Em 2015, a Trensurb apontou prejuízo de R$ 236 milhões. A estatal gasta R$ 3,45 para cada R$ 1,10 que fatura.

Estes dados de 2015 demonstram a enorme importância do Trensurb, a estatal federal que opera os trens metropolita nos da Grande Porto Alegre:

Faturamento - R$ 108.430.281,19 
Despesa - R$ 345.024.165,36. 
Prejuízo - R$ 236.593.884,17.

A frota da estatal é composta de 40 trens, 25 trens antigos, que são de fabricação japonesa, e 15 trens novos, fabricados pela Alstom e Caf. Os trens antigos estão todos funcionando e os novos estão parados com problemas, sem previsão de conserto. 

A Trensurb transporta 200 mil passageiros por dia de forma precária.

A extensão da linha é de  43, 8 km, cobrindo as cidades de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A passagem custa R$ 1,70.

13 comentários:

  1. puxa mas nem transporte barato e rápido pros escravos desse empresariado explorador, vcs não querem dar?
    Querem subir a passagem onde mesmo vai estourar? No bolso do proprio empresariado! Poxa o Estado afinal não deve nem subsidiar transporte? mas pra que serve o Estado então? Só para pagar juros pras madames?
    Tá loco vcs estao totalmente sem noção com esse pensamento liberal jumento.

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  2. É só o traira "privatizar" a Tensurb ou "reajustar" a passagem pelo preço real. Todos sabem que o preço da passagem do Trensurb é subsidiada. O PT achava que tinha que subsidiar porque quem usa são trabalhadores que usam o Trensurb. Como o PT não é mais governo então que cortem os subsídos e tá resolvido o problema, depois segurem as "reclamações" dos usuários, eles votaram contra o PT mesmo, talvez nem reclamem.

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  3. POR ONDE ELES PASSAM,DEIXAM TERRA ARRASADA.E O ZÉ POVO AINDA LEVA DE BARBADA ESTA QUADRILHA F.D.P. LADRÕES E INCOMPETENTES.QUE MÁFIA.

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  4. Também, com uma diretoria com um currículo desses, queriam o que? Só para os leitores pensarem, a tarifa só de ida do VLT do Rio, que liga o aeroporto Santos Dumont ao centro histórico numa linha com 7 Km custa R$3,80. É nisso que dá subsidiar passagens e ao mesmo tempo manter uma estrutura inchada, cara e corporativa. Alguém tem que pagar...

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  5. Quando o serviço do trem iria começar as operações, eu participei das reuniões preparatórias, para se definir o custo da passagem, calculamos o custo na época, isto 1985, e cada passageiro custaria em dólar na época, a quantia de 10 dólares a passagem, pois a inflação já era na casa de 7/8% ao mês, o custo hoje seria de R$ 34,00 , e só deveria dar lucro quando transportasse 100 mil passageiros por dia, isto demorou, quase 15 anos para acontecer, vejam nada mudou, desta reunião só esta vivo um ex-prefeito da época e eu, o resto já partiu, e ai o politico de plantão, tirou um número mágico da cartola, 1 dólar a passagem, e a canoense, cobrava 3 dólares a passagem, ela tinha 1100 ônibus, virou pó, nosso Brasil é assim, o o empresário, sifú , o governo sempre no vermelho, e o povo pagando a má gerência dos CCs.

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  6. Tem que subsidiar nada! Ora,o prejuízo é pago pelo restante da população que não usa o serviço. Enxugar o cabide de empregos e cobrar um preço que cubra os custos. E quanto ao jumento caro esquerdista,estamos falando de quem mesmo? Talvez da turminha que apoia quebradeira e invasão de escolas?

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  7. Quem disse q este servico tem que dar lucro? Vcs sao mto patetas isso ai eh o transporte da massa de trabalhadores que impulsiona o PIB. Querem encarecer o tranporte, quem paga é o empresario! Vcs tão surtando! Gerará mais desempregados ainda na região metropolitana. E menos consumo em porto alegre. Pôr isso todos os governos liberais sao chutados em algum momento. Onde o liberalismo governa eh soh quebradeira. Soh sabem adm bancos! E olhe lah! Qual a funcao do estado se nem transporte nao quer dar? Mas gasolina barata vcs querem ne?

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  8. Privatizar, para NÃO quebrar.!!!

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  9. De onde vieram esses dados, qual é a fonte? Tenho informação de números bem diferentes.

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  10. pt nao sabe e nunca soube governar em 13 anos encheram de companheiros as estatais, sesi.... salarios altos e gente desqualificada tem muitos q só vao receber nem trabalham e os q trabalham sao incompetentes , destruiram as estatais e o pais, o negocio deles é ganhar e ganhar trabalho q é bom- nada o trabalho deles é destruir

    se tivessem privatizado n estariamos nesta m,.... este pais nao tem maneira tem q privatizar como é feito no 1 mundo e ponto

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  11. A PASSAGEM É UMA CONSEQUÊNCIA....

    TRENSURB:
    -25 TRENS
    -44 KM DE LINHA
    -22 ESTAÇÕES
    -1100 FUNCIONÁRIOS, AI ESTA O PROBLEMA:

    TODA ESTATAL ATUA COM O DOBRO DA NECESSIDADE DE PESSOAL.

    SE FOSSE UMA EMPRESA PRIVADA TERIA UM CUSTO BEM MENOR, COM CERTEZA.
    A POPULAÇÃO DEVE E PRECISA TER TRANSPORTE A PREÇO JUSTO E DE QUALIDADE.

    A CARRIS É OUTRO PROBLEMA, TEM UM CUSTO POR PESSOA TRANSPORTADA 35% SUPERIOR AS EMPRESAS PRIVADAS.


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  12. Pode e deve subsidiar, porém quando tu começa a desenrolar os números: a) 15 trens NOVOS parados b) 1.100 funcionários Aí tu entende que não conseguem viabilizar o negócio que é de grande utilidade pública.

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  13. Trem novo não operando - não pode... Como chegaram a tanto... Cúmulo da ineficiência !!!

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