petiscos inspirados na gastronomia alemã. Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo. 1o lugar de Veja, cinco anos seguidos, na categoria

Segurança completa, bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha. 

Biermarkt
Rua Castro Alves, 442
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Tragédia de Arroio dos Ratos teria sido evitada se o Centro de Reabilitação possuísse PPCI

Centro de Reabilitação Novos Horizontes, em Arroio dos Ratos, na região Carbonífera do RS, que pegou foto na noite passada, matando sete prisioneiros trancados dentro das suas celas, não possui PPCI, o exigente Plano de Prevenção e Combate à Incêndio.

Foi o que checou o editor.


O local está sob a jurisdição do  8o. CRB (Comando Regional dos Bombeiros) localizado em Canoas.

O PPCI é instrumento legal rigoroso e deve ser elaborado por todas as entidades privadas e públicas localizadas no RS, segundo a chamada Lei Kiss. 

Cassação de Mário Jardel só voltará ao debate depois do recesso da Assembléia do RS

O processo de cassação do deputado estadual gaúcho Mário Jardel só será retomado no final da semana que vem, quando terminar o atual recesso da Assembléia do RS.

A Assembléia, neste meio tempo, tenta derrubar liminar judicial que protege o deputado do PSD.

João Santana e Mônica assinam pré-acordo de delação. Prisões de Lula e de Dilma estão a caminho.

Eles vão se encontrar na cadeia.

O jornal O Glpobo de hoje diz que o ex-marqueteiro do PT João Santana e sua mulher e sócia, a empresária Mônica Moura, assinaram termo de confidencialidade com a Procuradoria-Geral da República (PGR), documento que marca o início do processo formal de colaboração premiada. Presos em Curitiba há cinco meses, dessa vez o casal tenta fechar uma delação em dupla — no início de abril Mônica tentou acordo individual, mas os termos não foram aceitos pelos procuradores.

Lula vai ser preso, Dilma será cassada e depois também será presa.

Leia a reportagem completa:

Desde 15 de junho deste ano o casal está preso na carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Antes, ele estava detido no Complexo Médico Penal, na Região Metropolitana de Curitiba, e ela, em um presídio feminino. A transferência, realizada há mais de um mês, ocorreu a pedido dos advogados da dupla e com a anuência do Ministério Público, para facilitar as conversas com seus defensores. O acordo ainda está em fase de negociação, o que significa que os dois ainda não prestaram qualquer depoimento aos procuradores.

O termo de confidencialidade é uma espécie de pré-delação e antecede a assinatura do acordo com a Justiça. Nesta quinta-feira, os dois estarão pela primeira vez de frente com o juiz da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, Sérgio Moro, que determinou a prisão do casal.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Enterro de Danilo Ucha ocorrerá as 11h em Porto Alegre

O corpo do jornalista gaúcho Danilo Ucha, que morreu ontem de madrugada em Porto Alegre, será sepultado as 11h, hoje, no Cemitério São Miguel e Almas.

Sindicato Médico repta o governo Sartori: "Mexa-se. Faça mais pela segurança pública".

A médica foi espancada com garrafa, teve a roupa rasgada, apanhou muito e só não foi estuprada porque reagiu e fugiu. Ela gritou por 10 minutos e ninguém acudiu. A foto ao lado é apenas ilustrativa.


O Sindicato Médico do RS, Simers, voltou a exigir, hoje, que as autoridades estaduais, no caso o governo Ivo Sartori, garanta a segurança pública dos gaúchos. A manifestação saiu como decorrência de novo e brutal ataque contra uma das médicas do Hospital Ernesto Dornelles, que na noite de terça-feira foi espancada, assaltada e só não foi estuprada porque conseguiu reagir e fugir.

Em nota pública, o Simers verbaliza o que todos os gaúchos reclamam:

- É urgente que as autoridades tomem medidas, ou vão esperar que algo aconteça ?

Quando o Simers fala em "autoridades", o sindicato quer falar no governador Ivo Sartori, que mandou retirar o policiamento ostensivo das cidades e é incapaz de implementar mudanças logísticas revolucionárias no setor da segurança pública, como é o caso desta proposta feita pelos médicos:

- A proposta é integrar os sistemas de videomonitoramento do Estado, prefeitura de Porto Alegre e instituições privadas de assistência.

