Análise, Giles Lapourge, Estadão - Os jornais e os institutos de pesquisa erram e não aprendem

O título original deste artigo, publicado ontem no caderno Aliás, é "Cúmplices no desastre".

Na cobertura das eleições americanas, os jornais franceses, como todo mundo, se enganaram completamente. E foram todos, porque desde os mais sérios, como o Le Monde, ou publicações mais fúteis, como Paris Match, entoaram a mesma música: Trump é um bufão. Um amador. Um personagem grotesco. Não conhece nada de política. Hillary Clinton, que tem o dinheiro, o saber e as redes, irá esmigalhá-lo.

É bom dizer que a cegueira dos jornais se apoiou na cegueira de um outro meio de comunicação: os institutos de pesquisa de opinião. Essas duas instituições caminham de mãos dadas, puxam a mesma carroça, avançam no mesmo passo. Uma esclarece a outra, trocam informações. Estranho espetáculo: um cego guiando outro cego. Não espanta assim que ambos tenham se perdido na floresta da informação e que tenham se equivocado tanto.

Claro, sabemos que este não foi o primeiro erro dos dois cúmplices, jornais e institutos de pesquisas. Ambos já se confundiram também nos referendos sobre a Europa em 2005 e 2008 e mais recentemente no caso do Brexit.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

11 comentários:

  1. A questã não é acertar, a questã é ganhar dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. O fenomeno dos institutos e jornais se dá também por aqui.. o mais representativo disso é a datafalha e a Foice de São Paulo...Qualquer assuntozinho e lá vem dezenas de consultores dando seus palpites.. em 2014 na crise da agua em São Paulo a FSP até irritou ao fazer entrevistas com dezenas de pessoas dando palpites sobre o abastecimento de agua.. até boy de escritorio era especialista em agua...Publiquei alguns comentários em que devia consultar engenheiros hidrologistas especializados, em que a USP tem vários e resolveriam o problema...Alckmim fez exatamente isso.. trocou o comando de diversos orgãos por hidrologistas capacitados e resolveu o problema..É um mal de nosso tempo..vagabundos desocupados dando palpite sobre tudo...

    ResponderExcluir
  3. ASSIM COMO NINGUÉM DA MÍDIA FALOU, GOSTA DE FALAR E NEM FALARÁ A RESPEITO DO FORO DE SÃO PAULO E DE SUA IMPORTÂNCIA PARA A TRANSFORMAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL EM UMA ESPÉCIE DE "UNIÃO SOVIÉTICA LATINA" CONFORME SEUS MENTORES - FIDEL, LULA E FREI BETO APÓS A QUEDA DO MURO DE BERLIM, A MÍDIA NORTE AMERICANA, EUROPÉIA E OBVIAMENTE A NOSSA MÍDIA PAPAGAIA JAMAIS IRIA ANUNCIAR, SE "MEA-CULPAR" OU DIZER A VERDADE: OS INSTITUTOS DE PESQUISA E A MÍDIA FAZEM PARTE DE UM GRANDE POOL ONDE QUEM COMANDA É O SR. SOROS COM SEUS 27 BILHÕES DE DOLARES E SUAS MAIS DE 100 ONGS, AS QUAIS PASSAM O DIA INTEIRO "CRIANDO" NOTÍCIAS GRAMSCISTAS PARA O MUNDO TODO ATRAVÉS DOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO LEIA-SE FRANCE PRESS, CNN, NY TIMES, ABC, USA TODAY, WASHINGTON POST, BBC, DEUTSCHE WELLE, ETC, OS QUAIS RECEBEM E DIFUNDEM TAIS NOTICIAS SOBRE: AQUECIMENTO GLOBAL, COTAS, GÊNEROS, LESBIANISMO, GAYZISMO, CASAMENTO GAY, APOLOGIA PARA MACONHA E OUTRAS DROGAS, MAST, INDIOS, 0,1% TEM MAIS GRANA DO QUE 90%, TRUMP É UM NAZISTA, É UM LOUCO, É UM TARADO, É UM MAU, ETC. AGORA VAMOS VER COMO FICA LÁ E AQUI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABÉNS AMIGO, EXATAMENTE A VERDADE SUFOCADA, VIVEMOS UMA FAVELIZAÇÃO MORAL E SOCIAL NO BRASIL, TUDO CRIADO PELOS PORCOS COMUNISTAS E PELOS IGNORANTES QUE ELEGERAM O ANALFABETO IGNORANTE PARA PRESIDENTE. VERGONHA ETERNA PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA.

