O prefeito eleito de Porto Alegre, Marchezan Júnior, avisou esta manhã que vai privatizar a Carris. O que disse, na verdade, o novo prefeito:
- Se continuar dando prejuízo, a Carris será privatizada.
Isto significa que será privatizada.
O problema da Carris não é apenas de boa gestão, mas de má política de tarifas de ônibus, que impõe preços de passagens iguais para todas as empresas, sem levar em consideração os custos de cada uma. A estatal é a que possui a maior frota, serve as piores rotas, mais passagens gratuitas entrega e é a única companhia que possui todos os ônibus dotados de ar condicionado e escadas removíveis para cadeirantes e idosos.
Mexer com a política de tarifas será um abelheiro políico e social para o novo prefeito.
Ou seja, o governo não precisa ter empresa de ônibus.
ResponderExcluirAposto que o numero de funcionários extrapola qualquer concorrência.
Basta ter gestão.
Artigo esclarecedor.
ResponderExcluir“A milícia de Renan Calheiros e o abuso de poder.”- Modesto Carvalhosa.
Aqui: http://www.tribunadainternet.com.br/a-milicia-de-renan-calheiros-e-o-abuso-de-poder/#comments
É o PT já sonhou em estatizar todas empresas de transportes. Que prejuízo seria!!!
ResponderExcluirQual é a justificativa para a cidade de Porto Alegre ter uma companhia de transporte coletivo - mesmo que desse lucro?
ResponderExcluirA credibilidade do blog está como o Melo, sumiu... alias sumiram juntos.
ResponderExcluirBem, na verdade, as coisas são como são porque não poderiam ser de outra maneira. Ele bem que poderia ter sido claro quanto à privatização da Carris durante a campanha eleitoral. E se efetivamente quiser fazer algo proveitoso para a cidade que instale linhas de catamarã ligando o centro à zona norte e à zona sul da capital. Não vai custar nada à prefeitura e resolve um grande problema de mobilidade. E isso pode ser feito no primeiro dia de governo.
ResponderExcluirPrimeira coisa a fazer é revisar as gratuidades. Já vi homens passando na roleta com cartão de Acompanhante. Detalhe: sozinhos, no fim de semana. Minha colega deficiente física, com salario maior que o meu, tinha cartão de deficiente e não pagava passagem. Resultado: comprou um carro com as economias. É importante diferenciar quem precisa de que se aproveita.
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ResponderExcluirComo as outras empresas não dão prejuízo ?
A arrecadação não é distribuída por KM rodado ?
A prefeitura vai continuar enterrando 50 milhões por ano para subsidiar a Carris ?
Quero ver ter peito pra isso.
ResponderExcluirAs tarifas em POA tem plus tarifário desde a fatídica intervenção do exterminador do futuro no transporte público, na primeira prefeitura PTralha.
ResponderExcluirOs custos da Carris são altos pq tem excesso de funcionários, manutenção corrupta e descontrole de gastos!
No tempo dos PTralhas, com demanda inelástica, fazia propaganda na mídia local!
Deve ser levado em conta que as linhas mais longas estão na mão da Carris e as linhas mais curtas e mais lucrativas na mão da iniciativa privada. Na licitação, a iniciativa ganhou algumas linhas muito bem servidas pela Carris e agora estão muito mal servidas pela iniciativa privada.
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ResponderExcluirSempre que um gestor muda um aspecto deficitário ele é criticado.
Nunca será elogiado por aqueles que perdem suas vidas moles e suas insuficiências profissionais...!
não podem vender pois a carris é do povo.
ResponderExcluirAr condicionado em TODOS os ônibus?
ResponderExcluirPra que?
Só temos 4 meses do ano com calor e nem é tão quente assim.
Um ônibus por linha com ar condicionado já tá bom demais. Mais do que isso é desperdício.
Tem que privatizar e muitas outras empresas na prefeitura de Porto Alegre, e no RS o Sartori não fez nada, não consegue extinguir a FDRH, uma fundação sem serventia alguma, só cabide de emprego.
