Opinião do editor - Os ricos empresários também têm direito de escolha

O editor lê com atenção todas as opiniões de leitores postadas ao pé de cada notícia deste blog. É por isto que percebeu muita incompreensão em relação à análises que faz diariamente sobre as origens das doações eleitorais feitas para os candidatos Marchezan Júnior e Sebastião Melo, nas quais destaca o caráter inédito das contribuições de ricos empresários ao tucano. O que há de inédito ? Ora, os ricos empresários sempre permaneceram ocultos por trás das doações feitas por suas empresas e sempre distribuíram verbas entre candidatos de vários Partidos. Em eleições anteriores, grupos como Gerdau e Taurus, apenas para exemplificar, doaram equivocadamente (ou interesseiramente, como quiserem) para candidatos do PMDB, PP, PMDB, PT e até PCdoB e Psol. A nova legislação eleitoral, ao acabar com as doações dos CNPJs, tornou tudo muito mais transparente, mas não foi apenas ela que permitiu que os ricos exponham seus nomes na lista dos candidatos com os quais mais identificam-se ideológica e pessoalmente, o que é altamente democrático e salutar. A onda azul que oxigena esta parte do continente, inclusive o Brasil, tornou até isto possível. O editor sempre defendeu que as elites mostrassem a sua cara e a sua preferência ideológica e pessoal, porque isto ajuda a decantar as demandas pelos interesses de todos diante do que cada um espera do setor público - e até melhora tudo. A busca pela riqueza só não é perseguida por idealistas equivocados e pela grande maioria que não demonstra conhecimento, esforço e talento para ir adiante.

16 comentários:

  1. Caro Políbo, bom, salutar e esclarecedor artigo. Parabéns.

    Agora compreendido.

    ResponderExcluir
  2. Ser rico não é crime. Depois de anos esquerdizando a mente brasileira, parece q acontece um despertar. Ai do empresário que não luta pelos seus interesses. Já chega a carga tributária estrebuchante a que são expostos.
    A não ser Lula, que quer ser, e é rico, e tenta esconder isto das pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Também é necessário produzir riqueza para si e não se apropriar da riqueza de outrem, como quer fazer o governo Temer apropriando-se da aposentadoria do servidor público.
    A propósito, responda-me, se não há direito adquirido a regime jurídico, motivo pelo qual o governo quer igualar o pagamento das aposentadorias do regime geral e do regime próprio, por que não haveria de haver no que tange às contribuições vertidas para o sistema previdenciário?
    Quero dizer: se a partir de agora tudo será igual, então o servidor publico doravante estará dispensado de contribuir para o regime previdenciário, pois o que ele já contribuiu supera em muito a contribuição do segurado do regime geral.
    Vocês querem fazer os cálculos?
    Sendo assim, onde está a sustentabilidade do prometido regime geral de previdência social?

    ResponderExcluir
  4. A reação dos leitores deve-se ao fato de o editor fazer postagens com chamamento e comentários tendenciosos. Como "os ricos empresários"... etc... Poderia ser apenas "os empresários". Esse é apenas um exemplo, mas já percebi em outras e várias postagens... #ProntoFalei

    ResponderExcluir
  5. A doação voluntaria virtuosa e inocente é aquela que não espera receber nada em troca, e esta inocência remete na doação dos pequenos doadores, tal qual a oferta da viúva pobre, sem interesses, quero estar enganado, mas para mim, para a doação dos endinheirados vale a máxima; É dando que se recebe, e pior, fazem cortesia com chapéu alheio, o suado dinheiro do contribuinte, reitero, quero muito estar enganado.

    ResponderExcluir
  6. Boa Políbio, é assim que se fala...!!!

    ResponderExcluir
  7. Prezado,

    Concordo que a mudança trouxe melhorias e deixa com mais transparência a origem das doações eleitorais. Mas de fato somente deixa claro o que sempre, de certa forma, desconfiávamos. Os grandes fazem doação na expectativa de retorno financeiro de alguma forma, por meios legais, talvez uma modificação na legislação, existem inúmeras formas de transforma este apoio em retorno. Vejo os grandes empresários como apostadores em um jóquei, podem distribuir suas apostas em vários cavalos ao mesmo tempo. Com a nova legislação somente podemos identificar isto, e dai?

    ResponderExcluir
  8. TOTALMENTE CONCORDO! AGORA SERÁ MENOS GRANA DISPERDIÇADA EM POLÍTICOS SUJOS, POPULUSTAS OU COMUNOFASCISTAS. A RAZÃO E O BOLSO IRÃO PREDOMINAR!

    ResponderExcluir
  9. Há Controvérsia. É o único pecado que Cristo não perdoava. O Papa Francisco garante que até a homossexualidade ele perdoava, mas isto ele jamais disse. Já contra os com posses ele foi sempre enfático.Mc 25 É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus”.

    ResponderExcluir
  10. Veeeelho mecanismo do bate e assopra. Há semanas tens te posicionado (o que nao ha problema, és cidadão), e tens sido duramente criticado.
    Como o leitor acima, acho nitida a maneira tendenciosa com que te colocas contra Marchezan. Novamente, teu direito e receba as criticas.
    Mas o maior indicio da "esquerdada" não e nem fazer campanha pra um dilmista anti impeachment inepto e vulgar, mas sim passar semanas falanndo uma coisa e apos ser confrontado com duras críticas dizer "nao era isso qje eu queria dizer."

    ResponderExcluir
  11. Façanha, o advogado do povo12 de outubro de 2016 às 16:13

    Rico bom é o que nos subvenciona, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  12. muitos destes "ricos empresarios" listados, ja foram bajulados porbti e certamente por interesses pessoais

    ResponderExcluir
  13. Agora achar que ricos pagam muitos tributos no Brasil, como alguém comentou um aí em cima, não está correto. Ricos pagam é muito pouco. Quem paga tributo no Brasil é pobre e classe média empregada, devido aos impostos indiretos do Brasil. Só para exemplificar, rico sócio de empresa, não paga nenhum centavo em imposto de renda pessoa física. Há ainda inúmeras regalias que são permitidas pelo imposto de renda pessoa jurídica, como a compensação de prejuízos de anos anteriores, há um verdadeiro amor dos governos pelos ricos no Brasil. Agora que reclamam muito, isso com certeza.

    ResponderExcluir
  14. Carlos Edison Domingues12 de outubro de 2016 às 17:37

    POLIBIO. Muito pior foi quando eu contribuia, para os petralhas, pagando o preço do oleo do ônibus que me transporta e da gasolina no meu corcel 80 Estes canalhas nunca me enganaram, mas me roubaram. Carlos Edison Domingues

    ResponderExcluir
  15. Os mesmos ricos que apoiam Marchezan tambem apoiam Melo. Eu se fosse rico com certeza participaria ativamente da democracia, ter lado e dinheiro que não foi roubado faz parte da vida.

    ResponderExcluir
  16. Agora que o Melo recebeu 100 mil de um Gerdau e 50 mil dos Melnick tu me vem com essa?

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/