Reforma Política deve incluir criação de federação partidária

A PEC da Reforma Política está em fase de discussão no plenário do Senado, que deve receber outras sugestões. A mais popular entre os senadores é a proposta de federação partidária, instrumento que deve ajudar a manter partidos em funcionamento mesmo com a cláusula de barreira.

O objetivo inicial da PEC era justamente diminuir o número de partidos políticos com representação no Congresso Nacional, que hoje chega a 35, por meio de uma cláusula de desempenho eleitoral. A proposta preocupa partidos menores, principalmente legendas ideológicas como PCdoB, PSOL e Rede, que seriam fechadas por não alcançarem o porcentual mínimo de votos estabelecido no projeto.

Com a federação partidária, entretanto, as legendas vão poder se reunir sob um mesmo comando para alcançar a cláusula de barreira. A proposta, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), permite que dois ou mais partidos formem uma federação que poderá atuar como se fosse uma agremiação única. Algo como uma fusão temporária de partidos.

11 comentários:

  1. A reforma politica tem que exigir exames para detectar usuários de drogas que querem se infiltrar no mundo da politica.Os candidatos devem passa por exames antidoping.Estamos cheios de narcoparlamentares.

    ResponderExcluir
  2. Os candidatos devem ser submetidos a exames que identificam usuários de drogas.Brasilia está abarrotada de narco parlamentares.

    ResponderExcluir
  3. Tres partidos politicos atenderiam toda a expectativa e necessidades da população, um com a função de um beque central, um armador e um centroavante; mas o famigerado fundo partidario nao deixa, não é?

    ResponderExcluir
  4. A VERDADEIRA REFORMA, com paz estes safados nunca aceitarão, é com O VOTO DISTRITAL.



    ResponderExcluir
  5. Essa é a forma de desgoverno, jeitinho, remendos,provisório, garibada. É por essas e outras que estamos nessa draga danada, os interesses individuais estão acima dos interesses da Nação. Brasil, País de Tolos?

    ResponderExcluir
  6. É inacreditavel que alguns se incomodem mais com usuários de drogas na política do que com ladrões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem drogaditos nem ladrões na política!

      Excluir
  7. Constituinte com Sharia...kkkkkkkkkkkk...mais 20 anos para voces...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Reforma partidária?
    Isto que está sendo postado é coisa de político bobo ou bocó.

    ResponderExcluir
  9. Reforma política e constitucional só funciona com deliberação exclusiva.
    Como pode que os maiores interessados na legislação discutam e aprovem a matéria?

    ResponderExcluir
  10. O anonimo das 18:50 não concorda que os candidatos devem passar por exames antidoping.Acredita que devemos nos preocupar só com os ladrões.
    Caro amigo todo usuário de drogas é um ladrão potencial,inclusive e principalmente o politico.
    Se voce sai na defesa dos drogados,só posso concluir que:ou voce é candidato ou é um drogado.Ou os dois.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/