ResponderExcluirPrezado Editor: acho que está havendo algum engano quanto às linhas servidas pela Carris..., pois nenhum ônibus da Carris entra em vila, só os das frotas das empresas particulares. Quanto às distâncias percorridas, a Carris vai até a Restinga?
ResponderExcluirAs empresas particulares estão quebrando, assim como a Carris que trabalha com um prejuízo astronômico, porque 1/3 dos passageiros de Porto Alegre não paga o transporte que usa. E as passagens são uma das de menor preço das capitais do país. Todo o sistema logo, logo entrará em colapso, privatizando ou não a Carris.
A Prefeitura precisa ter as suas prioridades e possuir uma empresa deficitária de transportes certamente não é uma delas.
ResponderExcluirA melhor empresa publica de transporte coletivo. Ônibus novos, ar condicionado, confortáveis,e agora Nelsinho? vais fazer o que sempre pretendesse, aniquilar o serviço publico? a reação trabalhadores da histórica Carris, votaram nele, agora é chorar. A Carris é Publica, ninguém mexe.
ResponderExcluirAss. Éder.
Políbio,
ResponderExcluirO 12:39 já matou a charada.
Simples assim!!
JulioK
ResponderExcluirQuando ele assumir e ver quantos cargos a Carris tem para dividir entre os partidos ele desiste da privatização.
O Sartori tambem prometeu privatizar e até agora nada por causa dos cargos que as empresas oferecem aos apadrinhados
A eruindina quando prefeita, afundou a CMTC,Companhia Municipal de Transpoete Coletivo, quando Maluf assumiu a prefeitura viu a CMTC inadiministravel, privatizou, desde idos de 90 São Paulo não tem mais ônibus da Prefeitura e ninguém achou falta.Tem até uma história da compra de 100 mil arroelas para ônibus que nunca foram usadas.
ResponderExcluirA Prefeitura de Porto Alegre terá que injetar, até dezembro de 2016, a bagatela de R$ 55 MILHÕES, para pagar o deficit da empresa. Bem, dizem uns, a CARRIS é gaúcha. É verdade, a CARRIS é gaúcha e a PETROBRAS é brasileira. E temos outras mais 120 Empresas Estatais, a maioria deficitárias. Mantida a situação atual, em breve seremos orgulhosos nacionalistas falidos !!! O caminho, amigos, é a PRIVATIZACAO , com controle estatal . É o recado das urnas !!!
ResponderExcluirQUEM NÃO PODE ANDAR DE MERCEDES ANDA DE FUCA!
ResponderExcluirO PT PARA FATURAR PIXULECOS,PROPINAS ETC EQUIPOU A FROTA COM AR CONDICIONADO E MIL FRESCURAS PARA ENCARECER AS PASSAGENS, E A CUMPANHEIRADA FATURAR.
ACONTECE QUE AS MORDOMIAS (ACHO O AR UMA PORCARIA ,INSALUBRE,POR FAZER O PASSAGEIRO TOMAR CHOQUES TÉRMICOS E GRIPAR)CUSTAM E ALTERAM O CUSTO DAS PASSAGENS.
NÃO PERGUNTARAM SE O POVO QUERIA, APENAS FIZERAM PARA IRIAM FATURAR MAIS, E CRAVARAM NO RABO DO POVO.O PT DITATORIAL CAUSOU ESTRAGOS ENORMES NA SOCIEDADE E O TRANSPORTE PUBLICO CARÍSSIMO E INJUSTO FOI METIDO A FORÇA NO RABO DA POPULAÇÃO QUE SÓ ACORA SE ACORDOU.
FAÇAM DENUNCIAS DAS BOQUINHAS ETC... OS MOTORISTAS E COBRADORES SABEM DE TUDO, DAS PLANILHAS MISTERIOSAS...DENUNCIEM E OS PROPINEIROS VÃO CAIR FORA.