Das 8 medalhas do Brasil nesta Olimpíada, 7 são de atletas militares

Por enquanto, o único medalhista brasileiro não-militar dos Jogos Olímpicos Rio 2016 é Diego Hypolito. Todos os demais são das Forças Armadas.

Ao lado, banner que já circula nas redes sociais. Ao centro, a bandeira do RS.

Toda a polêmica vazia sobre atletas militares que prestam continência é tão estapafúrdia que pode servir de cortina de fumaça a um fato mais óbvio (sim, às vezes cria-se uma polêmica acessória para esconder o assunto principal). A pauta é outra: os atletas militares compõem a quase totalidade das medalhas conquistadas pelo Brasil na Rio 2016, ao menos por enquanto. Das oito, nada menos que SETE são de esportistas das Forças Armadas. Confiram a lista:

Ouro
Rafaela Silva – Judô – 3º Sargento da Marinha

Prata
Arthur Zanetti – Ginástica Artística – 3º Sargento da Aeronáutica
Felipe Wu – Tiro Esportivo – Sargento do Exército

Bronze
Arthur Nory – Ginástica Artística – 3º Sargento da Aeronáutica
Rafael Silva – Judô – 3º Sargento do Exército
Mayra Aguiar – Judô – 3º Sargento da Marinha
Poliana Okimoto – Maratona Aquática – 3° Sargento do Exército.

21 comentários:

  1. Se não fosse pelas Forças Armadas, essa OlimPIADA seria um vexame ainda maior!
    Considero o resultado de 8 medalhas pífio, medíocre, é o retrato da falta de comPeTência, seriedade e comprometimento de 13 anos de desgoverno do partido da traição.
    Elles são muito bons em propaganda enganosa, mentira, efeitos especiais, e, principalmente, pedaladas (fiscais, é claro).
    Essa escumalha acredita que tudo pode ser solucionado com alguns minutos de propaganda e matérias divulgadas nas redes sociais. Nunca saem da zona de conforto de seus palácios e ministérios para ver como é a realidade aqui, do lado de fora.
    FORA PETRALHADA!

    ResponderExcluir
  2. Disciplina e persistência são atributos militares, os civis brasileiros dificilmente têm essas qualidades.A esquerda escarlate acha que tudo deve cair do céu.Eu ensinava meus filhos que do céu só cai, água da chuva e cocô de urubu.As coisas devem ser conquistadas com muito trabalho e instrução, para ter instrução tem que ter disciplina e persistência. Aprendi esses valores com meus pais e repassei aos meus gilhos, garanto que é uma receita que dá certo.Quanto mais vc trabalha e estuda, mais sorte vc tem.

    ResponderExcluir
  3. Disciplina, respeito e amor à Pátria! Valores dos militares.

    ResponderExcluir
  4. Esta ai a comprovação que os militares vivem num mundo a parte de nós outros cidadãos e contribuintes. Acho isso uma vergonha e um descalabro. Quer dizer que a caserna virou fazedores de atletas? Que mundo maravilhoso. Alem da casta do judiciário, dos senadores e deputados temos agora a dos militares. Como bem afirmou um treinador; é fácil pegar um atleta pronto e adotar para competir. Gostaria de saber como e qual são os programas de formação de atletas militares e quanto custam? Eu que pago, ou nós que pagamos.

    Joel Robinson

    ResponderExcluir
  5. a coxinharada se lambe por uma farda de macho eheheh...só não sabem essas gazelas que esse projeto do governo federal começou em 2008 com o "atletas de alto rendimento"...é o q dá serem gazelas de uma farda e de brigadiano...dá nisso ficam cegas as moças...ehehehe

