OAB culpa Sartori pelos espancamentos em delegacias de polícia do RS

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, emitiu nota em que responsabiliza o governador José Ivo Sartori pelo espancamento de um preso dentro da carceragem do Palácio da Polícia, na madrugada desta quinta-feira, em Porto Alegre. Breier qualificou como “omissas” as políticas de segurança de Sartori. 

Um grupo de bandidos presos realizou o espancamento em protesto contra a superlotação do local.

A OAB gaúcha vem denunciando há bastante tempo os riscos pela manutenção de pessoas detidas nas carceragens das delegacias de Polícia. Cinco ofícios cobrando providências foram encaminhados para o então secretário de Segurança, Wantuir Jacini, e para o governador do Estado entre os meses de janeiro a julho.

“É um evidente flagrante da violação dos direitos humanos", disse a OAB. 

- Isso é uma irresponsabilidade. Há anos o Rio Grande do Sul não tinha essa situação de detidos nas delegacias. 

28 comentários:

  1. Sugestão: cada membro da OAB acolhe um detento em casa, tá resolvido o problema !

    ResponderExcluir
  2. Advogado de bandido (Setor Privado) e de Político (bandido do Setor Público) é o seguinte:

    1. CÚMPLICE DO BANDIDO: Quando o cara quer fazer marakutaia, a primeira coisa que diz é: “Péraí que vou chamar ‘meu’ adcvogado.”

    2. RECEPTADOR DE DINHEIRO DO CRIME: É claro que o bandido não vai trabalhar honestamente algum tempo para fazer dinheiro honesto só para pagar o advogado. Portanto advogado está recebendo dinheiro do crime.

    3. LAVAGEM DE DINHEIRO: O dinheiro do crime recebido é lavado quando ele declara que “recebeu honorários advocatícios” (como se houvesse algo honorável nisso).

    4. USO FRAUDULENTO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL: Aplica a competência e direito de exercício profissional a serviço da delinquência.

    5. OBSTRUÇÃO DA JUSTIÇA: É claro que o que ele combina com o bandido no início é para dificultar para a justiça por a mão no bandido, isto é: o “cliente”.

    6. CORRUPÇÃO: É claro que ele vai oferecer propina para o oficial de justiça, para o funcionário da vara de justiça para atrasar o processo, e mesmo para o juíz.

    7. CHICANEIRO: Atualmente, o advogado de um sujeito sabidamente condenável, faz tudo para atrasar a lavratura da pena, e tudo para que a pena tenha sustentação discutível em segunda instância ou outra, de modo a obstar a punição e o ressarcimento da vítima.

    8. DESLEAL COM AS VÍTIMAS: Quando a parte bandida perde a causa, o advogado do bandido procura o advogado da outra parte para recorrer em instância superior e “rachar” os honorários de ambas as partes.

    9. INTERMEDIÁRIO ATRAVESSADOR: A “obrigatoriedade” de ter advogado – um para cada parte separadamente, introduz dois atores espúrios estranhos ao processo. Sim, se considerarmos que “o cidadão tem obrigação de conhecer a lei”, não deveria ser necessário, e muito menos obrigatório, o advogado. Essa imposição é o mesmo que o Judiciário estar exigindo um despachante de judiciário – um atravessador – no seu contato com o cidadão o qual, tendo pago seus impostos e, portanto, o salário dos funcionários e juízes, é instado a se entregar à extorsão de profissionais os quais, conceitualmente, são “para ser chamados” (ad vocatus). Com isso o Judiciário é cúmplice de um ato de extorsão e abuso de autoridade da função. Rigorosamente, o advogado deveria ser opcional e assessorar a parte, mas se mantendo à margem das relações da Parte com o Juíz.

