O governo do RS poderá aproveitar a janela aberta hoje pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e como o governo do Rio, emitirá dívida, que poderão ser empréstimos, usando como garantia ativos de
companhias estatais e até a parte que lhe cabe nos royalties que receberá por conta do pré-sal.
Neste caso, Sartori poderá oferecer ativos como os do Banrisul, CEEE, CRM ou Sulgás como garantia.
Se não pagar, o credor ficará com as estatais.
Seria uma espécie de privatização heterodoxa.
O ministro, que está em Nova Iorque conversando com investidores internacionais, acenou com as medidas para o caso do Rio, mas se abrir a porteira,também outros Estados atravessarão por ali.
VAI DAR MERDA.
ResponderExcluirSEMPRE DÁ MERDA
ÚNICA SAÍDA É DEMITIR OU PRIVATIZAR E DIMINUIR O TAMANHO DO ESTADO
Rá... é uma forma de privatizar a médio prazo.
ResponderExcluirMas... prefiro que se privatize de imediato ou, melhor, extinga-se. Termine... feche... PARE COM A SANGRIA DE N-O-S-S-A GRANA...
Grana de quem REALMENTE TRABALHA e paga impostos, ou seja, paga os salários dos FP (funcionários públicos).
E povo não aprende com erros do passado. Fizeram o mesmo pro Banrisul e até hoje pagamos.
ResponderExcluirEra o que faltava!!!
ResponderExcluirA quem interessam as privatizações, num suposto e pseudo Estado Mínimo???
E na próxima crise, quando não mais tivermos estatais para "dar" em garantia Senhor??? Daremos o quê???
Por que não dão em conta as câmaras de vereadores, dos deputados estaduais e federais mais o congresso e etc?
ResponderExcluirTudo público!
Já pensou um investidor emprestar o dinheiro para o governo caloteiro do RS e em troca receber um monte de funcionários públicos, empresas sucateadas e um monte de greves.
ResponderExcluirSó um imbecíl para comprar/securitizar estes títulos.
Será que contrataram o arno augustin para esta idéia?
VENDAM TUDO OU DOEM AS ESTATAIS E SEUS FUNCIOnARIOS PÚBLICOS, está é a soçução.
Investidor tem que ser muito idiota para acreditar numa esparrela dessas. Vou cantar a pedra: o cara vai lá, entrega um dinheiro BOM para o estado, este, (como sempre) não paga, e ele TENTA executar as garantias. Aí vem o judiciário venal e mancomunado com o governador da vez e manda o estado "TROCAR" os ativos, adivinha pelo quê? Isso mesmo, por PRECATÓRIOS... Acreditar no estado, nesse país, é pedir para tomar direitinho lá naquele lugar...
ResponderExcluirEngraçado e os deputados não vao cortar seus proventos regalias etc. Façam que nem o Antônio britto vendao um dia não terram mais o que vender ai veremos o que faram
ResponderExcluirDe que jeito? A Constituição não permite tal manobra! Importante se informar nelhor...
ResponderExcluirÓtima opção!Vais ser uma espécie de meritocracia em cima das estatais.
ResponderExcluirSe derem lucro, ficam como estão.
Assim, TODOS os funcionários públicos se verão obrigados a trabalharem mais para que o Estado tenha grana para honrar ou... heheehehhehehehe
Acho uma bela ideia meritocrática.
E aí, curiangada?! Vamos trabalhar para não perderem os empregos como qualquer empregado competente faz?
É 100% certo que não vai pagar.
ResponderExcluirSaída ???
ResponderExcluirUm estado que paga 280 mil para um barnabe só tem uma saída, limitar salários e aposentadorias, o resto é conversa mole.
Não vai privatizar, não vai demitir.
ResponderExcluirDesde quando privatuzar é solução? Ja passamos por isso e nao resolveu. Só pessoas mal informadas pra dizer que privatizar é solução.
ResponderExcluirPegar dinheiro emprestado, dando como garantia as estatais???? vende logo de uma vez.....
ResponderExcluirO QUE!!! O SARTORZÃO VAI EMITIR BRIZOLETAS,OU SARTOLETAS PARA RESGATAR EM TROCENTOS ANOS..
ResponderExcluirÉ, bom mesmo é ficar com a Oi devendo 85bi e a AES Sul, que com menos de 20 anos de concessão quebrou, sendo comprada pela CPFL. Se privatizar é a saída, onde está o dinheiro que o Brito arrecadou esauartejando o estado?