    ResponderExcluir
  6. Grande serviço das forças armadas! Com o Brasil com tantos quartéis, se o
    ingresso de uma minoria de jovens em cada local tiver como requisito a aptidão por um certo esporte, o sucesso estará garantido. Para facilitar, cada jovem alistado preencheria uma ficha informando em que esporte é expert e os dados,
    como por exemplo, em quantos segundos corre os 100 metros e assim em todos
    os demais esportes. Creio que para ter tantos medalhistas olimpicos militares o exército já vem fazendo isso, então é só ampliar. Além disso, os jovens
    atletas terão salários e galgando postos poderão ser os futuros instrutores
    de outros jovens. Com isso, o Brasil e a juventude só tem a ganhar.
    Parabéns, FORÇAS ARMADAS DO BRASIL-EXÉRCITO, MARINHA E AERONÁUTICA, sigam
    em frente!!!! Viva as FORÇAS ARMADAS EDUCADORAS!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. não ha gesto mais nobre de amor a patria do que prestar continência a bandeira do seu país...

    os esquerdistas que adoram aquela maldita bandeira vermelha que vao para o inferno...

    a nossa bandeira jamais sera vermelha...

    prestação de continência sempre!

    ResponderExcluir
  8. Stalin, kim chong, castro, chavez.. Todos militares e adorados pelos mentecaptos.

    ResponderExcluir
  9. polibio, o governo ofereceu aos atletas a oportunidade de contrato temporário no exército, incorporados como forma de apoio e preparação para a olimpíada. Na Praia Vermelha, no Rio, tem um núcleo esportivo da Marinha, reformado, concentraram a hospedagem dos atletas. Mas eles não são militares, é uma incorporação temporária ...

    ResponderExcluir
  10. Sao Sargentos Temporarios, com contratos renovaveis de ate oito anos. Nao sao militares profissionais. Parte de um programa das Forcas Armadas, de 2008, para incentivar o esporte !

    ResponderExcluir
  11. Técnico do sargento Zanetti critica Forças Armadas: "Só pega atleta pronto":

    Fábio Aleixo e Rodrigo Mattos - UOL

    Ao conquistar a medalha de prata, como outros atletas, o ginasta Arthur Zanetti prestou continência no pódio: ele é 3o sargento da Força Aérea. Mas seu técnico Marcos Goto deu alfinetadas nas Forças Armadas: acusou-os de investir só em atletas prontos sem cuidar da base do esporte.

    "Gostaria que os militares fizessem um trabalho de base, eu tiraria o chapéu para eles. Agora apoiar atleta de alto nível é muito fácil", atacou. "No dia que os militares formarem crianças, apoiar a iniciação, apoiar treinador, aí eu tiro o chapéu. Pegar o atleta pronto é muito fácil. Até eu", continuou.

    Goto ressaltou que não são os militares que treinam Zanetti, e sim ele. "Quem dá treino para meu atleta sou eu: não os militares", descreveu.

    De fato, o ginasta que foi prata nas argolas só se tornou membro da Força Aérea em julho de 2016, pouco antes da Olimpíada. Mas Zanetti, além da continência, fez questão de agradecer a Força Aérea após a medalha.

    "Sim, a gente o nosso clube e a prefeitura. Nem sempre é a certeza: sempre me ajudaram bastante, meus amigos, família, e Força Aérea", disse Zanetti. E explicou a continência: "É um modo de me expressar, dentro do meu país. Como faço parte da Força Aérea, é um momento de felicidade".

    OU SEJA, quais dos atletas foram formados dentro das Forças Armadas? Resposta: Nenhum. São todos militares temporários graças a um Decreto da Presidente Dilma para que tivessem um salário fixo, além do auxilio bolsa atleta, porque se dependessem de patrocinio da iniciativa privada iam morrer de fome.

    ResponderExcluir
  12. Posso até ser puxa saco, mas em qualquer olimpíada da história os Estados Unidos sempre estão entre os primeiros lugares. Em 31 edições na história os Estados Unidos foram 16 vezes primeiro no ranking em medalhas. E lá não tem ministério da educação, ou seja, não é nada concentrado nas mãos do ESTADO. Lá eles dão TOTAL autonomia aos atletas, principalmente nas universidades. Lá os atletas são descobertos, se formam e competem pelas universidades e tem uma altíssima competitividade entre todas as universidades do país. Por aqui, o que o ESTADO e o MERCADO PRIVADO fez pelo esporte no século XX e atualmente no XXI? Os atletas não tem base universitária forte, não tem apoio das próprias confederações, não tem patrocinadores fortes (só os já famosos e de esportes populares como futebol masculino). O César Cielo quando foi ouro em Pequim 2008 e ao voltar ao Brasil se recusou a reconhecer a confederação brasileira de natação. Disse que quem ganhou a medalha foi ele e a família dele que pagou do próprio bolso os treinamentos dele em uma universidade dos USA. Foi só ele voltar ao Brasil que em 2012 e 2016 piorou de rendimento por falta de infraestrutura. Esse Thiago Braz ouro no salto com vara só chegou lá por que foi treinar na Itália por que aqui não tem centro de referência com atletas de ponta internacional, só tem centros intermediários.