    ResponderExcluir
  3. OAB, cúmplice dos bandidos. Protegem seus "clientes" com leis que apenas lesam o cidadão de bem. OAB é tão lixo quanto o PCC, CV e outros. Vejam a masturbaç@o jurídica que virou o impeachment da anta...... coisa de advogado. Advogados e OAB são o câncer do Brasil. Lavam e esquentam dinheiro do narcotráfico e demais crimes por meio de "honorários" advocatícios.

    Sub-raça de bandidos.

    ResponderExcluir

  4. O silêncio do Ministério Público do RS nesse caso é assustador.

    E, o juiz da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, também não se manifesta.

    ResponderExcluir
  5. Pensem porque existem tantos crimes e tanta impunidade no Brasil a resposta é só uma OAB.

    BANDIDO TEM QUE SER ESPANCADO SIM, POIS ESPANCAM E MATAM SUAS VÍTIMAS.

    PENA DE MORTE JÁ PARA OS BANDIDOS E OS ADVOGADOS DELES.

    ResponderExcluir
  6. DA-LHE SARTORI, PANCADA NESSES VAGABUNDOS!!!! BANDIDO ARMADO DE FUZIL TEM QUE APANHAR MESMO, MATAM POLICIAIS E CIVIS SEM DÓ NEM PIEDADE, ESSE ADVOGADO DA OAB DEVERIA CALAR A BOCA.

    ResponderExcluir

  7. Na revista VEJA está estampada a derrocada da segurança pública no RS.

    Enquanto isso, o governo fica fazendo reuniões burocráticas de gabinete.

    ResponderExcluir
  8. Papel aceita qualquer coisa... e tem um destino certo... lixo!!!
    Nada se resolve com "ordens judiciais", "ofícios" e por aí vai...
    Direitos desumanos são uma constante no Brasil... a causa todos sabem... agora, os culpados são sempre os que tentam fazer alguma coisa concreta!!!
    Quando é que a OAB e outras instituições de peso vão reconhecer que vivemos uma guerra civil declarada pela bandidagem e exigir dos poderes constituídos a ação com medidas de guerra efetivas!!!
    Parem de brincar de achar culpados!!!
    Tudo hoje não é causa... é consequência!!!
    Marcola já previu nosso Inferno de Dante em 2005... acordem!!!

    ResponderExcluir
  9. Era só espancarem os detentos agressores, que a situação se resolvia. Zerava tudo! Quem está em cana não tem direito!

    ResponderExcluir
  10. Até certo ponto lulla está certo > estudar faz mal pró cérebro.

    ResponderExcluir
  11. Querem hotel 5 estrelas para os seus clientes ?

    ResponderExcluir
  12. Quem vai começar a defender os direitos humanos dos brasileiros de bem? O presidente da OAB gaúcha tão preocupado com os direitos humanos de criminosos dá efetiva assistência financeira e moral ás vítimas dos criminosos que a OAB tão bravamente defende?

    ResponderExcluir
  13. A OAB-PT É UM PUXADINHO DOS CUBANOS.
    A OAB-PT SÓ DEFENDE BANDIDO, TERRORISTA E TRAFICANTES.

    ResponderExcluir
  14. Poderíamos mudar a lei e estender a pena ao advogado da parte. Acho que algo mudaria...

    ResponderExcluir
  15. Realmente, a profissão de ADVOGADO está na lama.

    ResponderExcluir
  16. E o Tarso não leva nada por isso? Pelo que sei ele demoliu parte do presídio central, sem nada fazer para a devida substituição de vagas...

    ResponderExcluir
  17. MPE não existe!
    As estatais como a Ceee estão à mercê de uma corja de mau intencionados, ninguém investiga nada!

    ResponderExcluir
  18. Querem o quê?
    Se não conseguem tirar um preso do presídio central que tem uma audiência porque os presos, eu falei, à facção que manda no presídio não deixou o preso sair para uma audiência com o juiz ?!?
    E ninguém reage ou reagiu, é porque está tudo dominado!
    Tudo e todos dominados pela facção!!
    Não existe lei no RS!
    É uma calamidade pública!