Não só de assistência, mas também escolas, por exemplo.

Opinião do editor - Arroio dos Ratos tinha PPCI ?

É de se perguntar se o Centro de Reabilitação Novos Horizontes, em Arroio dos Ratos, possuía ou não PPCI, o exigente Plano de Prevenção e Combate a Incêndios, exgido de 10 entre 10 empreendimentos privados do RS.
Em Arroio dos Ratos, nesta madrugada, morreram sete presos num incêndio inesperado e mortífero.
Logo abaixo, o leitor poderá ler toda a informação sobre a tragédia. 

Gaúcho Alessandro Ferreira, ABDI, tinha diárias de US$ 700 e voo em classe executiva para Buenos Aires

O gaúcho Teixeira, ministro do Turismo nomeado por Dilma, viajava em situação de luxo com dinheiro público. Ao lado com a esposa, a Miss Bumbum Miami 2013.


Nesta reportagem de Lu Aiko Otta, O Estado de S.Paulo de hoje revela que na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), viagens ao exterior davam direito a diárias de US$ 700 ou € 700, independentemente do destino. Os funcionários também viajavam de classe executiva até para locais próximos, como Buenos Aires. Nessas viagens, algumas autoridades levavam até a secretária.

A gastança, segundo o novo presidente da agência, Luiz Augusto de Souza Ferreira, ocorreu principalmente na gestão de Alessandro Teixeira, que esteve à frente da ABDI entre fevereiro de 2015 e abril de 2016, quando foi nomeado ministro do Turismo pela presidente afastada Dilma Rousseff e ficou conhecido nas redes sociais por ser casado com a miss bumbum Miami 2013, Milena Santos. A tia de Milena trabalhava na ABDI.


“Nem sei como gastavam isso tudo”, disse Ferreira ao Estado. Segundo ele, as diárias já foram cortadas pela metade e os voos em classe executiva, proibidos para deslocamentos com duração inferior a 12 horas sem interrupção.

Opinião do editor - O RS vive estado de calamidade pública

Eis o cenário que o jornalista Bernardo Mello Franco, Folha de S. Paulo, indica como o cenário ideal para a decretação de estado de calamidade pública:
- Descontrole na segurança, calote sobre os salários dos servidores e sucateamento da universidade estadual.
Bernardo Mello Franco falava sobre o Rio de Janeiro.
Caso ele não nominasse o Estado, o cenário seria exatamente igual ao do Rio Grande do Sul desde o início do ano.
No RS, só não foi decretado estado de calamidade pública porque o governador Ivo Sartori e seus aliados não querem chegar a este ponto.
Mas é o que ocorre.

CLIQUE AQUI para ler "Desânimo olímpico", Bernardo Mello Franco.

Prévia da inflação acelera em julho e fica em 0,54%

O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor - Amplo 15), considerado uma prévia da inflação oficial (IPCA), acelerou em julho e ficou em 0,54%. Assim, a prévia da inflação acumula 5,19% no ano e 8,93% em 12 meses.

Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira.

A prévia da inflação em 12 meses continua acima do limite máximo da meta do governo. O objetivo é manter a alta dos preços em 4,5% ao ano, mas há uma tolerância de dois pontos para mais ou para menos, ou seja, pode variar entre 2,5% e 6,5%.


A inflação oficial no Brasil fechou 2015 em 10,67%, acima do limite máximo da meta. Foi a maior alta de preços anual desde 2002 (12,53%).

Datafolha reconhece manha na pesquisa sobre o governo Michel Temer

Nas redes sociais, a pesquisa é acusada de fraude. Datafolha reconhece imprecisão.

Depois de questionado pelo site independente de notícias Intercept, sobre os dados de pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, no último fim de semana, sobre a preferência do brasileiro em relação à permanência de Michel Temer ou a volta de Dilma Rousseff, o Instituto Datafolha admitiu imprecisão na análise dos dados. 

O site diz que o jornal cometeu uma "fraude jornalística".

"Ontem, os dados completos e as perguntas complementares [da pequisa] foram divulgados. Tornou-se evidente que, seja por desonestidade ou incompetência extrema, a Folha cometeu uma fraude jornalística. Apenas 3% dos entrevistados disseram que desejavam a realização de novas eleições, e apenas 4% disseram que não queriam nem Temer nem Dilma como presidentes, porque nenhuma dessas opções de resposta encontrava-se disponível na pesquisa", diz o texto dos jornalistas.