ResponderExcluirComprometendo patrimônio que são as estatais. Se dão prejuízos é porque seus gestores são incompetentes. Qual mágico 🎩 comendo os coelhos da cartola.
ResponderExcluir
ResponderExcluirCaro Políbio
SARTORI PODERIA EXPORTAR O CARVÃO GAÚCHO, que tem muito, PARA A CHINA.
TEM QUE ACABAR COM AS ISENÇÕES FISCAIS, CUJOS BENEFICIADOS DÃO PROPINAS PARA O PMDB GAÚCHO!
O certo é dar seguimento à uma profunda auditoria nesta tal dívida com a união. Fiscalizar e cobrar potenciais devedores e atrair investimentos de forma coerente com a situação do estado. Ainda controlar melhor os gastos em todos os setores do estado do RS. Ou seja, fazer uma simples e trivial lição de casa.
ExcluirQuero ver quando este dinheiro acabar... Não vai durar muito dado o tamanho do déficit.
ResponderExcluirAcabou o dinheiro dos vivos,, Agora começam a gastar o dinheiro daqueles que ainda não nasceram... canalhas cornos,,,
ResponderExcluirNão vai funcionar. É como dar um NOVO TALÃO DE CHEQUE para uma pessoa endividada.
ResponderExcluirSeria como vender a troco de banana. Pior do que vender em leilão. O valor dado como garantia é pequeno e sabemos que o Estado que não consegue nem mesmo pagar o funcionalismo, não paga os precatórios, não consegue honrar a rolagem da dívida com a União, não honrará também estes empréstimos.
ResponderExcluirExcelente proposta, pois pavimenta o caminho para um estado livre dos ralos por onde se esvai nosso dinheiro.
ResponderExcluirEstado precisa ser mínimo para ser facilmente policiado pela sociedade.
Tudo paliativos... compressas em tumores... tem que cortar na carne... no cerne... nos poderosos!!!
ResponderExcluirNão é medida sustentável!!! Só adia, o buraco continua!!! Chamem a Yeda!!! Déficit Zero é a única solução!!!
ResponderExcluirInvestidor tem que ser muito idiota para acreditar numa esparrela dessas. Vou cantar a pedra: o cara vai lá, entrega um dinheiro BOM para o estado, este, (como sempre) não paga, e ele TENTA executar as garantias. Aí vem o judiciário venal e mancomunado com o governador da vez e manda o estado "TROCAR" os ativos, adivinha pelo quê? Isso mesmo, por PRECATÓRIOS... Acreditar no estado, nesse país, é pedir para tomar direitinho lá naquele lugar...
ResponderExcluirO certo é privatizar esses sumidouros de dinheiro do contribuinte.
ResponderExcluirMais uma medida do tipo "Dívida não se paga... se administra" do mago Delfim Netto!!!
ResponderExcluirNão resolve... não é sustentável!!!
Só garante os polpudos da elite estatal por mais algum tempo!!! Depois vem a conta novamente para os contribuintes pagarem!!!
Até quando...
Privatiza todas estas empresas, cabides de altos salários e poucos resultados!
ResponderExcluirAlguém sabe informar quanto dinheiro o Estado colocou no passado recente e hoje em empresas como CORSAN, CRM, SULGÁS, CEEE, BANRISUL? A resposta é ZERO. Então porque afirmam que essas empresas estão quebrando o Estado? Enquanto a ideologia se sobrepor a razão, continuaremos afundando... O governo Britto de triste memória, já provou isso, o legado dele foi tão bom (bom para ele) que hoje ele ainda colhe os frutos e esta morando em Miami.
ResponderExcluirObs.: No caso da energia, a AESul foi comprada com dinheiro do BNDES (teu dinheiro) e depois não pagou. A CPFL que comprou a AESul, foi comprada pela State Grid Corporation, empresa estatal Chinesa, tá bom ou quer mais!??
Alguém sabe informar quanto dinheiro o Estado colocou no passado recente e hoje em empresas como CORSAN, CRM, SULGÁS, CEEE, BANRISUL? Bom, a resposta é ZERO. Então porque afirmam que essas empresas estão quebrando o Estado? Enquanto a ideologia se sobrepor a razão, continuaremos afundando... O governo Britto de triste memória, já provou isso, o legado dele foi tão bom (bom para ele) que hoje ele ainda colhe os frutos e está morando em Miami.
ResponderExcluirObs.: No caso da energia, a AESul foi comprada com dinheiro do BNDES (teu dinheiro) e depois não pagou. A CPFL que comprou a AESul, foi comprada pela State Grid Corporation, empresa estatal Chinesa... tá bom ou quer mais!??