    ResponderExcluir
  19. estes adeeevogados como diz o luladrao que leve os coitados dos bandidos pra casa entao, me ajuda aí, oab do rio grande do sul defendendo vida de ladroes é, me ajuda ai, cade o direito da populaçao q é fuzilada na rua me ajuda aí

    ResponderExcluir
  20. Ao anônimo das 8,58Hs meus parabéns em homenagem ao conhecimento demonstrado,
    com o desmascaramento dessa gentalha de baixíssimo nível.
    Até agora por covardia,a OAB não se manifestou sobre o fatiamento da constituição praticada por Lewandowski et.caterva.

    ResponderExcluir
  21. Anonimo das 14:14 a não cassação dos direitos politicos da Dilma, como ou sem fatiamento, dependia dos votos dos Senadores, cobre deles.

    Lembrando que o fatiamento tem o "precedente" do julgamento do Collor que também foi fatiado e não houve toda essa fiasqueira na midia marrom glace porque os Senadores confirmaram no "voto" a cassação dos direitos Politicos.

    Se alguém não lembra antes da votação no senado pelo impedimento do Collor, ele "renunciou" e, como renunciou, coube ao senador abdicar do impedimento e votar apenas pela "cassação dos direitos politicos". Não gostaram da decisão do Senado e do Ministro Lewandowski, entrem com Recurso no STF.

    E não adianta desviar do assunto, se o Comandante em Chefe da Brigada e da Policia civil e da Susepe, que é o Governador do Estado, tivesse feito minimamente sua parte contratando pessoal para a segurança pública e terminado pelo menos o "presidio de canoas", para não dizer mandado fazer mais presídios, certamente a Segurança estaria num patamar satisfatório, já que qualquer cidadão minimamente esclarecido sabe que é impossivel acabar com toda a criminalidade, basta controla-a em níveis adequados, essa é a função do governante.

    ResponderExcluir
  22. “É um evidente flagrante da violação dos direitos humanos", disse a OAB.
    Eu digo a OAB; vão cachimbar formigas e levem os presos para casa ou para a sede da OAB. Outra entidade aparelhada pelo PT, quando era o Tarso se calaram. Vocês tem culpa pelo que temos hoje na segurança.

    Joel

    ResponderExcluir
  23. A função da OAB é defender direitos humanos de bandidos? Melhor um bandido empilhado numa cela do que matando na rua. Todo cidadão tem o direito a não ficar confinado numa cela, basta ser honesto.

    A OAB sabe criticar, que indique então a solução. Chega de demagogia.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo 08:58, pintaste o quadro como ninguém.

    ResponderExcluir
  25. Acho que deveria ser feito como o Fugimori fez no Peru, coloque os lideres e brigões separados e incomunicáveis, em cadeias de segurança máxima, sem direito a visitas de familiares ou advogados.Se o camarada não consegue viver nem em cadeia com outros presos, deve sofrer as consequencias de seus atos.Quanto a OAB, merece uma pesquisa de como anda a credibilidade da instituição.

    ResponderExcluir
  26. O anônimo das 15:29 hs no caso do Color, o julgamento foi em prazo N vezes menor que o da Dilma, e também ficou 8 anos com perda dos direitos politicos, a dilma perto do collor foi infinitamente mais beneficiada e a dilma/lula/pt foi muita mais prejudicial para o país. O tempo ainda mostrará por muitos os efeitos nefastos dos desgovernos lula/dilma/pt.

    ResponderExcluir


  27. Quando o Breier absolveu em São Leopoldo um cachaceiro de caminhão que matou uma criança na calçada não teve problema nenhum. Daí tudo estava no seu lugar.

    Mas pra levantar o dedinho PROS OUTROS agora fica fácil , né OAB??

    Levem esses amrginais pra casa e cuidem bem deles...

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/