Em entrevista ao Intercept, Luciana Schong, do Datafolha, disse que "qualquer análise desses dados que alegue que 50% dos brasileiros querem Temer como presidente seriam imprecisos, sem a informação de que as opções de resposta estavam limitadas a apenas duas." Luciana afirmou à agência de notícias que foi a Folha, e não o instituto de pesquisa, quem estabeleceu as perguntas a serem feitas aos entrevistas e reconheceu "o aspecto enganoso na afirmação de que 3% dos brasileiros querem novas eleições", "já que essa pergunta não foi feita aos entrevistados".

A pesquisa foi divulgada no sábado na Folha Online e no domingo  no jornal Folha de S.Paulo.

CLIQUE AQUI para ler mais. A reportagem completa é da Agência Brasil, que não conseguiu ouvir a Folha e o instituto Datafolha, que se recusaram a falar.

Sete presos morrem carbonizados em Arroio dos Ratos, RS

Sete presos morreram esta noite num incêndio ocorrido no Centro de Reabilitação Novos Horizontes, em Arroio dos Ratos, na região Carbonífera do RS., matou sete pessoas. A Brigada Militar (BM) e o Corpo de Bombeiros confirmaram tudo. A casa fica localizada na Vila Pinho, a 63 quilômetros de Porto Alegre.

As vítimas estavam isoladas em uma área de contenção, que era gradeada e fechada com cadeado, e não teriam conseguido sair

A Polícia Civil disse que seis pessoas morreram no local e uma a caminho do hospital. Outras quatro pessoas ficaram feridas, sendo que duas foram encaminhadas a um hospital da Capital. 

Copom mantém taxa básica em 14,25%, mas acena com queda de juros

O Copom trouxe ponderações ao início da queda dos juros, mesmo reconhecendo que as condições para isso vêm ganhando força.

Em um comunicado mais amplo e detalhado, abrindo a gestão da nova diretoria e presidência do BC e trazendo avanços na comunicação, o Copom optou pela manutenção da taxa Selic inalterada em 14,25% a.a., em decisão anunciada ontem. Os economistas do Bradesco dizem na sua newsletter desta manhã que dentro do esperado, os membros do comitê reconheceram os avanços incrementais no cenário, como o recuo das expectativas de inflação e a queda das projeções para a inflação em relação ao reportado no último Relatório de Inflação – segundo o cenário de mercado e referência, respectivamente, a projeção para o IPCA de 2017 encontra-se em torno de 5,3% e 4,5%. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Quinta-feira será de sol e muito frio em todo o RS

Weather Chanel do editor:
Porto Alegre, bairro Petrópolis, Porto Alegre, 8h30min: neblina, 8 graus. A visibilidade é de 4 kms. Hoje, na capital, a temperatura poderá chegar a 14 graus.
Gramado, 8h30min, 3 graus, sol aberto durante todo o dia.

O sol predominará nesta quinta-feira, amenizando o intenso frio que faz no Rio Grande do Sul, mas a manhã abriu com nuvens e cerração pesada em cidades como Porto Alegre.

O resfriamento trouxe nevoeiro na madrugada e isto continua a marca em diversas regiões do Estado.

Espera-se novamente marcas negativas em algumas cidades no começo do dia, com previsão de mínimas entre 0ºC e 5ºC.


A quinta-feira foi o 35º dia de 2016 com mínimas abaixo de zero no Estado, com ênfase para São José dos Ausentes e Vacaria.

Trens do Trensurb estão parados na Grande Porto Alegre

A greve é geral nos trens do Trensurb, Grande Porto Alegre. Eles só funcionarão nos horários de pico, como foi o caso do início da manhã.Os trens circularam até as 8h30min e só voltarão a funcionar das 17h30min e 20h30min. 


Os trabalhadores querem reajuste salarial.

Álvaro Dias, candidato do PV à presidência, virá dia 12 a Gramado, RS

O senador Álvaro Dias virá dia 12 de agosto ao RS e terá forte programação estadual em gramado. Dias é o presuntivo candidato do PV à presidência da República.

O ato com o senador foi agendado para as 19h30min na Caza Wilfrido, Linha Tapera, Gramado (casawilfrido.com.br)
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/