Inflação do IGP-DI da FGV emplaca deflação em julho

Não só não houve inflação em julho, como a FGV até apurou deflação, portanto queda de preços dos produtos e serviços que integram seu índice. 


O IGP-DI apresentou deflação de 0,39% em julho, conforme divulgado há pouco pela FGV. O resultado ficou abaixo da nossa projeção e da mediana do mercado, de -0,15% e -0,18%, respectivamente e foi bastante inferior à alta de 1,63% observada no mês anterior. A deflação refletiu a queda de 2,01% do IPA agropecuário, que devolveu parte da elevação de 5,58% verificada em junho. No mesmo sentido, o IPA industrial passou de alta de 0,71% para queda de 0,30% no período. O INCC também registrou desaceleração importante, ao oscilar de 1,93% para 0,49%, diante da dissipação dos reajustes de mão de obra. Em contrapartida, o IPC acelerou de 0,26% em junho para 0,37% no mês passado, diante da maior expansão em seis de seus oito grupos. 

Os dados reforçam a expectativa de desaceleração da inflação no segundo semestre, com menor pressão advinda dos preços de alimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/