Projeto de teto para gasto do governo federal enfrenta resistência na Câmara e no Senado

Meirelles, ao lado, enfrenta problemas para fazer ajustes fiscais.


A proposta do governo que limita o crescimento do gasto federal à inflação por até 20 anos, que ainda está na Câmara dos Deputados, já enfrenta resistência de senadores da oposição e também da base aliada do presidente interino Michel Temer (PMDB). Dos 11 senadores que falaram sobre o tema, ontem, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), apenas dois não levantaram restrições à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 241, José Aníbal (PSDB-SP) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Nenhum senador do PMDB, partido de Temer, falou durante o debate.

O secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto de Almeida, afirmou que a aprovação da PEC vai obrigar o governo a reavaliar gastos e benefícios fiscais.

O governo projetava um crescimento de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano que vem e vai rever o número para até 1,6%, segundo o secretário. A média do mercado é um crescimento de 1,1%, mas muitos bancos grandes e analistas independentes têm estimativas na faixa de 1,5% e 2%.A se confirmar o processo de impeachment, e se aprovar a PEC do gasto, teremos um ano de muito otimismo no Brasil. 

A  despesa no Brasil é elevada. No ano passado, o gasto público do País foi de 43% do PIB, quando a média dos emergentes é de 31,5% do PIB. 

5 comentários:

  1. TIRAR DILMA EO PT DO PODER, ESTÁ SENDO COMO TIRAR SADDAM NO IRAQUE OU KADAFFI NA LÍBIA!!!!!

    O Presidente da Argentina, Maurício Macri, ganhou as eleições com 51,5 % dos votos. Logo após sua eleição, passou a fazer uma série de medidas impopulares, dentre as quais, a de maior destaque, foi a demissão de milhares de CCs.
    MAcri montou uma operação pente fino para fazer uma devassa no governo de C. Kirschner.

    Por aqui, Temer não passou pelo crivo das urnas. Não participou de nenhum debate eleitoral para apresentar suas propostas.

    O objetivo era tirar Dilma e o PT do poder. O objetivo era chegar a poder.

    Com a saída de Dilma, Temer e seu grupo de apoio chegaram ao poder sem propostas ou sem um plano de governo.

    Até hoje ninguém sabe ao certo o que Temer pretende fazer em seu governo.

    Diminuir os Ministérios e cortar os CCs? Não conseguiu e teve que recuar.
    Reformar o estado mexendo na Legislação trabalhista e previdenciária. Nem mesmo o seu partido quer saber disso. O Congresso Nacional acompanha o PMDB.

    Temer é refém dos interesses dos inúmeros partidos políticos que sustentam seu governo.

    É um governo sem direção, sem rumo, sem metas e nem objetivos políticos e econômicos claros!






    ResponderExcluir
  2. Afastar a roubalheira já foi um grande feito !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido que você acredite na tolice que diz.

      Excluir
  3. Esses "ministros" da fazendo dos anos 90, 2000 e 2010 já deveriam estar todos na cadeia. Afundaram o Brasil por 30 anos e ainda são promovidos e mantidos nos cargos. A China nos anos 90 tinha um PIB igual ao do Brasil. De lá para cá tem crescimento de 7% ao ano em média. Nem era uma das 10 maiores economias do mundo e hoje já é a segunda, bateu o Japão. Vai pegar os rankings internacionais de economia, competitividade, IDH, educação, segurança e etc. O Brasil é sempre lá atrás. Só em PIB que fica em Top 10, mas por que é o quinto maior país do mundo em território e população e isso influencia muito. Logo deveria ser sempre Top 5. Liberdade Econômica o Brasil fica entre 80 e 100 no mundo. Em IDH fica em 84º. Em Educação fica lá para 84º também. Isso é índice vergonhoso para uma economia Top 10 do mundo. Acho que é a única grande economia com índices competitivos tão baixos. Até a China com IDH baixo não é tão ruim já que em educação fica lá em cima.

    É como um jornalista na internet comentou. Não se mede economia pelo PIB, mas pelo renda per capta, pelo índice em educação, IDH e outros índices mais reais na vida do cidadão comum. O povo nunca vai ver um PIB na vida, mas uma RENDA no final do mês todo mundo consegue ver.

    Na Islândia depois do rombo fiscal de 2008 e 2009 o povo cansou, invadiu o prédio do governo e expulsou todo mundo. A Interpol fez uma investigação e vários banqueiros e membros do ESTADO foram presos por corrupção e etc. Todos milionários lucrando com a crise e manipulando o dinheiro do povo a seu favor. Povo cansou e mandou todo mundo para a cadeia. Quando fizerem o mesmo na América Latina, rapidinho os índices dos países melhoram.

    E por aqui vai ser bem pior que na Islândia. Já pensou uma auditoria no Brasil, Argentina, Venezuela, Colômbia, México e etc? Vão ter que chamar o mundo todo para cumprir tanto mandato de prisão de tanto mafiosos que ficam bilionários e milionários as custas do povo.

    ResponderExcluir
  4. Alguém por aí vê no noticiário falar em crise no CHILE?

    Chile é a SÉTIMA economia MAIS LIVRE DO MUNDO e 44º em IDH, melhor índice de desenvolvimento humano da América Latina. E o Chile tem feito parcerias com potências como USA, Europa, Ásia e outras mais como a Aliança do Pacífico. Chile hoje é o país mais estável da América do Sul e da América Latina.

    Agora vai ver os demais, afundando com as máfias esquerdistas que tomam o poder, cometem todos os erros do mundo e ainda se acham uns gênios afundando e isolando seus países e deixando seu povo cada vez pior. Não é a toa que o número de imigrantes de origem latina aumentou muito, só perdem para os de origem árabe. Boa parte do povo da Venezuela já fugiu para os USA e Canadá cansados de tantos absurdos. Viram que nunca vai dar certo aquilo, desistem e vão embora para países minimamente sérios.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/