    Como é que os USA tem 300 milhões de habitantes e o Brasil tem 200 milhões, mas um consegue quase 100 medalhas e o outro tenta 20 e mal? Com 1/3 a mais de população consegue 5 vezes mais resultados? É muita eficiência dos USA comparado com o Brasil.

    Eu vou nem comparar com Jamaica, Cuba, Japão, Coréia do Sul e países menores que já seria humilhação. Austrália e Canadá nem se fala que tem uma população e uma economia bem menor.

    Brasil só deveria ficar atrás de potências como USA, China e Inglaterra. Já deveria estar no Top 10 há décadas e no Top 5 há anos.

    ResponderExcluir
  13. Todos os atletas medalhistas de ouro até agora são militares. Judô, salto com vara e no boxe.

    Sem os milicos bancando os atletas, eles nem estariam lá mesmo o evento sendo dentro de casa. Vergonhoso esse descaso com o ensino universitário nacional, tanto público quando privado, que só é lindo na propaganda da "pátria educadora".

    Até esse "bolsa atleta" que é uma vergonha, atleta mendigar bolsa do ESTADO. Deveriam estar todos sendo disputados por universidades recebendo bolsas de fundos privados como sempre foi nos USA.

    ResponderExcluir
  14. Sem querer ser do contra, mas o pais queimando numa guerra civil (55 mil mortos por ano), fronteiras porosas passando desde cocaina ate armas, bandos acuando a policia em estados no norte, bandidos roubando empresas de valores com altissimo poder de fogo e com bombas em SP e as forcas armadas se orgulhando de medalhas nas olimpiadas??? E com dinheiro de nossos impostos???

    ResponderExcluir
  15. "Jeitinho brasileiro"...
    Petrobras, CEF, BB, Correios e até as Forças Armadas têm que bancar o que o Governo não faz, "mas os políticos e parceiros passam as mãos e levam pra casa: din-din, tutú, money, $$$"...

    ResponderExcluir
  16. Políbio, acrescente na lista o nome do atleta Braz, ganhador da medalha de OURO, na modalidade "salto com vara".

    É mais um militar da Aeronáutica.

    Gaudêncio Sette Luas.

    ResponderExcluir
  17. São militares que ganham medalhas olímpicas no Brasil.
    Isto mostra ainda oportunidade centralizadora e não de iniciativa privada, como nos EUA, mas sim como Cuba, União Soviética-Russia, China ou na República Democrática Alemã-DDR.

    ResponderExcluir
  18. Vejam um exemplo de Manaus/Amazonas, num determinado bairro pobre havia uma escola infestada de traficantes, maus alunos etc...O Governo entregou a administração aos Militares, em pouco tempo a escola piloto virou exemplo para outras escolas, e só ver no You Tube e ou Google.Escolas Estaduais sob administracao militar. Roraima pegou o exemplo, acredito qye espalhará pelo Brasil.

    ResponderExcluir
  19. Bons tempos aqueles em que todo cidadão tinha passagem pelas forças armadas prestando serviço militar.
    Queiram ou não é uma escola de disciplina e cidadania.
    Faz muita falta todos jovens não terem a oportunidade de prestar o serviço militar.

    ResponderExcluir
  20. Todo país do mundo, não importa o regime na qual vivam, todos tem um respeito enorme por seus militares. Sejam em democracias, ditaduras, monarquias, liberais, comunistas, socialistas, fascistas, neutros e qualquer regime onde tenham formas militares o povo respeita.

    Só países medíocres falidos os seus ex-militares e militares são desrespeitados. Eu aprendi desde cedo a respeitar a instituição militar.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/