      Excluir
  4. Aliciados pelo poder... tendenciosos!!!

    ResponderExcluir
  5. Só falta identificar quem é o PAIZÃO DESTES PIXULECÕES para a jornalistada.. Trump deve saber e quiçá botará o dedo neste tumor.

    ResponderExcluir
  6. Eles confundem VONTADE QUE ACONTEÇA com realidade do mundo. E a realidade é a seguinte: 27 anos depois do muro de Berlim, cairá a esquerda no mundo.
    Ano que vem tem eleições nos 4 cantos da Europa e os pessoal está indignado com estes socialistas-comunistas.
    Tem uma reviravolta que já se avizinha, pois existe uma Transição Planetária que é irreversível... ou tudo explode! De uma coisa se tem certeza: ou esta Transição acontece ou tudo explode, mas que a esquerda está morrendo isso tá.
    Tanto isso é verdade que ela se debate ferozmente à semelhança de uma animal que "sente" a morte lhe surgir à frente. Olhe-se o boi quando carregado para o matadouro.
    Tchau comunistas! Tchau abortistas! Tchau gayzistas!

    ResponderExcluir
  7. Naõ foi só na França, aqui no Brasil foi hilário. a RBS mandou o Scola para transmitir a posse da Hilaria Clitoris mas se deu mal,bem como o Bonner que ficaram com cara de paspalho quando o Trump começou a vencer. Depois vieram um monte de especialistas ditar sabedoria. Não conhecem o povo americano, pensam que Ny, Boston e Miami representa o americano que trabalha,, paga impostos, come costelinha de porco e usa Suv. Até os lideres das minorias negras votaram no Trump, pois o Obama os traiu. O aaericano detesta quem mente e detesta o politicamente correto. Agora opartido do Le Pen na França vai ser opróximo.
    Joel Robinson
    I'm not a chump, I vote for Trump.

    ResponderExcluir
  8. A IMPRENSA QUER SOCIALISMO COMUNISMO POIS ENTÃO SERÁ ELITE,ACIMA DO POVO E PODE MENTIR A VONTADE POIS O POVO NÃO PODE DESMENTI-LA.

    EM TODO O MUNDO, A IMPRENSA SÓ ESTA ACIMA DO POVO EM REGIMES COMUNISTAS E SOCIALISTAS,POR ISSO MENTEM E FAZEM TUDO O QUE É PRECISO PARA IMPLANTAR UMA CUBANIZAÇÃO.SERÃO AMIGOS DO REI .

    NUNCA FUNCIONARIOS DE IMPRENSA GOZAM TANTAS BENESSES COMO NO DOCIALISMO

    INSTITUTOS DE PESQUISA E IMPRENSA REZAM A MESMA CARTILHA E ESTÃO ALICIADAS PRÓ CUBANIZAÇÃO NO MUNDO.FELIZMENTE SAIU ERRADO.

    ResponderExcluir
  9. Caro Políbio
    Artigo excelente, o autor falou e disse as verdades sobre a tapeação dos jornalistas e institutos de pesquisa em razão de suas ideologia$. As pesquisas alemãs ddizem que a Merkell tem 59% das intenções de voto e que será reeleita. Duvido! Só se os alemães de hoje forem retardados. Aguardemos, pois!
    Esther

    ResponderExcluir
  10. Belo artigo, e concordo totalmente com o comentarista das 11:25 hs, e digo mais, a imprensa esquerdista mundial que controla a mídia está perdendo a sua força graças à internet, a opinião pública está sendo formada por milhões de internautas no mundo todo. Tem muito telespectador "gado" que ainda não aprendeu a discernir, e que vai na onda das matérias tendenciosas e parciais da globo e outras emissoras, mas isso está mudando graças à internet. Chegava a dar nojo ver uma matéria do repórter cara de bolacha da globo, o Luís Fernando Silva Pinto, sobre as eleições nos EUA. Chupa que é de uva reporterzinho de merda!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/